2024/10/21

Notícias do dia

Estamos a celebrar os 17 anos de Aberto até de Madrugada; Android obriga apps a usar selecção de fotos do sistema; Snapdragon 8 Elite oblitera A18 Pro da Apple nos benchmarks; Tesla mostra carregamento wireless do Robotaxi; Google Photos na web com backup automático de pastas no computador; Star Citizen mostra nuvens, trovoadas, e naves gigantes; Minimax AI surpreende com expressões faciais ultra-realistas; e a eSUN faz reset às passwords dos utilizadores, deixando-as iguais aos emails.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Bogseth de 10000 mAh; e recordo que está também a decorrer o passatempo adicional do 17º aniversário do AadM.

Google consegue adiamento e mantém Play Store fechada

A Google conseguiu o adiamento da entrada em vigor da decisão do caso contra a Epic, que iria fazer com que fosse obrigada a abrir a Play Store a app stores rivais e a apps que usem sistemas de pagamento alternativos; algo que teria que ser cumprido já a partir do dia 1 de Novembro.

Por agora é um pequeno adiamento temporário, para determinar se a Google conseguirá o que pretende: de adiar a entrada em vigor destas alterações até que se saiba o resultado do processo de recurso que já apresentou, e que poderá demorar anos até ficar resolvido. Assim, a Google não tem qualquer interesse em que isso seja feito rapidamente, já que para todos os efeitos tudo se irá manter na mesma enquanto o caso estiver em deliberação. A única alteração, que não é abrangida pelo adiamento, é a de que a Google não poderá fazer acordos com operadoras de telecomunicações ou fabricantes para bloquear a pré-instalação de app stores rivais.


FCC exige compatibilidade entre smartphones e aparelhos auditivos

Nos EUA a FCC vai por um ponto final na "selva" dos aparelhos auditivos, passando a exigir a compatibilidade entre aparelhos auditivos e smartphones.

Após um período de transição, os fabricantes dos aparelhos auditivos deixarão de poder usar sistemas proprietários que bloqueiam o uso dos seus auriculares com os produtos da própria marca, mantendo os consumidores presos e a pagarem preços mais elevados do que teriam num mercado aberto. Uma boa notícia para todos os que usam, ou que possam vir a necessitar, de aparelhos auditivos, e que passarão a ter um uso mais simplificado, idêntico ao uso de comuns earphones Bluetooth.


Anthropic revela vertentes de sabotagem de modelos AI

A Anthropic revelou um estudo em que analisa quatro potenciais vectores de sabotagem por modelos AI: sabotagem de decisões por humanos; sabotagem de código; sandbagging; e manipulação de modelos AI de terceiros.

Se a maioria deles é auto-explicativa, o que achei mais curioso é o denominando "sandbagging", no qual um modelo AI pode activamente tentar esconder as suas capacidades, por exemplo, recusando-se a responder a questões ilegais, mas fazendo-o apenas com o intuito de passar os testes de validação e depois podendo dar essas respostas mais tarde noutras circunstâncias.


OpenAI pode usar AGI para "escapar" à Microsoft

A Microsoft tem sido uma das grandes apoiantes e parceiras da OpenAI, mas a empresa de Sam Altman poderá estar a tentar utilizar uma clásula de excepção para escapar ao actual contrato e, potencialmente, renegociar o acordo para obter condições mais vantajosas para si.

Isto porque, apesar do actual acordo assegurar que o mesmo se irá manter durante anos, existe uma cláusula que diz que a OpenAI poderá "dar o corte" à MS no caso de desenvolver uma AGI (Artificial General Intelligence), ou seja, um sistema capaz de igualar o raciocínio humano. Algo que os especialistas dizem que ainda estaria a anos de distância, mas que a OpenAI tem vindo dar a entender que poderá estar mais próximo do que se pensa. E como bónus adicional a favor da OpenAI, é a própria OpenAI que tem o poder de decisão de determinar quando esse patamar é atingido.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A Commodore foi criada em 1958 por Jack Tramiel e Manfred Kapp, na altura dedicando-se ao comércio das máquinas de escrever. Cessou operações em Abril de 1994, falhando em capitalizar o sucesso dos seus Commodore Amiga, computadores com capacidades à frente do seu tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)