2025/06/03

Apple enfrenta UE com mais taxas "criativas"

A Apple parece querer testar a paciência das entidades reguladoras na UE, avançando com novo sistema de taxas e comissões sobre pagamentos externos à App Store.

Como era previsível, a Apple não vai simplesmente desistir das suas lucrativas comissões, e apesar dos reguladores na UE terem dado sinais claros de que estão fartos de aturar as "brincadeiras" da Apple, a Apple insiste e avança com nova ronda de propostas de comissões completamente absurda.

A Apple tenta justificar que merece entre 10% a 20% de comissão sobre todos os pagamentos, pelo simples privilégio de distribuir a app na App Store. Em jeito cómico, até diz que estas comissões apenas são cobradas durante 12 meses após a instalação da app, mas sendo um contador que volta a reiniciar-se após cada actualização - o que faz com que se tornem em comissões vitalícias para qualquer app que vá recebendo actualizações regulares. Também exige o acesso total a todas as contas dos developers, para assegurar que não estão a tentar escapar a estas comissões.
O objectivo parece ser simples, o de antagonizar as exigências do DMA europeu da forma mais agressiva possível, para depois se queixarem de que a Apple está a ser "perseguida" pela UE e esperar que Trump retalie de forma mediática (apesar de, neste momento, as relações entre Trump e Apple não parecerem ser as melhores, com a ameaça de tarifas de 25% nos iPhones).


Mas a Apple não se fica por aqui, também está a pintar um cenário de que as exigências de dar acesso a informação a serviços concorrentes, como acesso às notificações, histórico de redes WiFi, etc. são um grande risco de segurança para os utilizadores. Um risco de segurança de que tira proveito, já que assim os seus próprios produtos, como o Apple Watch, podem apresentar todas as notificações que um iPhone receber, enquanto smartwatches de outros fabricantes ficam impedidos de o fazer. Não parece ser difícil dissipar a suposta preocupação da Apple, já que em vez de se assumir como a empresa toda-poderosa que toma as decisões pelos seus clientes, deixe que essa responsabilidade fique a cargo dos mesmos, deixando que sejam eles a decidir se/quando querem dar acesso a essa informação a outras apps e serviços.

1 comentário:

  1. Nunca gostei das politicas da empresa Apple o que me levou até aos dias de hoje a estar completamente afastado dos seus produtos , sempre achei que abusavam imenso da sua posição , hoje esse sentimento é ainda mais expressivo .
    Pelos vistos não andei enganado todos estes anos , a simpatia e o apoio que foi dado a estes republicanos extremados nos USA que estão a colocar a democracia no seu país em perigo e no Mundo inteiro revela que todas estas empresas tecnológicas com tiques de autoritarismo , querem tornar-se os dominadores do Mundo , a criação de cripto destas tecnológicas revela isso precisamente .
    Quem já leu alguns posts que eu fiz fiz aqui , sabem que eu uso Linux há muitos anos , acreditem que não é só por achar que é o melhor sistema , a tranquilidade de espirito que o uso destes sistemas operativos me dá não tem comparação, infelizmente o Mundo está a mudar a passos acelerados e alguns de nós parece que não dão conta de isso .

    ResponderEliminar