2024/03/28

Notícias do dia

Xiaomi SU7 começa nos 28 mil euros e complica vida à Tesla na China; Xbox poderá ter lojas concorrentes; Google cede e vai correr Gemini Nano no Pixel 8; Volvo fabricou o seu último carro diesel; capa Dbrand Ghost Case anti-riscos só chega no Verão; e Tesla quer criar rede 5G privada para os seus carros e robots.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Eco de 128 GB.

Oregon proíbe bloqueio de componentes de reparação

Nos EUA, depois de décadas de abusos na limitação das reparações, a maré parece estar a mudar. O estado de Oregon aprovou uma das mais exigentes leis de direito à reparação, que não só exige que consumidores e reparadores independentes tenham acesso às ferramentas e componentes necessários para a reparações, como também proíbe o bloqueio de uso de componentes, que exige a autenticação dos mesmos pelo fabricante, assim como a limitação de funcionalidades ou apresentação de avisos devido a isso.

Vai ser interessante ver como a Apple lidará com esta situação, uma vez que é conhecida por fazer este tipo de coisas nos iPhones, limitando funcionalidades até quando se usam componentes oficiais (tirados de outros iPhones), e também apresentando alertas quando se usam componentes não oficiais (como baterias, ecrãs, etc.)


Twitch proíbe projecção de jogos nos seios e rabos

O Twitch continua num jogo do gato e do rato quanto às regras do que é conteúdo permitido, agora especificando que não são permitidos streams que se "foquem em partes íntimas do corpo durante períodos de tempo prolongado".

Uma proibição que tenta lidar com a mais recente táctica usada por alguns streamers que gostam de levar as regras ao limite, e que começaram a apresentar jogos nos seios e rabos usando a técnica "green-screen". No entanto, há quem diga que não deverá demorar muito para que estes streamers se adaptem às novas regras e continuem a contorná-las, obrigando o Twitch a ajustar as regras repetidamente, num ciclo sem fim.


Disney+ altera logo para nova cor

Aproveitando a aquisição da Hulu, o serviço Disney+ alterou a cor do seu logo, passando do "azul Disney" para uma nova cor esverdeada baptizada de "Aurora" - em referência às auroras boreais e também à princesa na Bela Adormecida, e que de forma mais prática também acaba por ser uma combinação do anterior logo azul da Disney e do logo verde da Hulu. É também acompanhado de um novo som, criado por nada mais nada menos que Ludwig Göransson, o compositor das bandas sonoras de The Mandalorian, Black Panther, Tenet, e que recebeu um Oscar por Oppenheimer.
Quanto aos conteúdos em si, os conteúdos da Hulu e Star ficam dependentes das questões dos direitos e acordos de distribuição, variando de país para país.


Google Pixel 9 pode ter versão XL

Depois de vários anos de ausência, a Google pode estar a preparar o regresso das versões XL no Pixel 9, disponibilizando a sua próxima geração de smartphones em três tamanhos. Segundo os mais recentes rumores, a Google deverá oferecer três variantes:
  • Pixel 9 Pro XL: 6.5"
  • Pixel 9 Pro: 6.1"
  • Pixel 9: 6.03"
Se isto se vier a confirmar, na verdade será uma má altura para relançar o modelo XL, já que este eventual Pixel 9 XL de 6.5" será mais pequeno que o actual Pixel 8 Pro de 6.7". Por outro lado, podemos ver isto da perspectiva inversa, e considerar que a Google vai disponibilizar um Pixel 9 Pro "mini" com apenas 6.1".


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Actualmente os discos rígidos vêm pré-formatados e basta fazer um quick-format que demora poucos segundos para ficarem prontos a utilizar. Mas antigamente, o processo de formatação implicava uma formatação "real", marcando as pistas e sectores que iriam ser utilizados posteriormente para os dados. Mesmo em discos de capacidades reduzidas (10 MB / 20 MB) esse processo podia levar horas.

1 comentário:

  1. Quanto à curiosidade do dia, confirmo por experiência própria... Quantos discos Seagate de 20 e 30MB de 5"1/4 formatei "a baixo nível" e a tardar horas... Decorria o ano de 1990 😅

    ResponderEliminar