Apple corrige fotos zombie com iOS 17.5.1, diz que foi causado por bases de dados corrompidas; Microsoft apresenta Copilot+ PCs com ARM e AI; Scarlett Johansson chocada por uso não autorizado da sua voz no ChatGPT; análise ao Huawei Watch Fit 3; Internet perdeu 38% das páginas web da última década; e Tesla FSD tenta colidir com comboio em passagem de nível.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.
Novo Windows devia ser Windows 12 mas vai manter o "11"
A próxima actualização do Windows 11 vai mudar por completo alguns elementos chave e estruturais do sistema operativo, com novo compilador, kernel e scheduler. Alterações que o tornam mais eficiente e adequado para sistemas com chips ARM, mas que também marcam o fim da compatibilidade com chips x64 mais antigos que deixarão de o poder correr.Faria todo o sentido que a MS mudasse o nome desta versão para Windows 12 tal a magnitude das alterações, mas a empresa de Richmond vai manter a designação Windows 11 - possivelmente para evitar enfrentar uma nova rampa de adesões lenta que possa prejudicar a imagem do "Windows", que voltaria à estaca zero se houvesse mudança do Windows 11 para o Windows 12. Assim, pode ir dizendo que as adesões ao Windows 11 continuam a crescer, e crescer, e crescer.
Máquinas de chips da TSMC têm mecanismo de auto-destruição
Com os EUA a proibirem o fornecimento de máquinas de produção de chips de última geração à China, a TSMC fica no centro das atenções. A TSMC é a empresa que tem estado na linha da frente na produção de chips de 3nm e 2nm, e que está num território cuja soberania é disputada pela China. Mas, em caso de invasão, a empresa diz estar preparada para inviabilizar que os invasores possam tirar partido das suas máquinas, que estão equipadas com um sistema de auto-destruição.É pena que, em pleno século XXI, se tenha que estar a considerar este tipo de cenários, mas infelizmente há países onde a noção de "senso comum" parece não ser tão comum como se poderia imaginar, e os cenários de guerra continuam a ser um pesadelo bem real para milhões de pessoas de pessoas.
Magic Editor começa a chegar a mais utilizadores
Depois de se ter estreado nos Pixel 8 e 8 Pro, o Magic Editor da Google, que permite manipular elementos em fotos de forma quase "mágica", começa finalmente a chegar a mais dispositivos e utilizadores, começando pelos Pixel das gerações anteriores.Ao longo dos próximos meses, o Magic Editor ficará disponível para todos no Google Photos para Android e iOS, limitado a 10 edições de imagem por mês; só os utilizadores com smartphones Pixel ou subscritores Google One Premium (2TB+) é que terão acesso a edições ilimitadas.
As seguintes ferramentas de edição no Google Photos também passarão a estar acessíveis para todos: Magic Eraser, Unblur, Sky suggestions, Color pop, HDR effect for photos & videos, Portrait blur, Portrait light, Cinematic photos, Styles in collage editor, Video effects.
Curtas do dia
- Alibaba reduz preço dos seus serviços AI em 97%
- UE prepara legislação para serviços e modelos AI
- Polícias proibidas de usar reconhecimento facial recorrem às cidades vizinhas para o fazer
- MS diz que os Copilot+ são 50% mais rápidos que os MacBooks - mas sem dizer em quê
Resumo da madrugada
- Análise ao Huawei Watch Fit 3
- Rato vertical Trust Voxx sem fios a €45
- Apple corrige fotos zombie com iOS 17.5.1
- Ganha um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh
- Microsoft apresenta Copilot+ PCs com ARM e AI
- iFixit desmonta novo iPad Pro OLED e Pencil Pro
- Internet perdeu 38% das páginas web da última década
- Tesla FSD tenta colidir com comboio em passagem de nível
- HMD lança Pulse+ Business Edition com suporte prolongado
- Scarlett Johansson chocada por uso não autorizado da sua voz no ChatGPT
Curiosidade do dia: O AltaVista era um dos motores de pesquisa na web mais populares na era pré-Google. Foi criado em 1995 e comprado pela Yahoo! em 2003. Foi encerrado em 2013 e passou a redireccionar os visitantes para a pesquisa do Yahoo!
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)