2010/03/20

Traffic Shaping na Zon - Carta Aberta [Update]

Pensava que já estava livre desta praga dos traffic shapings, e depois das chatices dos tráfegos ilimitados limitados eis que a Zon Netcabo volta a tentar a sua sorte.

As transferências via torrent que sempre fiz à velocidade máxima da ligação estão agora reduzidas a 50KB/s (e não sou o único.)

Daí que, eles que se preparem para meter mais pessoal nas linhas de apoio ao cliente, pois irão receber o seguinte email diariamente até que a situação fique resolvida:

Caros Srs.

Novamente me deparo com a desagradável e inaceitável situação de ver a minha ligação internet deturpada e interferida de maneira abusiva.

Não é a primeira vez que tal sucede, tendo a certeza que nos vossos registos têm o meu histórico de cliente, em que cheguei até a enviar-vos relatórios de análise dos pacotes de dados enviados, e que eram "filtrados" pelo vosso serviço - de forma inequívoca e clara.

Depois de alguns meses em que pensei que a Zon se tivesse deixados dessas artimanhas e subterfúgios, eis que novamente vejo as minhas velocidades de transferência via torrents reduzidas para uma fracção da velocidade contratada e que pago mensalmente.
Ou seja - não obstante ser já obrigado a pagar um serviço de TV (do qual não usufruo) apenas para poder ter uma ligação à internet - sou agora impossibilitado de ter também esse serviço.

Não foi este o serviço que contratei: e é inadmissível que um fornecedor de acesso à internet possa pretender ditar de que forma os seus clientes a possam utilizar.
O que virá a seguir? Que um fornecedor de electricidade diga que a podemos usar para acender lâmpadas mas não para ligar um computador?

Para cúmulo, após meses de reclamações, não consegui que ninguém me conseguisse dizer de forma oficial, que a ZON de facto interfere com o tráfego dos seus clientes. Algo que por si só demonstra o total desrespeito com que a vossa companhia trata todos os clientes.

Não quero que me telefonem a insinuar que o problema não é vosso, e que poderá ter "outras causas" pelas quais não são responsáveis - pois sabemos bem que não é esse o caso.
Não quero que me telefonem a perguntar "que luzinhas" tenho a piscar no modem, e para reiniciar o computador vinte vezes para ver se o problema passa - ou que me digam que o problema é um "virus"... que também tem servido de desculpa para tudo.


Infelizmente, no nosso país não temos ninguém que pareça interessado em olhar pelos nossos direitos, com as supostas entidades reguladoras a dizer que estes assuntos não são do seu âmbito. Noutros países, situações idênticas foram rapidamente descobertas, reclamadas, e resolvidas. Mas, talvez seja tempo de começar a enviar reclamações do que tem sucedido para instâncias mais altas...

Não considero estar a pedir algo irrealista. Quero apenas que me forneçam o serviço que contratei, e pelo qual pago mensalmente: uma ligaçao de 20Mbits à internet, sem limite de tráfego!
Apenas isso!

Atenciosamente,
Carlos Martins

Assim sendo, já se compreende porque há tanta publicidade às ligações por fibra, de 100Mbits, 200Mbits, e até 1Gbit! Pudera... com as ligações limitadas a 50KB/s até podem vender ligações de 1000Gbits já que o seu propósito não é fornecer um acesso à internet, mas apenas um acesso "parcial" à internet que eles entenderem.

O protocolo torrent, por muito que lhes custe admitir, não é exclusivamente uma ferramenta de pirataria: é um meio eficaz de transferir grandes quantidades de dados, e que até tem recebido milhões de euros da comunidade europeia para maior optimização. O que faz com que esta tentativa de censura da Zon seja ainda mais ridícula.

Se o objectivo é tentar "libertar" a sua rede, certamente deverão ter consciência que este tipo de medidas terá exactamente o efeito oposto: pois rapidamente surgirão novas formas de ultrapassar este traffic shaping; quer através de VPNs, encriptação via TOR, ou muitos outros métodos que consequentemente "pesarão" ainda mais na rede... Mas... imagino que a visão de quem decida este tipo de coisas não alcance mais do que o futuro imediato.

