2024/04/22

Carros eléctricos passam os 50% na China

A aposta dos fabricantes chineses nos carros eléctricos faz-se notar na preferência dos consumidores, tendo superado os 50% de vendas na China pela primeira vez.

Depois do Model Y ter sido o carro mais vendido na Europa em 2023, também na China se vê tendência idêntica.

Embora os números se refiram apenas ao período de 1 a 14 de Abril, os automóveis electrícos representaram mais de 50% das vendas na China; um marco que alguns analistas previam que só se viesse a atingir em 2028. No entanto, não estamos ainda perante um cenário 100% eléctico, já que a definição de "eléctricos" na China, para esta tabela, inclui também os híbridos plug-in. Ainda assim, não há como não esconder as quedas dos veículos puramente a combustão, com quebras acentuadas sentidas por praticamente todas as marcas. Modelos como os Toyota Camry e VW Lavida, modelos a combustão mais vendidos em Março, tiveram uma queda de 59% e 36% respectivamente.

É fácil imaginar que por cá também se assistisse a uma ainda mais rápida adopção dos automóveis eléctricos, se os portugueses tivessem acesso aos carros eléctricos ao mesmo preço que são disponibilizados na China - por exemplo, o muito desejado Xiaomi SU7 tem um preço a começar nos 28 mil euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)