2014/11/10

Notícias do Dia

A Vodafone bloqueou sites de streaming de canais pirata; a Apple simplificou o processo de desactivar o iMessage se mudarem de um iPhone para outro smartphone; espreitamos o maior navio do mundo, que na verdade não é um navio; comprovamos que uma pena cai ao mesmo tempo que uma bola de bowling; como abrir fechaduras e algemas sem chave; embora num estado muito inicial, o Galaxy S3 já corre Android 5.0; uma curiosa parede feita em LEGO; a aparente capitulação dos editores alemães face ao Google poderá ser apenas o prenúncio do que está para vir; criar uma rede de internet mundial com 700 satélites poderá contar com o apoio de Elon Musk; um site que nos revela um mundo de câmaras de vigilância inseguras que qualquer pessoa poderá ver; e as (desastrosas e recorrentes) experiências de compras na Worten Online.

E agora as notícias do dia, enquanto entramos em modo de preparação para vos oferecer o gadget desta semana, a partir de amanhã.


O AirDrop como forma de "trollar" quem estiver por perto


O AirDrop facilita a partilha de conteúdos com quem estiver por perto, mas pode também ser usado de forma abusiva (com boas ou más intenções) como nos reconta alguém que se tem divertido a enviar fotos de "preguiças espaciais" para todos os dispositivos iOS que encontrar por perto.

Claro que nada obriga os visados a receber as fotos - nem tão pouco que fiquem sujeitos a este tipo de situações. Podem muito facilmente (e será recomendável) limitar o envio/recepção de dados a apenas pessoas na nossa lista de contactos, ou simplesmente desligarem o AirDrop sempre que não o estiverem a usar. Ainda assim, não deixa de nos fazer recordar o tempo das mensagens via Bluetooth nos Nokia. :)



iOS continua a dominar nas empresas


Já sabemos que estudos e estatísticas há quase sempre para todos os "gostos", mas segundo os dados da Good Tecnology, o iOS continua a dominar no segmento empresarial com 69% das novas activações, contra 29% do Android - e nos tablets a dominar ainda mais, com 89% vs 11% (mas com tendência crescente do Android).

Vai ser interessante ver que impacto é que o novo Android 5.0 poderá ter neste panorama.


PowerVR oferece GPUs para todas as necessidades - dos wearables às consolas de jogos


As PowerVR estão connosco desde o início dos GPUs, e desde cedo se revelaram altamente eficientes com o seu processo de tile-rendering. Infelizmente, no desktop acabaram por perder a batalha para a 3DFX, que usava processos menos eficientes mas eram mais fáceis de programar para os developers, mas agora vão mostrando o que valem no segmento mobile. As PowerVR são responsáveis pelo excelente desempenho em máquinas como os iPhones, iPads, e outros, e agora temos uma nova série que permitirá responder a uma vasta gama de necessidades, dos simples wearables às consolas de jogos.

É caso para dizer que, o que é bom arranja sempre forma de ver reconhecido o seu mérito, mesmo que demore uma década. :)


Vsenn quer ser concorrente "modular" do Ara 


O que se faz quando alguém cria algo? Cria-se algo idêntico,mas diferente. Neste caso nem a perspectiva de uma plataforma modular que pudesse ser usada como "unificadora" de todo o segmento se livra disto, e surge agora o Vsenn, criado por um dos responsáveis do projecto Android X na Nokia.

Ainda não se sabem grandes detalhes sobre este projecto - mas resta-nos esperar que de alguma forma possa vir a ser compatível com o Ara. Pois já estamos fartos de sistemas proprietários neste mundo... (e também dos "standards" que de standard pouco têm.)


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada


7 comentários:

  1. Já alguma vez vos cortaram a electricidade? Não? Então vou-vos contar o que me aconteceu com a Endesa.
    Aqui em casa é a minha mulher que trata das faturas da água, gaz e electricidade. É dessas pessoas extremamente organizadas - recebe a fatura, paga no Multibanco e agrafa o talão à fatura numa pasta de argolas.
    A fatura de Junho não veio, por isso não a pagou. Pagou as seguintes: Julho (a fatura de Maio vai até 1 de Junho, por isso ao arquivar a de Julho, ao ver a anterior com "Junho" pode ter achado que estava tudo seguido), Agosto e Setembro. Não ē que os f.d.p., sem enviar qualquer aviso nas facturas seguintes ou qualquer aviso de corte mandaram cortar a luz! Como foi na 6ª Fª ao fim do dia e só se pôde começar a tratar hoje, 2ª Fª, ficamos quase uma semana sem electricidade. Lá farei todas as queixas que puder fazer no regulador, Deco e possivelmente em tribunal, mas de uma semana sem luz e das dificuldades e da humilhação já ninguém nos livra. Inacreditável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que um telefonema ou simples SMS é pedir demais (já para não falar de ir a "conta" referida na dos meses seguintes.

      Eliminar
    2. Lá espalhei a notícia entre os conhecidos. Um disse-me que tinha um amigo a quem a Endesa tinha feito o mesmo. Outro que tinha acabado com o débito com a Endesa, porque de vez em quando lhe faturavam quantias astronómicas.

      A parte dos erros de faturação não são exclusivos da Endesa (provavelmente quem faz a leitura dos contadores é a EDP e os erros são comuns). Agora como é que se manda cortar a electricidade (em rigor, rescindiram o contrato e comunicaram ao distribuidor, a EDP, que fez o corte) com as faturas para trás e as seguintes todas pagas, ultrapassa-me. Tinha aderido à Edesa numa promoção, se calhar também não estavam interessados no contrato. Mas custa-me acreditar que se possa cortar a electricidade - sem aviso - numa situação destas. Quando tudo já estiver resolvido (já tiver electricidade) vou ver se consigo pô-los a rabear um bocado.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    5. Agradeço que mantenham um tom apropriado para um local público onde se deseja manter um ambiente salutar.

      Se quiserem despejar frustrações e insultos - que admito que possam querer fazer - é favor dirigirem-se a outro local. Obrigado.

      Eliminar
    6. Peço imensa desculpa Sr. Carlos, ainda que eu não tenha insultado ninguém.
      Apenas gozei um pouco com a situação do outro indivíduo, ele sim partiu logo para o insulto fácil.

      Eliminar