2015/09/29

Notícias do Dia

Hoje é o dia em que ficamos a conhecer os novos Nexus 5X e 6P (o evento começará às 17h e pode ser visto no YouTube) e talvez também um novo tablet Pixel; a Microsoft responde (finalmente) às questões de privacidade do Windows 10; o Android M deixa para trás o Nexus 4, 10 e 7 (de 2012); e temos o smartphone K3 Note da Lenovo que, por 135 euros, nos obriga a repensar se faz sentido pagar o dobro ou o triplo por qualquer outro smartphone.

Antes de passarmos às notícias do dia, já temos a decorrer novo passatempo para novo gadget da semana, que esta vez é um microfone que garante que as vossas gravações com smartphones (ou câmaras) fiquem com uma qualidade de áudio à altura do vídeo HD ou UHD.


Novo SoC A9 da Apple está a ser feito pela TSMC e Samsung

Para os seus novo iPhone 6S a Apple está a recorrer a uma táctica incomum: está a usar chips que são feitos com tecnologias diferentes, tanto pela TSMC como pela Samsung (em 16nm e 14nm respectivamente). Esta opção representa o dobro dos custos a nível de preparativos para a produção... mas terá como vantagens uma maior facilidade de gestão a nível de quantidades - e também a nível de evitar uma dependência total num só fornecedor.


Quanto aos resultados, em processamento single-threaded, que é aquele que mais será percebido como "rapidez" pelos utilizadores em situações comuns, o novo A9 está numa classe à parte de todos os restantes chips usados nos Android. (Embora em processamento multi-core, claro que não tem hipótese face aos chips quad-core e octa-core...)


Bug no Windows 10 Mobile permitia instalar Android nos Lumia



O Windows 10 Mobile vai permitir correr apps Android com poucas modificações, mas um bug nesse sistema permitia que um hacker mais aventureiro pudesse instalar um Android completo num smartphone Lumia.

Seria certamente algo que muitos fãs dos Lumias não se importariam de conseguir fazer, mas infelizmente o processo parece estar fora do alcance dos utilizadores comuns, e a Microsoft já está a trabalhar no sentido de resolver o bug e impossibilitar que isso seja replicado. Mas... quem sabe: tal como a BlackBerry já vai lançando smartphones Android (mesmo se o seu CEO nem saiba mexer naquilo, como veremos já de seguida), talvez um dia a MS opte por solução idêntica.


CEO da BlackBerry não sabe mexer no Priv com Android


O novo Priv da BlackBerry pode ser um smartphone Android bastante interessante, mas o CEO da marca demonstra bem o desfasamento da mesma com a realidade actual, nem sequer sabendo mexer neste "novo produto" com Android. (Não seria função de um CEO saber, no mínimo, o que fazem os concorrentes, para ver o que deveria fazer para melhorar os produtos da sua empresa?)




Google também celebrou a descoberta de água líquida em Marte



A NASA lá revelou a grande notícia que tinha para dar, e que acaba por ser a quase garantida presença de água em estado líquido em Marte. Não se tratará de ter uma fonte de água a jorrar e que os futuros astronautas possam beber (essa água deverá ser extremamente "salgada" para se conseguir manter em estado líquido nas temperaturas marcianas), mas é mais um passo para as condições necessárias para que por lá possa existir vida, mesmo nessas condições extremas.

Se se interessam sobre o assunto, nada como um salto ao AstroPT para aprofundarem esta notícia.


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)