2024/06/07

Microsoft recua no Recall - facilita desactivação e reforça segurança

A Microsoft quebrou o silêncio e anunciou várias alterações ao polémico Recall que regista tudo o que os utilizadores fizerem nos seus computadores Windows.

O Recall foi apresentado como sendo uma das grandes inovações do Windows, uma funcionalidade que vai captando imagens do ecrã a cada poucos segundos, que depois são analisadas para criar um registo pesquisável de tudo o que os utilizadores fizeram. Apesar das boas intenções da MS, a funcionalidade desde logo horrorizou todos os que se preocupam com a sua privacidade e segurança, não demorando a surgirem exemplos que demonstravam como hackers poderiam facilmente roubar essa informação, que pode conter coisas como passwords, dados bancários, e tudo o mais que o utilizador fizer no seu computador.

A MS tinha optado por se manter em silêncio e não responder a questões, e não ajudava que tivesse optado por activar o Recall sem opção directa para o desactivar. Mas finalmente, parece ter ouvido as críticas. Na mais recente actualização, a MS passa a incluir um botão directo para desactivar o Recall na instalação, só o activando se o utilizador o aceitar expressamente - como deveria ter feito logo desde o início.
Adicionalmente, e em resposta às críticas de que a informação recolhida estava facilmente acessível para qualquer utilizador com acesso ao PC, a MS diz ter adicionado diversas protecções por via do Windows Hello. Para se activar o Recall será obrigatório ter o Windows Hello activado (que protege o acesso ao sistema), e será necessário fazer essa autenticação para se ver ou fazer pesquisa no Recall. A MS diz também ter adicionado nova camada de encriptação via Windows Hello Enhanced Sign-in Security (ESS), que também impede o acesso a estes dados se não se tiver feito a autenticação Windows Hello.

Alterações que serão bem vindas e apreciadas. A grande questão é, serão suficientes para reverter a má imagem que o Recall já ganhou? E, não menos importante, porque é que a MS, com toda a sua capacidade e experiência de décadas, apenas fez estas alterações em resposta à indignação dos utilizadores e não de forma voluntária como deveria?


Como sugestão final, espero que a MS também ouça os utilizadores na questão de obrigar a criar conta MS e ter ligação à internet para instalar o Windows.

2 comentários:

  1. É tarde. A confiança está perdida.

    ResponderEliminar
  2. Não sei se será suficiente, ficará a dúvida certamente, se não fossem as criticas nada teria sido feito, penso que pelo menos a ser da forma como foi explicado dará mais confiança, mas fica sempre a questão, não era certamente o resultado que a Microsoft quereria para o ´ recall ´ , quais serão as próximas tentativas para obterem o resultado que tanto queriam uma sopa de letras em milhões e milhões de pcs por esse Mundo fora .

    ResponderEliminar