2015/10/16

Notícias do Dia

Hackers usam interferências para comandar Siri e Google Now remotamente; o Yahoo actualiza Mail e dispensa o uso de passwords; o Solu quer reinventar o conceito de computador pessoal mobile; e o YouTube Gaming ganha streaming de Androids e mensalidades pagas.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que está a decorrer o passatempo do livro Tecnologias de Programação de Jogos da FCA, e que o novo site da FCA está finalmente online e disponível. Portanto, não deixem de lá dar um salto para ver as melhorias.


Dropbox Paper é o novo Notes colaborativo




O Dropbox não quer ser conhecido apenas como o serviço de sincronização de ficheiros entre diversos computadores, e agora aposta nas ferramentas colaborativas promovendo o seu Notes a este novo Paper.

O nome poderá não ser particularmente feliz, num mundo onde não faltam apps chamadas Paper, mas a ideia é precisamente disponibilizar uma folha de papel digital, no qual uma ou mais pessoas possam fazer tudo aquilo que quiserem, tornando-se numa forma mais imediata e prática de acertar ideias em grupo (ou a só).

O problema é que não há falta de outras ferramentas que fazem isso, como o Google Docs, ou o Office 365... mas poderá sempre ser mais prático de usar pelos utilizadores que diariamente dependem do Dropbox para trabalhar.


Live GIF transforma Live Photos dos iPhones 6S em GIFs animados



Os novos iPhones 6S estrearam um novo modo de fotografia chamado Live Photos, que capta alguns segundos de vídeo antes e após se pressionar o botão de disparo; mas que não são de partilha fácil com quem não tenha um iPhone. A app Live GIF resolve o problema convertendo essas Live Photos em GIFs animados que poderão ser facilmente partilhados com todos (embora percam o áudio, obviamente.)

... E sim, fico com vontade de entrar em "rant mode" por ainda se estar dependente de um formato tão obsoleto e arcaico como o GIF para se partilharem animações!


Cientistas criam pele artificial capaz de "sentir"



Têm-se feitos grandes avanços nos membros biónicos, mas há um aspecto que tem ficado por resolver: a sensação de toque, que tão importante é. Agora, cientistas criaram uma "pele" artificial que é capaz de sentir pressão e, também importante, um método capaz de fazer com que a informação dessa pressão seja transmitida para as células cerebrais.

Ainda faltarão anos e muitos mais desenvolvimentos, mas é mais um pequeno passo no sentido de se terem membros biónicos que se aproximem cada vez mais dos reais.


A Internet gigabit já não é o que era...



Felizes com os 100Mbps de acesso à Internet; ou com o upgrade para os 200Mbps que a Vodafone recentemente fez? Não pensem que a coisa se ficará por aqui... como nos demonstra este teste feito no Speedtest, com velocidades de 1956Mbps de download, e  4847Mbps(!) de upload - usando uma ligação de teste de um operador norte-americano (Avative) que está a testar ligações de fibra residencial a 10Gbps.

Este operador já disponibiliza ligações de 1Gbps (download e upload) para clientes por $70/mês.


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)