2025/07/04

E Ink cria touchpad com ecrã e-reader

A E Ink quer colocar um ecrã E-Ink nos touchpad dedicado a interacção com assistentes AI.

A E Ink está a trabalhar numa nova abordagem ao touchpad dos portáteis, ao integrá-lo com a sua tecnologia e-paper usada nos leitores de eBooks. A ideia é simples: em vez de ser só uma superfície de navegação, o touchpad poderá tornar-se um espaço dedicado para interagir com assistentes AI, sem ocupar precioso espaço no ecrã principal, e prometendo ter zero impacto na autonomia do portátil devido aos baixos consumos da tecnologia de ecrã.

Num conceito partilhado pela marca, vê-se um portátil com um touchpad a cores baseado em e-paper, capaz de mostrar resumos AI ou manter uma conversa com um chatbot enquanto o utilizador trabalha num documento. Ao contrário dos ecrãs tradicionais, os painéis da E Ink só consomem energia quando são actualizados. Apesar do anúncio, a E Ink ainda não revelou muitos detalhes técnicos. Não se sabe se vai adaptar um dos seus painéis existentes ou criar um novo com maior resolução. A marca confirmou que o projeto está pensado para portáteis com processadores Intel preparados para AI, mas não adiantou datas de lançamento nem se já tem algum fabricante interessado em adotar esta tecnologia.

Relembre-se que esta ideia não é propriamente nova. Marcas como a Asus já lançaram modelos em que os touchpads funcionavam como ecrã secundário (sem grande sucesso). A principal vantagem da proposta da E Ink seria o facto destes ecrãs terem consumo negligenciável; mas o preço, a par do tipo de suporte que teriam que ter a nível do sistema operativo e apps, poderão fazer com que acabem por se manter uma "curiosidade" ao estilo das tentativas do passado de meter touchscreens nos touchpads.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)