No iOS 17 e macOS Sonoma, os developers terão que justificar porque motivo necessitam aceder a certas APIs.
Com o objectivo de reduzir as possibilidades de fingerprinting, um método alternativo que visa criar um identificador único do smartphone para efeitos de tracking, a Apple vai aumentar o número de APIs que ficam classificadas como "Required Reason APIs".
Ao contrário das APIs de uso livre, estas APIs obrigam que os developers dêem uma explicação válida para justificar a sua utilização, com as apps a ficarem fora da App Store até que isso seja feito. A partir de 2024, as apps que acederem a estas APIs sem justificação ficarão automaticamente bloqueadas no processo de submissão.
Infelizmente, este tipo de medidas pode ter boa vontade mas o seu impacto prático deverá ser bastante reduzido. Isto porque será extremamente fácil para um developer malicioso arranjar justificações falsas - da mesma forma que pode mentir descaradamente quanto ao uso que faz dos dados dos utilizadores, ou enganar os utilizadores de modo a que dêem acesso a certas funcionalidades do smartphone (se precisar de aceder ao microfone, pode fazer-se passar por uma app de aplicar efeitos na voz; se precisar de aceder à câmara, faz-se passar por uma app de efeitos de imagem; etc.)
Há ainda que ter em conta que estamos na recta final da Apple ter controlo absoluto sobre o acesso das apps iOS, já que a UE vai exigir que sejam permitidas app stores alternativas e instalação directa de apps.
2023/07/28
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)