2023/10/10

Lexar lança cartão NM de 512 GB

A Lexar lançou o primeiro NM Card de 512 GB, que permite expandir a capacidade dos smartphones Huawei.

Lançado pela Huawei em 2018, os NM Card pretendiam ser o sucessor dos cartões microSD, aproveitando a tendência de redução do tamanho dos cartões SIM e permitindo poupar precioso volume nos smartphones. No entanto, apesar desses esforços, nenhum fabricante além da Huawei aderiu ao formato, não se deixando seduzir pelo seu tamanho mais pequeno - que era acompanhado por preços mais elevados. Ainda assim, a Lexar não se esquece dos fãs deste formato.

Fica agora disponível o primeiro cartão NM Card de 512 GB, duplicando a capacidade máxima que estava disponível até ao momento.
Como utiliza um interface eMMC 5.1 o cartão fica desde logo limitado a nível das velocidades que pode oferecer, proporcionando velocidades de 90 MB/s em leitura e 85 MB/s em escrita.

Embora a Lexar não tenha indicado preços, tendo em conta que o seu NM Card de 256 GB custa cerca de 90 euros, é de esperar que a versão de 512 GB vá para perto dos 200 euros - um valor que provavelmente será melhor empregue a fazer o upgrade do smartphone para um modelo com maior capacidade, dispensando o uso de cartões; com excepção para as situações em que especificamente se quiser dar uso a cartões de memória amovíveis (e ter cuidado especial para não os perder, tendo em conta o seu tamanho reduzido).

2 comentários:

  1. Para mim, ter um cartão amovível num smartphone é uma mais valia, assim como a bateria amovível. Não faz sentido comprar e deitar fora gigas de armazenamento precioso (que vem soldado internamente) só porque a bateria já não aguenta 1 dia inteiro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não acho, pois se comprares um cartão para um Huawei e o telefone avaria onde vais arranjar um com o mesmo tipo de cartão? Relativamente à bateria a que troquei no meu foi passados 2 anos, não achei inconveniente abrir o telefone para trocar

      Eliminar