Samsung promete suporte 5G na DIGI nas próximas semanas; Starlink Direct-to-Phone aprovado pela FCC; Claude AI replica estilos de escrita personalizados; Tesla com opção de compra no fim do leasing nos EUA; e actualização da QNAP bloqueia acesso aos NAS.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV. E sendo final do mês, é também o momento perfeito para aderires ao Clube AadM+ que te dá descontos e pode valer prendas extra todos os meses.
Tempo passado no smartphone e PC chega às 6h por dia
O mais recente relatório da Ofcom no Reino Unido revela que o tempo passado diariamente no smartphone, tablet e computador, continua a aumentar, com os jovens adultos (18-24) a atingirem o valor de 6 horas e 1 minuto por dia. É um crescimento de mais de uma hora e meia por dia face aos valores de 2023.As plataformas mais usadas são o YouTube, Facebook, Instagram, e TikTok, sendo que na quinta posição temos a curiosidade do Reddit (cresceu 47% face ao ano anterior) ter superado o X (que caiu 8%).
Threads vai copiar "Starter Packs" do Bluesky
A Meta nunca teve grandes complexos em copiar funcionalidades dos concorrentes, e prepara-se para voltar a fazê-lo no Threads. Apesar de por várias vezes ter minimizado o sucesso do Bluesky, dizendo que o seu Threads tem crescido "vários Threads" por mês, parece reconhecer que os seus Starter Packs são uma boa ideia, preparando-se para lançar algo idêntico no Threads.Nestas plataformas, um dos maiores problemas para os novos utilizadores é agrupar um conjunto inicial de contas de interesse a seguir. Os Starter Packs do Bluesky visam resolver isso, sendo listas sugeridas com grupos de contas, que rapidamente permitem que um novo utilizador fique com uma timeline bem preenchida com temas do seu interesse.
Como seria de esperar, esta intenção não passou despercebida ao Bluesky, que adequadamente mandou o seu bitaite: "Se esta app vai continuar a copiar-nos, então mais vale juntarem-se ao Bluesky".
Navio chinês terá cortado cabos submarinos no Báltico
Investigadores europeus suspeitam que o corte "acidental" de dois cabos submarinos estratégicos na região do Báltico terá sido na verdade uma manobra deliberada e programada.O navio chinês tinha partido de um porto russo transportando fertilizante e terá arrastado a sua âncora no fundo do mar por mais de 160 km. No entanto, a investigação é complicada pelo facto das entidades europeias não terem autoridade para exigir que o navio se dirija a um porto europeu para mais averiguações, estando isso a ser negociado de forma voluntária com o dono da embarcação.
Google GenChess cria peças de xadrez via AI
A Google lançou mais uma curiosa experiência no Google Labs. O GenChess é um projecto que permite que qualquer pessoa crie peças de xadrez via AI, com as possibilidades a serem apenas limitadas pela imaginação.É possível pedir para gerar peças de xadrez inspiradas em plantas, massa, ondas, montanhas, ou qualquer outra coisa que se deseje. Infelizmente, e inexplicavelmente, a Google optou por bloquear geograficamente o acesso a este projecto, sendo que no momento desta publicação não estave acessível a utilizadores de Portugal (a não ser que se use uma VPN para aceder a partir de um país com acesso).
Curtas do dia
- Threads com gesto de deslizar para alternar entre feeds
- Microsoft enfrenta novo processo anti-concorrência nos EUA
- Modelo AI QwQ-32B-Preview da Alibaba supera o1 da OpenAI
- Spotify limita acesso de apps externas aos seus dados
Resumo da madrugada
- Poco M6 Pro a €182
- Webcam Logitech C920S a €45
- Samsung promete suporte 5G na DIGI
- Starlink Direct-to-Phone aprovado pela FCC
- Actualização da QNAP bloqueia acesso aos NAS
- Claude AI replica estilos de escrita personalizados
- Tesla com opção de compra no fim do leasing (nos EUA)
- Ganha um powerbank Baseus 65W [gadget do mês Clube AadM+]
- Google Chat ganha "Huddles" para reuniões audio instantâneas
- DJI Mic Mini: microfone wireless compacto para smartphones e câmaras
Curiosidade do dia: O primeiro computador portátil à venda no mercado foi o Osborne 1, lançado em 1981. Na altura custava 1795 dólares (cerca de 6100 dólares em 2020) e vinha equipado com um "espaçoso" ecrã de 5", mais pequeno do que o que encontramos actualmente na maioria dos smartphones (e monocromático, pois claro).
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)