2016/04/13

Notícias do Dia

O AirJamz deixa-te tocar guitarra "no ar"; o Facebook também aposta nos chat bots; o
USB Type-C ganha autenticação para ligações seguras; o Drivemode deixa responder por voz a mensagens do Messenger, WhatsApp e Hangouts; e o risco do fim do dinheiro físico poder vir acompanhado pelo fim da privacidade.

Seguem-se as notícias do dia, mas não deixem de responder à pergunta de hoje para o passatempo Xiaomi que te pode dar uma tomada inteligente controlada via WiFi.

Kindle Oasis é fino... mas caro



Quando se esperava que o novo Kindle viesse substituir (ou complementar) a oferta actual com um novo Kindle a preço imbatível, eis que a Amazon apostou no oposto. O Kindle Oasis pode ser mais fino que nunca, mas o seu preço engorda significativamente, começando nos $289.99.



O ecrã de 6" é idêntico ao do Kindle Voyage (com 300ppi) mas agora vem com mais LEDs para uma iluminação do ecrã mais uniforme, tendo touchscreen e também botões físicos para virar as páginas.

A sua espessura reduzida também se faz sentir na autonomia, que cai para as duas semanas - mas sendo compensada pela capa incluída que tem bateria adicional integrada que permite prolongar essa autonomia para as 9 semanas.

A grande questão é: será que há mercado para um ebook reader a este preço?


Facebook lança ferramenta para gestão de vídeos com direitos de autor



O Facebook tem sido um porto de abrigo para todos os que gostam de copiar conteúdos, e não havia muito a fazer quando se visse um vídeo lá publicado, copiado de sítios como o YouTube ou Vimeo. Uma situação que estava a merecer críticas crescentes dos produtores de conteúdos e entidades dos direitos de autor, e que agora será resolvia pelo Video Rights Manager do Facebook.

A ferramenta terá funcionalidade idêntica ao Content ID do YouTube, permitindo que os criadores de conteúdos detectem e bloqueiem automaticamente vídeos que estejam a ser republicados sem autorização. (Falta apenas ver de que forma irão lidar com os falsos positivos e todos os casos em que se tratar de "fair use"...)


Facebook lança câmara de 360º



O Facebook criou uma sistema de captura de vídeo a 360º - o Facebook Surround 360 - de alta qualidade, e vai disponibilizar os planos como open-source para que todos os possam utilizar (mas só daqui por uns meses), e que terá um custo de cerca de $30000 em peças.

Simpático fazerem referência à utilização da câmaras com global shutter em vez do mais habitual (e económico) rolling shutter. Já era tempo de também nos smartphones se começarem a utilizar destes sensores de imagem.


FBI diz ter recorrido a hackers para cracker iPhone



Afinal, o FBI vem dizer que não recorreu aos serviços da empresa Cellebrite para crackar o iPhone, mas sim a um grupo de hackers que criaram um dispositivo que permite crackar iPhones (até ao iPhone 5) - aparentemente usando técnicas idênticas, que impedem que o iPhone apague a memória após múltiplas tentativas de acesso falhadas, e evitando também o tempo de espera crescente entre tentativas.

Fica agora a curiosa questão, se o Governos dos EUA irá divulgar qual a técnica utilizada em detalhe... ou se a irá manter em segredo. (O que, de qualquer forma, se torna menos relevante considerando que essa técnica já não funcionará nos iPhones mais recentes.)


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)