Não é segredo que Elon Musk criou a SpaceX com o propósito de colonizar Marte, e voltou a reafirmar esse objectivo dizendo a Lua é uma mera "distracção". Embora a SpaceX esteja a apoiar o programa Artemis da NASA, que visa voltar a colocar humanos na Lua nos próximos anos, Musk parece estar cada vez mais frustrado com a burocracia e demoras, tendo já criticado que se trata de um "programa para maximizar empregos, não resultados" - algo que poderá mudar com a próxima administração Trump, que pretende colocar o seu amigo e aliado Jared Isaacman à frente da NASA.
Apesar das críticas de Musk, o Artemis dificilmente será abandonado - nem que seja pelo facto de ter sido um programa, lançado durante a primeira administração Trump. Ainda assim a mudança do seu director poderá agilizar o processo através de uma parceria mais próxima com a SpaceX (e corte com o ultra-dispendioso SLS).
Enquanto isso, e sem contar com as dificuldades de lá chegar, o sonho de colonizar Marte continua a ter toda uma série de dificuldades que parecem estar a ser convenientemente esquecidas, e que fazem com que, lá chegar, possa até ser a parte mais fácil.No, we’re going straight to Mars. The Moon is a distraction.
— Elon Musk (@elonmusk) January 3, 2025
Mass to orbit is the key metric, thereafter mass to Mars surface. The former needs to be in the megaton to orbit per year range to build a self-sustaining colony on Mars.
Um falhanço completo.
ResponderEliminar