2025/10/12

Tesla lança FSD v14 com tecnologia do Robotaxi

A Tesla cumpriu a promessa de lançamento do FSD v14, com tecnologia usada no Robotaxi, mas que continua a não ser condução 100% autónoma.

Após quase um ano sem grandes novidades, a Tesla começou a distribuir a versão 14 do Full Self-Driving (FSD) para os veículos equipados com o hardware mais recente. Esta actualização é a primeira grande evolução desde o final de 2024 e incorpora várias funcionalidades desenvolvidas no âmbito do projecto Robotaxi.

O FSD v14 representa, segundo a Tesla, um grande salto em direcção à condução autónoma prometida há anos, integrando muitas das lições aprendidas com o serviço de transporte automatizado. Elon Musk confirmou que um bug de última hora impediu o lançamento inicialmente prometido para Setembro, mas o atraso foi pequeno e a actualização já está a chegar aos primeiros proprietários com o hardware 4 (HW4).
Entre as novidades destaca-se o modo "Arrival Options", que permite ao condutor escolher o comportamento que o carro deverá ter no destino, indicando se deverá estacionar na rua, numa garagem, ou num parque (definição que ficará associada de forma independente por destino). O sistema também melhorou o reconhecimento de veículos de emergência, reagindo de forma adequada ao ceder passagem a polícias, bombeiros e ambulâncias. Pela primeira vez, o sistema de navegação e planeamento de rotas está integrado directamente na rede neural de visão, o que permite reagir a alterações na estrada.

O software melhora ainda a forma como o carro lida com obstáculos comuns (pneus, ramos, caixas) e situações complexas, como curvas sem sinalização, ultrapassagens apertadas e trânsito escolar. Há também um novo perfil de condução chamado "SLOTH", ainda mais suave que o modo "CHILL", e uma forma mais simples de alternar estilos usando o botão de scroll no volante (e também novo modo MAD MAX).


Apesar dos avanços, o FSD continua classificado como "FSD (Supervised)", ou seja, um sistema de nível 2 que exige a atenção constante do condutor. O carro não é autónomo como o nome "Full Self-Driving" continua a dar a entender, e Musk ainda continua a adiar a questão de como irá lidar com todos os carros com hardware mais antigo que continuam sem acesso a esta versão do FSD. Este lançamento chega também numa altura em que a Tesla enfrenta nova investigação por acidentes e incidentes causados pelo FSD e Autopilot.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)