[Actualização]

Como seria de esperar, a primeira resposta que obti segue "o livro de respostas" à letra:
(E considero esta a primeira resposta, já que a "primeira" resposta mesmo foi a pedir-me que enviasse os meus dados de cliente - outra técnica "palhaçada" utilizada, já que lhes envio os email a partir da conta oficial de cliente da própria Zon Netcabo, e que deveria ser, por si só, suficiente para identificar que cliente sou.)

Na sequência do seu contacto, que desde já agradecemos, informamos que:


As velocidades dos protocolos de P2P dependem de vários factores, entre os quais as capacidades dos servidores utilizados, a velocidade de ligação dos utilizadores conectados, entre outros factores alheios à vontade da ZON Netcabo.


O facto de não conseguir efectuar um download/upload a uma determinada velocidade não indicia que é algum tipo de constrangimento em relação ao serviço fornecido pela ZON Netcabo.

Bonito, não?... Devem pensar que estas respostas enlatadas são suficientes.

Pelo que tive que lhes responder à letra.

Caros Srs.

Considero ofensivo esse tipo de resposta que atira as culpas para "os outros factores", quando está perfeitamente demonstrado que a única limitação existente está no sistema de controlo (vulgo traffic shaping) que utilizam.

Anteriormente já perdi meses, em que fiquei impossibilitado de jogar jogos online por causa destes vossos sistemas, e em que documentei "byte-por-byte" o que estava a suceder. Qualquer teste simples, usando sistemas de encriptação (que até causam mais sobrecarga na rede) - como usando uma VPN - mostra claramente que as velocidades "originais" podem ser atingidas, factor reafirmado novamente pelo facto de as ligações se efectuarem a velocidade elevada e sendo posteriormente "reguladas" para valores muitissimo inferiores.

Volto a relembrar que a minha questão não é impedir que a Zon proceda aos métodos que ache necessários para gerir a sua rede; a minha única questão é que esses métodos sejam claramente identificados e que os clientes sejam informados.

Pela parte que me toca, contratei um serviço de acesso à Internet a 20Mbits, e é disso que pretendo usufruir - não fui, em qualquer momento, informado de que a minha ligação estaria de qualquer forma limitada ou filtrada conforme os protocolos utilizados - tal como ainda não fui, em alguma altura, informado dos supostos "limites" secretos dos vossos planos anunciados, publicitados, e vendidos, como "ilimitados."

Até que tal suceda, exijo apenas que cumpram o serviço contratado, e do qual pretendo usufruir, sob pena de ter que recusar o pagamento por considerar quebra do contrato da vossa parte - sendo que terei todo o gosto em que o caso prossiga até às mais altas instâncias para que tudo fique esclarecido, de uma vez por todas!

Não se pode admitir que uma empresa prestadora de um serviço faça o que muito bem entende, às escondidas, mentindo descaradamente aos seus clientes quando inquirida sobre factos simples quanto ao serviço que dizem fornecer.

Atentamente,

Carlos Martins

[Nova Actualização - 22/03/2009]

Obtive nova resposta... e... adivinham qual foi?
Mudou o nome, mas o conteúdo foi exactamente o mesmo, palavra por palavra!


Na sequência do seu contacto, que desde já agradecemos, informamos que:

As velocidades dos protocolos de P2P dependem de vários factores, entre os quais as capacidades dos servidores utilizados, a velocidade de ligação dos utilizadores conectados, entre outros factores alheios à vontade da ZON Netcabo.

O facto de não conseguir efectuar um download/upload a uma determinada velocidade não indicia que é algum tipo de constrangimento em relação ao serviço fornecido pela ZON Netcabo.


Não estou a brincar, foi mesmo esta a resposta... e isto demonstra claramente que não são pessoas que nos atendem do outro lado da linha ou dos emails - são apenas respondedores automáticos sem capacidade de interpretar o que lhes dizemos. Isto começa a tornar-se verdadeiramente assustador.

Mas... não se pode desistir - há que continuar a reclamar, e esperar que eventualmente se ultrapasse esta barreira de respostas enlatadas que procuram desmotivar os clientes que apenas reclamam para que lhes seja fornecido o serviço pelo qual pagam.

Caros Srs.

Vão-me desculpar a insistência, mas responderem-me por duas vezes consecutivas com uma resposta "enlatada" que demonstra uma total falta de respeito pelos vossos clientes. Começo a duvidar se haverá sequer alguma pessoa viva desse lado, ou se estarei a tentar dialogar com um sistema automatizado que me irá enviar a mesma resposta até que:

1) Eu me farte e desista.

2) Eu continue a insistir até que algum supervisor se farte de me aturar e efectivamente faça algo para resolver a situação.


Pela parte que me toca, posso desde já informar-vos que irei optar pela 2ª opção - acrescida do "pormenor" de supensão do pagamento até que o meu serviço de acesso à internet seja reposto de acordo com o que foi contratado. Afinal, acho que fariam o mesmo se a empresa que vos fornece a água decidisse "fechar a torneira" quando muito bem entende respondendo às vossas reclamações continuamente com uma "o fornecimento de água depende dos outros utilizadores, entre outros factores alheios, pelo que não tem nada a ver connosco..."

Atentamente,

Carlos Martins
- só peço que forneçam o serviço que que contratei, ou me informem claramente de qualquer restrição/limitação imposta unilateralmente sem que eu tenha sido informado.

[23/03/2010]

Já temos um vídeo que demonstra o traffic shaping na Zon em acção.

Coincidentalmente, depois dos emails diários de reclamação, recebi um telefonema onde me foi simplesmente repetido aquilo que me responderam em carta: que "a Zon não faz traffic shaping."

Surrealmente, mesmo depois de eu lhes dizer que isso era mentira, e que estava mais que provado, a resposta "robótica" manteve-se até ao fim da conversa.

... Imaginei até o pobre desgraçado a ter que dizer aquilo com uma arma apontada à cabeça... e a ter que tirar dois dias de férias por cada dia que seja obrigado a dizer aquilo repetidamente ao telefone, para evitar uma depressão nervosa. Não culpo os simples operadores que têm que fazer este serviço sujo da Zon... mas é vergonhoso assistirmos a uma empresa mentir descaradamente aos seus clientes!


[24/03/2010]

Se dúvidas houvesse, eis mais uma prova de que o traffic shaping na Zon é real e está "de boa saúde".
Sim, mais um vídeo que demonstra claramente que a Zon mente quando diz que não pratica traffic shaping, com o tráfego UDP a ser filtrado quase na totalidade!


[25/03/2010]

Já que a palavra traffic shaping nos dá direito a falar com uma resposta automatizada, é tempo de mudar de táctica, e tentar a sorte com base nos resultados que o próprio programa de testes da Zon nos permite obter!

Caros Srs.

Queria relatar um problema que parece estar a afectar a minha ligação de Internet ZON.

Utilizando o programa de teste que vocês próprios disponibilizam: o TPTest, obtive resultados muito intrigantes.

Se, a altas horas da madrugada os testes de velocidade realizados, quer em TCP quer em UDP funcionam da forma esperada, durante o dia o teste de tráfego UDP indica perda de pacotes de dados superiores a 80%!
Parece-me que isto é indicador de que algo de muito errado se passa com a ligação - e estranhamente parece seguir horários bem definidos: funcionando perfeitamente das 02h às 08h, e dando os resultados erróneos durante as restantes horas.

