2023/12/07

Propaganda russa usa celebridades para vídeos anti-Zelenski

A Microsoft identificou uma campanha de propaganda russa que usa o serviço Cameo para criar vídeos de celebridades que depois são usados para ridicularizar o presidente ucraniano Vladimir Zelenski.

O serviço Cameo permite escolher entre centenas de celebridades e solicitar que gravem uma mensagem personalizada (ou até façam uma video-chamada em directo). É um serviço bastante útil para quem deseja dar uma prenda especial a um fã de alguma dessas celebridades - como um vídeo de um actor ou actriz a dar os parabéns no seu aniversário - mas que, neste caso, está a ser abusado para fins bem menos divertidos.

A campanha tem consistido em pedir a celebridades que façam um vídeo para uma pessoa chamada "Vladimir", que supostamente está a lidar com problemas de abuso de drogas e álcool, sendo-lhes pedido uma mensagem de incentivo para que abandonem as drogas e procurem ajuda. Depois, esses vídeos são manipulados, acrescentando-se referências directas ao presidente ucrâniano, com efeitos cómicos, para criar vídeos que rapidamente são disseminados pelas redes de bots de propaganda russa.

Neste caso a técnica nem é demasiado avançada, já que se trata de pedir às celebridades reais para gravar um vídeo que depois é reenquadrado noutro contexto. Mas, não deverá demorar muito para que este tipo de coisa seja feito sem a sua participação, especialmente tendo em conta as ferramentas que têm surgido, e que até permitem criar vídeos realistas a partir de uma única foto de uma pessoa; ou o HeyGen, que também permitiria fazer isto com incrível facilidade - como demonstrado no vídeo que se segue pelo Paulo Laureano.



No vídeo podemos vê-lo a falar alemão, chinês e japonês - sendo que o pequeno detalhe é que se trata de um vídeo totalmente gerado por ferramentas AI.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)