2023/04/24

Notícias do dia

LigaT com internet 1 Gbps a €20 em Portugal; lançamento da Starship projecta detritos a quilómetros de distância; Netflix perde Forrest Gump; Twitter diz que celebridades mortas pagaram pelo visto azul; ataques de ransomware bateram recorde em Março; ataque GhostToken mantinha acesso invisível a contas Google; e ataque à 3CX foi feito usando um supply chain attack duplo.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Óculos Apple com nova ficha proprietária

Em potencial resposta à obrigação de usar USB-C nos iPhones, a Apple pode contra-atacar com nova ficha proprietária para os seus óculos VR.

Os aguardados óculos da Apple deverão ficar dependentes do uso de uma bateria à cintura, que tem sido descrita como sendo muito idêntica às baterias MagSafe magnéticas para os iPhone. No entanto, apesar da bateria em si contar com uma ficha USB-C para o carregamento, a sua ligação aos óculos deverá ser feita usando um cabo com uma nova ficha. Uma ficha que apesar de ser magnética parece necessitar de ser rodada manualmente para ficar "presa" aos óculos - o que me parece ir contra o propósito da parte magnética, que evitaria que um puxão acidental pudesse causar danos nos componentes.

Bem, o simples facto de se ter que andar com uma bateria à cintura já será um elemento que afastará alguns dos potenciais interessados, pelo que a questão da ficha será um detalhe menor. E, para a maioria das pessoas, o detalhe maior será mesmo o facto preço, que se antevê ser "exorbitante".


Netflix domina nos EUA

De acordo com os mais recentes dados, as pessoas nos EUA passam mais tempo a ver Netflix do que a Hulu, Disney+ e HBO Max combinadas, e ocupa 75% do top 10 mais visto semanalmente.

São dados que ajudam a compreender porque motivo a Netflix se sente confiante para expandir o seu plano de combate à partilha de passwords aos EUA este Verão - um combate que já foi aplicado no nosso país. Mas entre a saída de conteúdos e espera por novas séries e filmes, há também um sentimento crescente de cada vez mais pessoas que vão ficando com a sensação de que "não há nada para ver" (sem esquecer que, por cá, o catálogo da Netflix continua a ser mais limitado do que noutros países, por força dos direitos de exibição).


BD LAION com 5B de imagens é mantida por professor do secundário

Nesta era de AI, um elemento fulcral para a sua criação é a fase de treino com milhares de milhões de elementos. Elementos esses que muitas vezes estão envoltos em polémica, por poderem conter conteúdos obtidos sem permissão. Daí o interesse em projectos como este LAION (Large-scale Artificial Intelligence Open Network), que contém mais de 5 mil milhões de imagens, com acesso aberto, e que já foram usadas para treinar sistemas como o Stable Diffusion e o Imagen da Google.

A parte curiosa é que não se trata de um projecto liderado por empresas como a Google, Meta ou OpenAI, mas sim por um professor do secundário alemão, Christoph Schuhmann. Acompanhado por uma pequena equipa de voluntários, é mais um exemplo de como ainda hoje é possível ter grandes projectos que, na prática, são mantidos pelo "amor à camisola" de algumas pessoas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O primeiro aspirador motorizado foi criado em 1899. Usava um motor a gasolina e era puxado por cavalos numa carroça, fazendo serviço porta a porta. Só em 1908 surgiria o primeiro aspirador eléctrico prático, produzido por William Hoover depois de ter comprado a ideia ao inventor James Spangler.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)