2023/04/21

Notícias do dia

Humane mostra o seu wearable AI que dispensa smartphones e óculos VR; Google Bard aprende a programar; WhatsApp com opção para gravar mensagens temporárias; Google Assistant remove confirmação vocal ao ligar dispositivos; e Microsoft Defender gera caos na protecção do Windows.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

iOS 17 com app de diário

No próximo iOS 17 a Apple vai incentivar os utilizadores a falarem mais sobre si, com uma app "journal" na qual os utilizadores poderão registar o seu dia, ao estilo de um diário.

Para quem não se sentir inspirado, a app poderá fazer sugestões, como escrever sobre os objectivos a curto prazo, dificuldades, ou o que se está agradecido; sendo algo que vários estudo referem que tem efeitos positivos na saúde mental, e até na saúde física, reduzindo o stress e ansiedade. Veremos se a Apple conseguirá resistir à tentação de atirar todos estes dados para uma AI, para criar um psicólogo virtual à medida de cada utilizador - com subscrição mensal, claro.


YouTube remove música AI e levanta questões de direitos de autor

Uma música original, cantada por vozes criadas via AI de Drake e The Weeknd, foi removida do YouTube por suposta violação de direitos de autor - mas fica a pergunta sobre que direitos de autor serão, uma vez que é uma música original sobre a qual não existem direitos de autor.

São situações que se irão tornar cada vez mais frequentes, e vai ser interessante ver a dualidade de critérios das empresas. É que, as empresas que criam estes sistemas AI não parecem muito preocupadas em usar todo o tipo de informação retirada da internet, sem qualquer preocupação com eventuais direitos de autor, mas depois querem mostrar uma face diferente, quando as suas ferramentas criam este tipo de conteúdos que gera polémica.


Twitter, os vistos azuis, e agências noticiosas

A novela dos vistos azuis no Twitter continua. Ao remover os vistos azuis anteriores, que agora passam a ser dados a quem paga, está a gerar-se a confusão esperada.

Há algumas vedetas que tinham dito que não iam pagar pelo novo visto azul, e que afinal mantiveram o visto com Elon Musk a dizer que estavam a pagar, mas que afinal se veio a descobrir que não pagam e está a ser oferecido pelo Twitter. Enquanto isso, há contas falsas com visto azul (pago) que se fazem passar pelas contas legítimas que perderam o visto azul anterior. E, parecendo querer afastar ainda mais anunciantes, quem quiser publicitar no Twitter tem que obrigatoriamente pagar pelo visto azul.

Por fim, depois de ver agências noticiosas a saírem do Twitter, Elon Musk recuou nas legendas aplicadas - faltando agora ver se isso será suficiente para as fazer regressar.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora o Model T costume ser mais referenciado, o primeiro carro produzido pela Ford foi o Model A de 1903. O Model T só viria a surgir em 1908.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)