2023/09/08

Notícias do dia

Google prepara reacções emoji no Gmail; Huawei Mate 60 Pro+ com telefonemas via satélite; Chrome com design Material You para o 15° aniversário; como recuperar de um código esquecido no iOS 17; e Rockstar está vender jogos crackados no Steam.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

EUA intrigados como Huawei criou o Kirin 9000S 5G

Os EUA estão muito intrigados para saber como a Huawei, apesar de todas as restrições aplicadas, conseguiu ainda assim produzir um misterioso novo chip, com capacidade 5G e com processo de fabrico de 7 nm.

As restrições que os EUA aplicaram à Huawei tiveram como efeito imediato impedir que a empresa, que já estava prestes a superar a Samsung, ocupasse a primeira posição na venda de smartphones. Não só isso foi feito, como também fez com que a Huawei caísse pela tabela abixo, ao estar impedida de aceder aos serviços da Google (como a Play Store), e aos chips das empresas ocidentais, foraçando a empresa a lançar smartphones 4G numa altura em que o 5G já se tinha tornado banal. Daí que, agora estejam a ser abertas diversas investigações para tentar determinar como a Huawei conseguiu, ainda assim, criar este seu novo chip - que se pensa ser o Kirin 9000S, mas sobre o qual a Huawei não tem revelado grandes detalhes; aliás, a Huawei nem sequer faz qualquer referência ao 5G, que apenas tem sido descoberto pelos utilizadores, que verificam que os novos Mate 60 atingem velocidades muito superiores ao 4G.


Apple lança actualização anti-spyware

Os utilizadores Apple têm novo lote de actualizações para iOS, iPadOS, watchOS e macOS, para lidar com duas vulnerabilidades zero-day que estariam a ser usadas em campanhas do spyware Pegasus do NSO Group.

O Pegasus é um dos mais conhecidos e mediáticos spywares, que ficou conhecido depois de ter sido apanhado em campanhas que espiavam jornalistas, activistas e políticos; e que tem tradição de tirar partido de vulnerabilidades desconhecidas nos iPhones. Numa das suas versões anteriores, tinha capacidade de infectar iPhones e assumir total controlo sobre eles com o envio de uma única mensagem, sem que a vítima tivesse sequer que a abrir.


X proíbe scraping e crawling

O X (ex-Twitter) mudou os seus termos de serviço, passando a proibir a recolha de dados do site (scraping e crawling) para todo e qualquer efeito, a não ser que tenham obtido consentimento expresso, por escrito, da empresa.

É uma medida cujo objectivo óbvio será impedir que as publicações no Twitter possam ser utilizadas para treinar modelos AI, mas que também acaba por impedir outros tipos de análise que poderiam ser feitas para fins de investigação. Mesmo perante a possibilidade de se obter consentimento escrito, tendo em conta o actual panorama do Twitter / X (com falta de pessoal, falta de pagamentos, processos de ex-funcionários), não parece que analisar candidaturas de acesso aos dados seja algo que esteja na sua lista de prioridades para os próximos tempos.

Por outro lado, só porque o X não o permite, não significa que haja entidades que continuem a recolher todos os dados publicamente visíveis, para todo e qualquer fim que lhes apeteça - da mesma forma que a Clearview AI tem recolhido todos os rostos na internet.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Nas disquetes de 3.5", era possível aumentar a sua capacidade de 720 KB para 1.44 MB fazendo-se um furo num dos cantos da disquete, que diferenciava as disquetes de baixa-densidade das de alta-densidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)