UE quer baterias fáceis de substituir nos smartphones; Reddit em guerra aberta com moderadores que protestam; Intel retira "i" dos CPUs; Toyota prepara "caixa manual" falsa para carros eléctricos; e hackers usam contas falsas de investigadores de segurança para espalhar malware.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.
Stack Overflow remove género do seu inquérito anual
O Stack Overflow tentou escapar às polémicas das questões de género, removendo do seu inquérito anual a pergunta referente ao sexo dos utilizadores (masculino / feminino / etc.) mas sem grande sucesso.A remoção da pergunta também deu azo a críticas, acusando o site de fechar os olhos a um problema existente nesta área dos programadores de software - sendo que o inquérito do ano passado revelou que 92% dos inquiridos se identificavam como sendo do sexo masculino - e que assim nem sequer se obtêm dados que permitam analisar a evolução desta proporção ao longo dos anos.
Meta baixa idade de acesso aos Quest de 13 para 10 anos
A Meta quer tentar apanhar um público mais jovem para o seu universo VR e reduziu a idade legal de acesso aos seus óculos Quest de 13 para 10 anos.Ainda assim, as contas de crianças, que ficam sempre sujeitas a aprovação dos pais, continuam a ter tratamendo diferenciado, não lhes sendo apresentada publicidade direccionada nem outros conteúdos considerados impróprios.
Tendo em conta que os óculos VR Quest continuam com dificuldades em convencer os pais das crianças, parece-me um pouco prematuro estar a tentar expandir a sua utilização aos seus filhos. Mas, se há coisa com que Mark Zuckerberg não terá que se preocupar, é que este segmento (das crianças) não deverá estar a equacionar comprar os óculos Vision Pro da Apple de 3499 dólares.
Meta revela Voicebox AI para síntese de voz
Continuando a expandir os seus projectos na área da AI, a Meta revelou ter criado um modelo AI - Voicebox - capaz de converter texto para voz de forma mais realista e natural que os sistemas existentes.Tendo em conta que já existem sistemas de conversão de texto-para-voz espectaculares, fica-se com bastante curiosidade para ver as possibilidades desta AI. No entanto, e ao contrário do que é habitual, desta vez a Meta optou por não disponibilizar o modelo publicamente, dizendo que existe o perigo de ser abusado para criar desinformação ao replicar vozes existentes. No futuro espera poder disponibilizá-lo para coisas tão diversas como dar voz a assistentes AI, ajudar na síntese de voz de pessoas com cordas vocais danificadas, criar voz realista para personagens virtuais em jogos sem necessidade de gravação por actores, facilitar a edição de gravações áudio, etc.
Curtas do dia
- Meta suspende regras anti-desinformação Covid-19
- Vision Pro mostra limitações dos óculos VR da concorrência
- Jamal Khashoggi poderá ter sido seguido pelo spyware Pegasus antes de ser assassinado
- CEO do Reddit olha para gestão de Elon Musk no Twitter como exemplo a seguir
Resumo da madrugada
- Produtos da Semana
- Intel retira "i" dos CPUs
- Google vai encerrar Google Domains
- SSD externo Samsung T7 Shield 2TB a €161
- Windows 10 Pro a €13 nos saldos CdkeySales
- UE quer baterias fáceis de substituir nos smartphones
- PCI Express 7.0 promete velocidades de 512 GB/s para 2025
- Toyota prepara "caixa manual" falsa para carros eléctricos
- Reddit entra em guerra aberta com moderadores que protestam
- Hackers usam contas falsas de investigadores de segurança para espalhar malware
Curiosidade do dia: Apesar dos LEDs nos acompanharem há décadas, os primeiros LEDs de cor azul só surgiram na década de 90, com esse esforço a ser recompensado em 2014 com a atribuição do prémio Nobel da Física ao trio de cientistas que os criaram: Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura.
Aquele lixo do brasil não é português
ResponderEliminar