2024/10/10

WordPress adiciona checkbox anti-WP ao login

A batalha entre a Automattic, detentora do WordPress, e a WP Engine passa a ter maior visibilidade com uma polémica checkbox que foi adicionada ao login do WordPress.

Quem fizer login na plataforma WordPress passa a ter que dizer que não em qualquer relação com o WP Engine, de qualquer forma, financeira, ou outra. Um ponto que, naturalmente, não tem caído bem a muitos dos utilizadores e clientes. Além de ser bastante ambígua a nível do que isso pode significar - há quem se interrogue que, se fornecer alojamento WordPress e um dos seus clientes usar um qualquer produto WP Engine, isso fará com que tenham alguma "relação" com eles? - é aquilo que muitos consideram "vir lavar a roupa suja para a praça pública", e que vai contribuindo para afastar muitos fãs e apoiantes da comunidade WordPress.
As coisas firam ainda piores, quando, mesmo apoiantes de longa data, alguns dos quais responsáveis por organizarem eventos WordCamp, estão a ser bloqueados por fazerem perguntas a propósito de esclarecer o alcance e abrangência desta checkbox.
Com as respostas a essas questões por parte da Automattic a seguirem as regras típicas das campanhas de confusão e desinformação, dizendo que quem tiver dúvidas deverá dirigir-se ao WP Engine para que sejam eles a esclarecer.
A verdadeira questão é que tudo isto tem a ver apenas e só com uma dos motivos principais para todas as disputas: o dinheiro.
A Automattic (e mais concretamente o seu fundador Matt Mullenweg) está extremamente frustrado por a WP Engine estar a facturar milhões à custa do projecto open-source WordPress, dizendo que em nada tem apoiado ($$$) em retorno. Mas a questão é que isso é sempre um risco de qualquer projecto open-source que disponibiliza o seu código com uma licença que dê essa liberdade, e não se pode querer depois mudar as regras a meio, quando se começa a cobiçar o sucesso de quem soube aproveitar isso para se tornar numa operação comercial lucrativa.

1 comentário:

  1. Isso está mal explicado.

    A WP Engine está a usar uma adulteração de WordPress.

    Adulteraram o código fonte e informam aos clientes que se trata de WordPress.

    O Matt Mullenweg soube disso e considerou que assim , a marca WordPress não poderia ser usada pela WP Engine.

    O resto é o que se vê, mas se ele não defender a marca, quem irá defender?

    ResponderEliminar