Pornhub, XVideos e Stripchat com regras acrescidas da UE; Tesla está a trabalhar em carregador wireless para os carros; UE proíbe vendas do Porsche Macan; Porsche e Aston Martin preparam mostradores com CarPlay; e actualização do Windows 11 causa problemas no WiFi.
Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal 2023 com 31 dias de prendas.
Supremo Tribunal britânico confirma recusa de patentes criadas por AI
No Reino Unido, o Supremo Tribunal fechou às portas à possibilidade de registo de patente de invenções criadas por sistemas de inteligência artificial - por agora.Stephen Thaler queria patentear duas invenções criadas por um sistema AI e, tendo tido essa pretensão recusada pelo Intellectual Property Office britânico por não se tratarem de invenções criadas por um humano, avançou com o caso para o supremo tribunal. Só que também aqui a resposta foi a mesma, dizendo que sob a actual lei britânica para as patentes, o inventor tem que ser uma pessoa. Dito isto, o tribunal diz que esta decisão não aborda a questão das criações de sistemas AI deverem ou não poder ser patenteadas, sendo essa uma questão para a posteridade.
Sony vende 50M de PS5 em 3 anos
A Sony parece ter conseguido distanciar-se da Microsoft, vendendo 50 milhões de PS5 em 161 semanas, praticamente igualando as vendas da PS4 (que chegou aos 50 milhões em 160 semanas). Um número que se estima que neste ano de 2023 tenha superado em três vezes as vendas da rival Xbox.No entanto, a Microsoft / Xbox tem feito forte aposta na aquisição de estúdios, conquistando mais e mais títulos para adicionar ao seu programa Game Pass, e tendo já revelado a sua ambição de o fazer chegar a "todos os dispositivos" com ecrã. Não seria descabido que, entre esses dispositivos também pudessem estar as próprias PlayStations, significando que também ficaria a ganhar com a venda das consolas da Sony.
Colecção de imagens usadas para treinar AIs tem imagens de abuso de menores
Demonstrando a necessidade de haver transparência sobre os dados de treino dos modelos AI, descobriu-se que a colecção de imagens LAION-5B, que contém mais de 5 mil milhões de imagens e descrições retiradas da internet, e usadas para treinar modelos AI de geração de imagens, contém pelo menos 1008 imagens de abuso sexual de menores - detectadas até ao momento.Para além de se tratarem de imagens ilegais, isto faz levantar o receio de se poder tirar partido disto para criar modelos AI capazes de criar imagens realistas de abuso sexual geradas artificialmente. Para além de todas as questões legais daí derivadas, a proliferação de imagens falsas deste tipo iria também complicar imensamente a investigação das autoridades nesta área.
Curtas do dia
- Musk espera compensar perda de receitas no X com publicidade política
- ByteDance vai anunciar receitas de $110B este ano - superando a Tencent
- X continua a ser terreno fértil para desinformação sobre conflito Israel-Hamas
- Bilionários tecnológicos continuam a investir em startups de prolongamento da vida
Resumo da madrugada
- UE proíbe vendas do Porsche Macan
- Webcam Trust Teza 4K Ultra HD a €84
- LG mycup lava copos individualmente
- Ganha um Starter Kit ESP8266 Freenove
- Saldos Windows e Office de Natal na Godeal24
- Actualização do Windows 11 causa problemas no WiFi
- Porsche e Aston Martin preparam mostradores com CarPlay
- Pornhub, XVideos e Stripchat com regras acrescidas da UE
- Kirin 9000s da Huawei pouco evoluiu face ao 9000 com 3 anos
- Tesla está a trabalhar em carregador wireless para os carros
Curiosidade do dia: Embora se esteja a assistir a uma transição para os carros eléctricos, a sua história remonta à origem dos automóveis. O primeiro carro eléctrico comercial surgiu em Inglaterra em 1884(!), tendo sido criado por Thomas Parker, que também foi responsável por modernizar o metro londrino para comboios eléctricos. Infelizmente, a sua reduzida autonomia acabou por permitir a vitória dos carros a combustão; resta-nos imaginar em que ponto poderíamos estar, se há mais de um século atrás, se tivesse apostado logo nos veículos eléctricos.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)