Sem qualquer surpresa, a NASA vem confirmar que o regresso de astronautas à Lua não deverá ser possível em 2025 como estava previsto.
Se há coisa em que as promessas feitas pela administração da NASA e Elon Musk têm em comum, é a de que raramente cumprem com as data previstas. A NASA tinha previsto o regresso à Lua em 2024, numa data ambiciosa que poucos acreditaram que seria realista ou concretizável. Isso veio a comprovar-se, com um reajuste da promessa para o final de 2025, e que agora volta a ser alvo de previsível reajuste.
A NASA diz ter receio que os problemas com a Starship da SpaceX deverão causar novo atraso na missão Artemis 3, que provavelmente irá derrapar para 2026.
A SpaceX fez o primeiro lançamento de uma Starship completa em Abril, mas o lançamento terminou na sua auto-destruição depois da nave Starship ter falhado em se separar do booster Super Heavy. Não seria o tipo de problema inesperado para um primeiro lançamento, mas a grande questão agora são os efeitos secundários provocados, com a potência do Super Heavy a destruir a plataforma de lançamento e a projectar destroços a quilómetros de distância.
Por agora ainda nem sequer há uma data prevista para o próximo voo de teste da Starship; e considerando que será necessário fazer vários voos de teste antes da NASA a considerar suficientemente segura para o lançamento de astronautas, todo o calendário para o regresso à Lua fica posto em causa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Desde o início que é extremamente irrealista, um regresso à Lua, com astronautas numa starship da SpaceX, em menos de 7 anos de desenvolvimento.
ResponderEliminarA própria NASA, tem o SLS em desenvolvimento há mais de dez anos, sem contemplar uma aterragem na lua. Esperar algo melhor em menos tempo não parece fazer sentido.