No dia em que Portugal registou o maior número de incêndios do ano (até à data), temos a estreia de um novo site oficial dedicado aos mesmos. A plataforma pode ter boas intenções, mas sofre desde logo de uma total desconexão entre os poderes públicos e o senso-comum, tendo sido lançado com o totalmente pouco amigável nome de SGIFR - Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.
A plataforma anuncia ser de "acesso livre, pensada para os cidadãos, jornalistas, investigadores e todos os que querem estar informados", mas começa desde logo por ter alguns entraves técnicos. Quem tentar visitar o endereço que é disponibilizado no anúncio oficial - http://sgifr.gov.pt/ - poderá deparar-se com uma página inexistente, pois na realidade o acesso tem que ser feito acrescentando-se o "www." tradicional no URL.
Estes retardados foram criar um site cujo domínio começa por www, só para nos fazer escrever www, sem que haja qualquer propósito útil para isso. https://t.co/EPV8tkxT8R
— Diogo Constantino - @DiogoConstantino@masto.pt (@DMConstantino) July 29, 2025
Também se pode criticar que, para um site institucional, a informação mais relevante esteja a ser fornecida por um site não oficial mantido unicamente de forma voluntária - o Fogos.pt - e que ao longo dos anos tem feito um trabalho inestimável a nível de proporcionar informação relevante e actualizada sobre o panorama dos incêndios no nosso país (e sido aproveitado descaradamente por certas entidades).A melhor coisa que este site tem é o link de cada incêndio para o @FogosPt https://t.co/1mmcRy7HvR pic.twitter.com/y6KJ7cGZ7m
— Tomahock (@tomahock) July 29, 2025
Não se pretende com isto desvalorizar o trabalho de quem se dedicou a criar a plataforma oficial "SGIFR", mas espera-se que possa aprender com as críticas e fazer as devidas alterações para tornar o site mais funcional e acessível, de modo a poder cumprir na prática com aquilo que diz querer fazer (e pode começar facilmente pela dispensa de uso do "www" no endereço).


















Boa tarde. No link da notícia, falta o www, senão o site não abre devido ao certificado!
ResponderEliminarSim, foi propositado. Esperemos que resolvam em breve.
EliminarQuantas dezenas de milhares de Euros terá custado semelhante aberração...?
ResponderEliminar🤢🤢
650k
EliminarFds... 650.00p Euros por um site que se limita a sacar dados de outros sites...
EliminarFds...
😠
Financiamento: FSE 1.095.352,77 €
Eliminarhttps://www.agif.pt/app/uploads/2024/02/Ficha-de-Projeto-PLIS.pdf
ResponderEliminar