2025/05/28

Nono voo da Starship atinge órbita mas volta a falhar

Ainda não foi desta que a Starship conseguiu cumprir todos os objectivos e fazer uma reentrada bem sucedida, mas o voo somou alguns sucessos.

A SpaceX realizou esta semana o nono teste de voo da Starship, num lançamento que combinou avanços e contratempos. O foguetão descolou com sucesso do Texas, separou-se do propulsor Super Heavy e atingiu o espaço. No entanto, perdeu o controlo e acabou por cair no Oceano Índico.

Apesar do desfecho, foi um dos testes mais estáveis do ano. Pela primeira vez, a SpaceX usou um propulsor Super Heavy reutilizado, e a separação com a Starship decorreu sem problemas. Ainda assim, a nave não conseguiu abrir a escotilha lateral para simular o lançamento de satélites e perdeu controlo de orientação mais tarde no voo.
O teste decorreu poucos dias depois de a FAA autorizar novos voos após as duas tentativas falhadas anteriores. A SpaceX tem feito alterações no hardware da nave após cada teste para melhorar a fiabilidade. Embora esta missão não tenha terminado como planeado, atingir a órbita e testar componentes críticos representa mais um passo rumo a um futuro voo da Starship bem sucedido.

Elon Musk também diz estar agora a focar-se na SpaceX (em vez da política) e diz que o ritmo de lançamentos Starship irá aumentar, esperando fazê-los a cada três ou quatro semanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)