2017/09/07

Notícias do dia

A Huawei ultrapassa Apple e chega ao 2º lugar no mercado de smartphones; a Bosch promove actualizações OTA para automóveis; a Apple depende da Samsung para o ecrã do iPhone 8 e isso fica-lhe caro; apresentação do iPhone 8 vai ser feita no Steve Jobs Theater; nas promoções temos um microSD de 64GB por €15; e ainda a Verizon, que está a tentar comprar a privacidade dos clientes com uns "brindes".

Antes de passarmos às notícias, relembro que esta semana teremos exemplares do livro FCA C# 7.0 com Visual Studio para oferecer.

Google Feed mais inteligente expandido a todo o mundo



As melhorias do Google Feed anunciadas em Julho vão finalmente começar a chegar aos utilizadores fora dos EUA, prometendo apresentar-lhes conteúdos ainda mais relevantes para os seus gostos individuais, além de permitirem seguir expressamente tópicos que lhes interessem (assim como remover tópicos sugeridos nos quais não tenham interesse).

Como sempre, o processo ainda poderá levar mais algumas semanas até chegar a todos, e por agora estará disponível apenas na app da Google em Android. Está no entanto prometida a expansão do sistema também para a app no iOS e - finalmente - também para a web! (Era completamente ridículo que para se poder ver o feed se tivesse que usar o smartphone, não estando acessível a partir do browser num computador...)


Facebook testa partilha das Stories do Instagram para o Facebook



Lembram-se dos tempos em que a Google nos queria "obrigar" a usar o Google+ à força? Agora é o Facebook que parecer querer fazer o mesmo com as suas stories. E quando os utilizadores não aderem, nada como recorrer a outro serviço onde a funcionalidade tem funcionado: facilitando a partilha das stories do Instagram para o Facebook.

A introdução das stories no Instagram (copiada do Snapchat) foi tão positiva que, para além de abrandar o crescimento e interesse no serviço concorrente, o Facebook decidiu aplicar o conceito à sua app principal e até ao Messenger. No entanto, isso não tem tido a adesão esperada... motivo pelo qual o Facebook agora espera contar com a ajuda dos utilizadores do Instagram...


Erupção solar afectou GPS 



Se ontem (6 de Setembro) notaram algumas anomalias no GPS, desta vez não precisam culpar o smartphone - a culpa foi do Sol. Mesmo estando-se num período em que a actividade solar está a diminuir (o Sol tem ciclos de 11 anos de actividade solar mais/menos intensa) ontem verificaram-se duas grandes erupções solares que afectaram as emissões de rádio de alta frequência e também os sinais de GPS.

Os efeitos desta erupção solar poderão fazer-se sentir durante os próximos dias (até ao dia 9)... pelo que, em caso de coisas "estranhas", já podem considerar que seja devido a isto.


Apple recusa-se a aprovar app anti-spam da Regulador de Telecomunicações na Índia



A Apple está num impasse que poderá ter consequências complicadas para o seu futuro na Índia, pois recusa-se a aprovar a app "Do Not Disturb" do regulador de telecomunicações que visa combater as chamadas e mensagens de spam. A app permite que os utilizadores partilhem os números e mensagens spam, para que os mesmos sejam incluídos numa "lista negra", mas a Apple diz que isso viola as políticas de privacidade da App Store, e que por isso não pode ser aprovada.

Imagino que o ponto de discórdia seja dar acesso às mensagens, pois uma app que pudesse aceder às mensagens para partilhar as mensagens de spam também teria acesso a todas as mensagens dos utilizadores; pois a nível dos contactos, já existem apps que permitem partilhar e bloquear números de spam (aliás, o iOS até conta com API para facilitar a integração com apps de identificação de chamadas). Seja como for, o governo Indiano não está feliz com a atitude da Apple... e um mercado com mais de mil milhões de potenciais clientes não é algo que se possa ignorar...


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)