2017/06/06

Notícias do dia

A WWDC faz com que as notícias continuem a ser dominadas pela Apple, e por isso temos a apresentação do iOS 11; o futuro iMac Pro que será o mais potente Mac de sempre; o HomePod da Apple com a capacidade de se adaptar ao local onde for colocado; e ainda os novos iPad Pro com ecrãs de 120Hz; mas também temos o Doogee Mix com 6GB de RAM a 157 euros; e o Intel Compute Card que tentará reanimar o conceito dos sistemas modulares com um computador em formato de cartão.

Antes de passarmos às notícias, não se esqueçam que já temos nova selecção de livros FCA, desta vez dedicados à segurança informática, para que escolham qual será aquele que iremos oferecer esta semana.

Vai ser possível gravar vídeos do ecrã do iPhone



O iOS popularizou o conceito de fazer capturas de ecrã no smartphone de forma simples e rápida, e com o iOS 11 vai também facilitar a gravação de vídeos. Esta é uma funcionalidade que alguns smartphones Android já vão disponibilizando há algum tempo, e que mesmo podendo não ser de uso frequente, é extremamente útil de ter à mão quando é necessária.

Combine-se isto com as capacidades de edição que podem ser feitas no próprio dispositivo com o iMovie... e já se podem fazer reviews de apps sem precisar de mais nada; ou simplesmente gravar um pequeno clip que mostre a um amigo como fazer algo em determinada app.


iOS 11 vai remover integração especial do Facebook e Twitter




Com o iOS 11 chegam muitas novidades mas há também coisas que desaparecem. De agora em diante deixará de haver serviços com direito a integração privilegiada no sistema, como acontecia com o Twitter, Facebook, Flickr e Vimeo.

Os utilizadores poderão continuar a utilizar as apps como sempre fizeram, mas a nível de integração, terá que ser feita usando os mesmos métodos que estavam acessíveis a todas as restantes apps (via o painel de partilha de conteúdos do próprio sistema).


iOS 11 ganha "Dark Mode" inteligente


Os fãs dos temas escuros irão gostar do novo "Smart Invert" que permite ao iOS transformar qualquer app numa app "escura" sem os efeitos secundários adversos do anterior "Invert Colors" disponível nas opções de acessibilidade. Este novo modo é suficientemente inteligente para saber quando deve ou não inverter as cores, de modo a que uma app que já tenha cores escuras não seja afectada.

... É um modo que será mesmo à medida de um iPhone com ecrã OLED, como se espera para o iPhone especial deste ano.




A impressionante demonstração do ARKit do iOS


Um dos pontos altos da apresentação do iOS 11 foi a demonstração feita das novas capacidades de realidade aumentada que o sistema disponibiliza, e já temos o vídeo que mostra o que o estúdio de Peter Jackson que se dedica a esta área preparou para impressionar o público.

O resultado é impressionante, mas faltará ver se as coisas funcionarão tão bem na prática, em nossas casas, onde muitas vezes não temos o espaço necessário para este tipo de coisas, como se desejaria. Mas, venha de lá um jogo assim, que eu serei dos primeiros a dar uns euros por ele! :)





Curtas do dia


Resumo da madrugada


1 comentário: