Nos últimos tempos os developers foram surpreendidos com a remoção do suporte para as PWAs (Progressive Web Apps), as apps web instaladas através do browser que se comportam como apps quase nativas, ficando no home screen dos iPhones e tendo acesso a coisas como envio de notificações. Foi algo que a Apple demorou uma eternidade para suportar, e que agora, num piscar de olhos se prepara para remover com a "desculpa" de que isso se deve às exigências do Digital Markets Act.
Either there's a bug in the latest iOS 17.4 beta w/ EU DMA compliance or Apple is actually going to spite Brussels by cutting off its own iPhone users from PWA in the region. Even by Apple standards, the latter would be a new monopoly bullying low. We see. https://t.co/sumnLSX6Wi
— DHH (@dhh) February 9, 2024
Due to the complete silence from the Safari team on removing PWA support on iOS, we're left guessing.
— Maximiliano Firtman (@firt) February 14, 2024
I hypothesize that if they keep the same web app support they've had since 2008, they'll have to share it with other engines. These engines could add features that Apple doesn't… https://t.co/xQPbr9faog
De uma forma que só terá lógica para a Apple, a empresa de Tim Cook diz que, como o DMA obriga a Apple a permitir browsers realmente alternativos nos iPhones (até aqui todos os browsers eram obrigados a usar o WebKit do sistema), isso vem com toda uma nova série de preocupações de segurança, e a resposta da Apple para isso foi simplesmente remover o suporte para PWAs.
Isto vem efectivamente matar as PWA, já que, apesar do propósito de permitir browsers alternativos seja incentivar a concorrência e a inovação, a Apple muito dificilmente permitirá que browsers alternativos possam adicionar PWAs ao home screen - uma vez mais, dizendo que isso poderá ser um risco de segurança, por esses browsers "maus" permitirem a instalação de PWAs maliciosas.
Resta esperar que todas estas interpretações tendenciosas que a Apple tem feito do DMA atinjam um ponto em que seja dada uma interpretação bem clara por parte dos reguladores europeus de qual é o intuito do DMA, se calhar, recorrendo às multas que podem chegar a 10% ou 20% da facturação anual da empresa.
Actualização: A UE vai investigar a remoção das PWAs no iOS na Europa.
Actualização 2: A Apple recuou na remoção e diz que vai continuar a permitir web apps.
Isto é tão desnecessário... É certo que se levantam questões em relação às PWAs quando ao mesmo tempo se preparam para abrir o iOS a outros browsers "completos", mas esta parece ser a forma da Apple dizer: "estão a ver o que as vossas legislações fazem? Têm o efeito contrário".
ResponderEliminarClaro que isto é uma limitação em certa medida artificial, e comprrendo que a Apple se aterrorize com a ideia de vulnerabilidades encontradas em 3rd party browsers que exploram PWAs sem que eles possam diretamente lançar uma atualização de segurança para mitigar.
As três soluções possíves seriam:
- permitir em qualquer browser
- permitir apenas no Safari
- não permitir em nenhum
Escolher a última parece ser a forma mais preguiçosa mas judicialmente talvez menos problemática.
Na prática isto evita processos anti-trust porque deixa de haver questão de monopólio quando o segmento simplesmente não existe.
Não esquecer também que ainda não sabemos como vai ficar no fim, eu pessoalmente só recentemente experimentei PWAs e fiquei agradavelmente surpreendido. Não posso dizer que vou mudar de telemóvel já amanhã, mas o rácio custo-benefício do ecossistema só é favorável quando a componente dos custos não cresce indefinidamente, o que em certa medida está a acontecer.