A colaboração entre a OpenAI e o designer Jony Ive sofreu um contratempo inesperado: todas as referências ao nome "io", a marca criada para o novo projecto de hardware de inteligência artificial, foram removidas dos canais oficiais da OpenAI. Uma remoção forçada devido a um processo judicial relacionado com o nome da marca.
Apesar do desaparecimento do nome, a OpenAI confirmou que a parceria com Ive continua inalterada. A remoção das referências ao nome deve-se a uma disputa legal com a empresa iyO, que desenvolve aparelhos auditivos. A empresa alega que o nome "io" infringe a sua marca registada, por ser foneticamente idêntico.
O conteúdo removido inclui um vídeo de nove minutos com Jony Ive e o CEO da OpenAI, Sam Altman, bem como o comunicado conjunto onde se anunciava a integração da equipa de Ive na estrutura da OpenAI. O objectivo da fusão era desenvolver dispositivos inovadores que explorassem novas formas de interacção com inteligência artificial.This page is temporarily down due to a court order following a trademark complaint from iyO about our use of the name “io.” We don’t agree with the complaint and are reviewing our options.https://t.co/suwMRPTHqB
— OpenAI Newsroom (@OpenAINewsroom) June 22, 2025
A OpenAI diz que está a avaliar os próximos passos legais. Até lá, os materiais promocionais permanecem offline por ordem do tribunal, e o mais provável é que a OpenAI tenha que optar por escolher um novo nome para a sua futura marca de produtos de hardware AI.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)