Ainda mais estranho é o facto de tais testes afectarem também a velocidade da internet, e passo a explicar:
Se um teste de velocidade para um servidor nacional me indica ter a velocidade contratada, após esta sequência de testes utilizando o vosso programa, a velocidade da internet fica anormalmente lenta, e só passados alguns minutos a velocidade contratada volta ao normal.

Isto é algo que repeti por várias vezes, e em diversos dias, sempre com os mesmos resultados - que entretanto foram confirmados também por vários outros amigos e colegas com ligações ZON.

Agradeço que vejam o que se passa, e que resolvam este assunto o mais depressa possível.

Obrigado,

Carlos Martins

[26/03/2010]

Desta vez não perderam tempo... telefonaram-me logo!
Para quê? Para me informarem que os níveis de sinal do meu modem estão dentro dos parâmetros (duh!!!) e se eu estava em casa para realizar alguns testes!

Com o máximo de delicadeza perguntei qual o propósito de tais testes, uma vez que o problema estava claramente definido e identificado - sendo que se conhecem as formas de "causar" o problema; as formas de "ultrapassar" o problema; as horas em que "não há problema"; as horas em que o "problema" aparece; etc. etc.

No entanto, como sempre, a resposta do outro lado foi sempre a mesma: "para poder dar continuidade ao processo, teremos que fazer testes."

E pronto, lá me disponibilizei para fazer todos os "testes" que eles acharem necessários... (pura perda de tempo, mas pronto, se esperam que desista, estão bem enganados!)

... e até me inspirou a escrever/desenhar este post... :)



... para ser continuado...




[19/04/2012]

Anos depois, parece que a luta para se ter o serviço contratado pelo qual se paga continua, para grande desespero e frustração dos clientes.

166 comentários:

  1. Extremamente bem formulada esta carta aberta. Todos os clientes da Zon a deveriam enviar todos os dias até a situação estar resolvida bem como encher o fax da ANACOM.
    Eu por mim, assim o farei, se autorizares a reprodução da carta aberta.

    ResponderEliminar
  2. @Fernando

    É mesmo essa a ideia, são livres de a editar e reenviar ao vosso gosto.

    ResponderEliminar
  3. Desde há muitos anos que me sigo pelo feedback das pessoas no fórum bandalarga.org. Deixo o link directo para a secção cabo: http://bandalarga.org/viewforum.php?f=58&sid=a1529c6ed877a6c71b10f2e29af5ced1
    Tem lá um tópico sobre o assunto.

    Felizmente a Sapo, agora Meo, que contratei, nunca me deixou zangado...no passado até foram bons demais colocando-me com um tarifário de fidelização só para eu não sair como cliente e que foi mais serviço por menos dinheiro.

    ResponderEliminar
  4. a mim aconteceu-me o mesmo, mas foi após formatar o pc por isso pensei q tivesse alguma coisa mal configurada. Mas já tou a ver o problema...

    ResponderEliminar
  5. Por causa dessas faltas de respeito pelos clientes por parte da ZON é que já desisti de ser cliente deles.

    ResponderEliminar
  6. Bruno Fernandes20/3/10 15:17

    Há uns meses fui contactado depois de uma queixa por ter o upload entre os 3/4Mb constantemente. Disseram que a minha célula tem o upload saturado e que dia 17 de maio ia sofrer uma intervenção. Sugeriram então que voltasse para 50Mb até a situação fosse resolvida. A questão é que até ontem tinha uma ligação estável com o download contratado mas agora além de TS no upload ando a ter pacotes perdidos e pings exagerados de 300ms nas 'horas de ponta'.. ora já basta o upload contratado ser mau e nem sequer o ter, agora ligação com falhas não suporto. Agora quero ver quando resolvem já que ao passar pra 'fibra' obrigaram a nova fidelização.. O pior é que já estou a contar que ainda piore antes de (ou se) melhorar, visto que não és o 1º a queixar-se de torrents a 50k. Se já tivesse meofibra no prédio já tinha começado o processo mas por vias de dúvidas vou começar a mexer-me já para estar prevenido, porque se eles não resolvem problemas graves o argumento fidelização desaparece..

