2024/08/02

Notícias do dia

Digi compra Nowo por €150M e fica com acesso à TVI; ChatGPT Advanced Voice Mode impressiona com as suas capacidades; Apple pressiona WeChat para remover pagamentos sem comissão; Intel dá 2 anos de garantia adicional aos CPUs problemáticos; e empresa paga valor recorde de $75M por resgate de ransomware.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

Qualcomm promete portáteis Snapdragon mais baratos em 2025

O CEO da Qualcomm, Christiano Amon, anunciou que em 2025 poderemos comprar portáteis Snapdragon X Plus e Snapdragon X Elite por $700. Esta iniciativa visa tornar estes notebooks ARM mais acessíveis e competitivos com chips da série M da Apple.

Actualmente, o Snapdragon Dev Kit com o X Elite custa $899, tornando a promessa de um preço mais baixo bastante significativa. Embora Amon não tenha especificado qual chipset estará disponível por $700, é provável que se refira apenas ao Snapdragon X Plus, sendo também esperado que a empresa já esteja a trabalhar na próxima geração destes chipsets. Deveremos ter informação adicional na feira IFA de Berlim em Setembro.


iPhone 16 Pro com mais bateria

Para a próxima geração de iPhone 16 a Apple deverá optar por baterias de maior capacidade, e onde o iPhone 16 Pro não deverá sair penalizado face aos restantes modelos, como se temia.

Alguns rumores apontavam para que o iPhone 16 Pro Max tivesse uma bateria de 4676 mAh (+5.7%) mas que o iPhone 16 Pro se ficaria por uma de 3355 mAh (apenas +2.5%). Agora, há indicação de que afinal o iPhone 16 Pro poderá afinal vir equipado com uma bateria de 3577 mAh, o que representara uma capacidade 8.7% superior à do modelo anterior.

Também o iPhone 16 normal deverá notar melhorias, com uma bateria de 3561 mAh (+6.3%), enquanto que a excepção à regra poderá ser o iPhone 16 Plus, com uma bateria de 40006 mAh (-8.6%).


Intel arrisca processo por CPUs defeituosos

Sem grandes surpresas, ou não fossem os EUA a terra dos processos judiciais, já foi iniciada uma investigação sobre os problemas de instabilidade e falhas nos processadores Intel Core de 13ª e 14ª Geração 'Raptor Lake', que pode resultar num processo colectivo em nome dos clientes da Intel afectados por estes problemas.

A Intel reconheceu recentemente que alguns dos seus processadores podem ficar danificados e instáveis devido a um bug que gerava tensões elevadas nos CPUs. Este problema afecta não só os modelos topo de gama, mas também os CPUs de gama média que são vendidos em grandes quantidades. Embora a Intel se tenha comprometido a substituir os CPUs afectados pelo sistema de RMA e prolongado o período de garantia, este processo diz que procura assegurar a devida compensação aos clientes.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: As emissões de televisão a cores em Portugal iniciaram-se na RTP a 7 de Março de 1980 com o Festival da Canção.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)