2023/07/06

Notícias do dia

Threads atinge 30M de utilizadores nas primeiras 24 horas; Honor 90 chega à Europa; Samsung prepara anel inteligente; OpenAI abre acesso geral ao GPT-4; Nothing Ear (2) com versão em preto e equalização avançada; TeamsPhisher explora vulnerabilidade no Teams para enviar malware.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB-C 6-em-1.

Twitter admite processar Threads

Mark Zuckerberg tem ainda mais motivos para estar satisfeito com o lançamento do Threads (ver notícia abaixo), já que além dos milhões de utilizadores conquistados no primeiro dia, também teve como bónus conseguir irritar Elon Musk.

Elon Musk tem optado por ignorar ou gozar com os serviços potencialmente concorrentes (como Mastodon e Bluesky) por não terem ainda conseguido roubar número significativo de utilizadores ao Twitter. Mas com o Threads está a adoptar uma postura bem diferente, dizendo que o Twitter poderá mesmo avançar com processo contra o Threads por ser uma cópia e, caricatamente, também acusa Zuckerberg de ter feito batota ao contratar ex-funcionários do Twitter, os mesmos milhares de funcionários que ele não teve qualquer problema em despedir sumariamente quando assumiu o controlo do Twitter.


Entretanto, a Meta já respondeu às acusações, dizendo que não há um único funcionário na equipa de engenheiros que criaram o Threads que tenha sido ex-funcionário do Twitter.


Threads já está recheado de celebridades

O Threads teve lançamento ultra-bem-sucedido, atingindo 30 milhões de utilizadores nas primeiras 24 horas, e os que se registaram no serviço descobriram que por lá já se encontram muitas celebridades, empresas e serviços, como: Gordon Ramsay, Jennifer Lopez, Mark Cuban, Shakira, Netflix, National Geographic, etc.

Aliás, refira-se que uma das críticas à falta de funcionalidades do serviço é que, de momento, nem sequer é possível ver-se apenas uma timeline das contas que se seguem, pelo que será inevitável ser confrontado com conteúdos de contas "sugeridas" (opção que a Meta terá tomado para que os utilizadores não ficassem desmotivados perante uma timeline em branco se não soubessem quem seguir).

Dito isto, muitas das contas mais populares do Instagram (como o Cristiano Ronaldo) ainda não apareceram no Threads, o que também poderá ser deliberado, pois nem todos os utilizadores do Instagram poderão estar interessados numa experiência estilo Twitter.


Google quer robots.txt para AI

A Google quer (como é habitual) ficar à frente das decisões que regem o comportamento do uso de dados públicos para efeitos de treino de modelos AI, e está a propor utilizar-se um sistema idêntico ao do robots.txt já existente.

O robots.txt é um ficheiro que os gestores dos sites podem utilizar para dar indicações aos motores de pesquisa sobre o que podem / devem usar para efeitos de indexação, e que páginas ou coisas deverão deixar de fora. É uma proposta lógica que as suas capacidades sejam expandidas para contemplar o uso por sistemas AI; mas como sempre, só porque um site "pede" que algo seja feito não significa que isso seja cumprido. E serviços como o Clearview AI, que tem acumulado todos os rostos que aparecem na internet, são exemplo disso.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Atari foi fundada em 1972 e tornou-se num nome indissociável das consolas e máqunas arcade durante a década de 70 e 80. O nome Atari é um termo usado no jogo Go que significa que se está quase a vencer - ao estilo do xeque-mate no xadrez.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)