    ResponderEliminar
  7. Tenho zon, e em "hora de ponta” a latência sobe e a velocidade desce para 50% já para não falar na perda e pacotes de dados. Sempre que há pacotes de velocidade mais altos que os nossos, a linearidade tende a ficar pior, passa-se a ser um mini no meio de ferraris.

    ResponderEliminar
  8. ola outra vez,

    estive para aí 20 min ao telefone com o apoio ao cliente da Zon e disseram-me q nada tinham a ver com o assunto, para contactar 1 empresa de informática q tem parceria com a Zon e eu sempre a insistir q o problema não era do computador. Até que a mulher admitiu q para quem tem um uso excessivo de download reduzem o tráfego, mas dizia q não era a minha situação. Pedi para falar com o responsável pela redução do tráfego e ela diz-me q não tem acesso a essa informação, para contactar a empresa de informática.
    Disse-lhe tanta coisa...

    o q é certo é q a minha velocidade de torrent passou de 25KB/s para 200kB/s alguns minutos após lhe ter ligado. Mas foi sol de pouca dura. Está igual... Estou muito desiludido, pois não dizem a verdade ao cliente fazem de nós parvos!

    Estou a pensar seriamente em mudar de operadora, mas ainda tenho contrato :S

    ResponderEliminar
  9. Acho que devia-mos todos fazer o mesmo…

    ResponderEliminar
  10. Quanto à questão das fidelizações, parece-me que este tipo de atitude e o não fornecimento do serviço contratado será motivo suficiente para justificar a quebra do contrato e consequente invalidação da fidelização.

    Afinal, não pode ser admissível estar-se a ser forçado a pagar por um serviço que não está a ser fornecido.

    É que, se hoje são os torrents, amanhã serão os uploads (aliás, já alguém se queixou disso nos comentários) - e se eu quiser estar a fazer streaming de meia dúzia de câmaras de segurança em casa? - e depois de amanhã se calhar decidem também limitar o acesso ao Google ou ao YouTube... ou qualquer outra medida completamente disparatada!

    Querem fazer traffic shaping? Querem colocar limites máximos de tráfego? Muito bem - mas que o façam às claras, para que saibamos o que estamos a pagar e aquilo a que temos direito!

    ... é muito bonito estar a "vender" 100Megas, e depois não ter infraestrutura para suportar tudo aquilo.

    Imagino como reagiriam os gestores da Zon se quando chegassem a casa não pudessem ligar aparelhos com mais de 5W de potência, com a EDP a fazer "shaping" por causa da hora de ponta. Ou então a não terem mais que um "fio de água" a escorrer pela torneira...

    Isso é que era...

    ResponderEliminar
  11. Quem é ZON está off!

    @braço.

    ResponderEliminar
  12. Bruno Fernandes20/3/10 18:33

    Mas irrita-me mesmo, se tenho a célula congestionada, sugerirem reduzir para 50Mb.

    A questão é que basta estar a usar o upload (quando há menos ts) para não conseguir mais que 25Mb. Se parar o upload tenho 80Mb instantaneamente.

    Gostava de saber em quê que mudar para 50Mb resolve, se a célula está comprometida.. Não há milagres, a partir do momento que há problemas têm de investir, não é atirar para "17 de maio".

    No mínimo tinham que me ter dado o habitual desconto de 10€, já que (por enquanto) há horas que posso usar os 100Mb e nunca ninguém me avisou, nos 12 dias que demorou a passar de 50 para 100mb, que a zona estava saturada.

    Este mês pago mas se continuar a ver a ligação a degradar-se e sem prazo aceitável para resolução, vou mesmo ter que ser o 1º a instalar fibra no prédio.

    ResponderEliminar
  13. Já mandaram a primeira resposta enlatada, e já lhes enviei 2ª email (post actualizado.)

    ResponderEliminar
  14. Dá-lhes!
    É assim mesmo, o consumidor tem de saber mexer-se!

