2025/06/04

Meta e Yandex apanhadas a identificar utilizadores Android

A Meta e a Yandex foram apanhadas a usar tácticas pouco éticas para identificar e fazer o tracking de utilizadores Android.

Por muito que as empresas assegurem respeitar a privacidade dos utilizadores, há hábitos que parecem não mudar. Investigadores revelaram que a Meta e a empresa russa Yandex têm estado, de forma oculta, a associar a actividade de navegação web dos utilizadores Android às suas contas do Facebook, Instagram e Yandex. Esta associação foi possível graças aos scripts de tracking Meta Pixel e Yandex Metrica, presentes em milhões de sites, que exploram comunicações locais entre o browser e as apps para contornar as protecções de privacidade do sistema.

Supostamente, existe uma separação entre o que os utilizadores fazem na web e as apps instaladas nos seus smartphones, tanto por motivos de segurança como para maior privacidade. Mas neste caso, a Meta e Yandex recorrem ao envio de identificadores web para portas locais no dispositivo, que são monitorizadas pelas apps instaladas. Isto permite associar dados de navegação, como os sites que visitam (mesmo em modo privado) à identidade real do utilizador.
A Meta começou este comportamento em 2023, mas a Yandex já o praticava desde 2017. Ambas as empresas alegam não recolher dados sensíveis nem fazer a identificação dos utilizadores, mas o que é certo é que se apressaram a suspender este sistema após o início de uma investigação por parte da Google, que diz que esta prática viola as regras da Play Store. Alguns browsers, como o DuckDuckGo e Brave, já implementaram medidas para bloquear estas técnicas, e o Chrome e o Firefox estão a trabalhar em medidas idênticas.

No entanto, os especialistas alertam que as medidas de bloqueio podem ser facilmente contornáveis, possibilitando o mesmo tipo de tracking no futuro. A única solução passará pela reformulação do acesso às portas locais - algo que demorará significativamente mais tempo para fazer. Até lá, recomendam evitar a instalação das apps do Facebook, Instagram ou Yandex como forma de protegerem a sua privacidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)