    ResponderEliminar
  15. Tu e o José hoje estão lixados com a Zon!

    E pelos vistos têm sido lixados por ela desde sempre. Os planos, ditos ilimitados, pela Zon têm limitações escondidas dos clientes.

    Bom tenho que admitir que hoje tem sido dia de descarreganço de novas, para mim, versões de linux e de catervadas de aulas no final logo se vê o que é que isto vai dar.

    ResponderEliminar
  16. Bem, eu da ZON não percebo muito, sou cliente MEO, no entanto desconfio que algo semelhante se passa nestas bandas e gostava de saber se acontece o mesmo a clientes ZON.
    O problema não é dos torrents mas sim de páginas de download - especificamente MegaUpload. Acontece que aproximadamente desde as 18h até ás 00h (todos os dias)os downloads desta página se ficam no máximo pelos 25Kbs, à 00h15m os downloads, por milagre, passam a atingir velocidades de até 1,7Mbs.
    Será que a MEO está a utilizar traffic shaping nestes sites? (o mesmo acontece no rapidshare)
    E na ZON passa-se o mesmo?

    ResponderEliminar
  17. Carlos, como é que eu provo que fazem traffic shapping comigo? excplica aí? Em linux sff.

    ResponderEliminar
  18. Boas.

    Eu já estive ai.
    E escrevi aos senhores (a malta do telefone nao sabe nada. Estou a falar a sério.. uma data de malta com pouca informação, a seguir um script de perguntas e respostas..)
    Mas fui mais claro e objectivo.
    Eu estava tb com 50kbs (isto em janeiro). E enchi-me..
    Basicamente disse-lhes, de forma correcta, qq como:
    "meus senhores, eu sou tecnico redes, por isso n me custa nada provar, tenicamente, que voces fazes. Nao me mandem para o PUA, que acabei de leu e nao fala em constragimentos nem limitacoes (basicamente fala em regras anti "hacaros").
    Quando contratei ninguem me falou em nada disto, nem tai pouco esta no contracto. Ou seja: eu sei, voces sabes. Eu sei que voces sabem e que sabem que eu sei. Ou seja, estamos entendidos.
    Daqui para a frente, tem 3 dias para repor a minha ligação. Caso contrário, denuncio unilateralmente o contracto ( que ainda esta fidelizado) com justa causa, e faço queixa, devidamente documentada, à entidade reguladora.
    --
    Apos isto tentaram sem sucesso ligar-me.. mas, no dia seguinte o torrent, e eu tenho uma ligação de 20Mb, andava no download, entre os 1.6 e os 1.8MB/s....

    E assim tem estado..

    Por isso, com essa malta n vale a pena andar com falinhas mansas.. eles só percebem quando lhes formos, nós ou a ANACOM, ao bolso..

    Fica aqui a minha história.

    Intés

    ResponderEliminar
  19. sorry pelos "typos" do post anterior.. este teclado não é meu.. e eu não li antes de "postar".

    ..

    ResponderEliminar
  20. Vocês estão muito mal habituados.

    Até quando queriam andar a sacar o que vos apetece à custa dos ISPs? Pensam que o vosso ISP não paga pela vossa utilização irresponsável das ligações internacionais?

    Pensam que a ZON gosta dos espertalhões que andam a fazer streamming HTTP e P2P de canais pagos como a SportTV?

    Claro que eles têm que tomar medidas para salvaguardar os seus interesses e investimentos.

    Traffic shapping sempre fizeram e sempre farão. Não sei onde querem chegar.

    ResponderEliminar
  21. Ao anónimo anterior (que chama espertalhoes):
    Eles tem todo o direito de limitarem o que quiserem.
    A questão é que não podem vender gato por lebre. Não podem vender 50Mb/s, mas depois só dar 10 para não se piratear.
    Se querem, que sejam claros nas regras do jogo.

    Mais, eu uso intensivamente P2P e não faço pirataria...

    ResponderEliminar
  22. Sou cliente Zon à cerca de 10 anos.. Ainda me lembro de pagar uns 35 contos na moeda antiga pelo modem "barbatana de tubarão", o que, se bem me lembro, foi um salto qualitativo enorme.

    Espero pois, no fim desta semana, sentir exactamente o mesmo tipo de "salto para o futuro" quando estiver o serviço de Meo Fibra instalado na minha habitação.

    Após alguma desconfiança inicial e alguns testes, posso afirmar que mesmo com apenas 10 Mb/s contratados na meo, a minha namorada tem constantemente cerca de 19 Mb/s disponíveis, pelo que o serviço prestado agradou-me por demais, o que finalmente me levou a dar o salto.

    Adeus Zon, espero que até nunca mais.

    ResponderEliminar
  23. Já tinha verificado esta situação, pelo que vou passar a ser cliente MEO e não ZON.
    De resto é de aplaudir a tua luta Carlos.

    ResponderEliminar
  24. Eu na meo ainda não reparei no que um utilizador disse relativamente ao rapidshare mas vou fazer alguns testes nos próximos dias.

    ResponderEliminar
  25. Coitadinhos dos isps que pagam o GB internacional a peso de ouro.. não gozes com as pessoas que esse argumento está mais que gasto e todos sabemos que o que os isps querem é quem pague, não bufe e de preferência nem use, que assim nem se apercebe quando o serviço está em baixo.

    ResponderEliminar
  26. Obrigado pelo apoio e pelos relatos das vossas próprias aventuras e experiências.

    Relembro novamente que o que mais me irrita é o constante (e inaceitável) encobrimento que a ZON tenta fazer sobre este assunto.

    Porque afinal... se acham que o problema se resolve bloqueando o tráfego P2P, o que irão fazer quando os utilizadores passarem a fazer download via HTTP, ou FTP, ou outra coisa qualquer?

    O tráfego irá manter-se, disso podem ter a certeza. E a cada dia nos aproximaremos mais do *verdadeiro* problema que tentam camuflar: que é estarem a vender algo que não têm a capacidade de cumprir!

    Ligações de 100 e 200 "megas", e até 1 Gbit?
    Como podem pretender cumprir isso se nem sequer permitem que os restantes utilizares usufruam de uma "lentíssima" ligação de 20Mbits de forma real?

    ResponderEliminar
  27. Realmente o MEO fibra está aí a com tarifários de 10Mbps e a dar 20. Já comprovei

    ResponderEliminar
  28. mandei os e-mails como tu e responderam-me igual das 2 vezes :S Lá no apoio cliente não percebem nada do assunto. E os e-mails vão lá parar mandam respostas computorizadas.

    Alguém sabe o e-mail de alguém c possibilidades de resolver o problema na Zon?

    ResponderEliminar
  29. devo ter sido um dos primeiros a queixarem-se deste ts bruto no dia 9 deste mês de manhã notei nunca mais consegui grandes velocidades, só apartir das 3h da manhã consigo velocidades na ordem dos 6mb (zon 100mb mas na verdade tenho 66mb http) também a única alternativa e a meo fibra que na minha zona tenho um amigo meu com 10mb muito bem servido, vou mudar em abril.

    ResponderEliminar
  30. Eu comecei a ter uploads e downloads baixos,à 2 semanas atrás,liguei para a zon a reclamar,e disseram-me a mesma desculpa de sempre,ou seja,não fazem traffic shapping(tenho Internet 20Mbits).

    Eu antigamente tinha uploads de 90KBs
    e downloads 1200KBs,agora tenho 30KBs e 50KBs respectivamente,no principio julgava que alguma coisa no meu pc poderia estar mal configurada,mas como sou cliente zon em duas moradas,experimentei e é exactamente a mesma coisa.

    Se eu fizer um teste de velocidade consigo valores óptimos,mas é lógico que consigo estes valores porque utilizam protocolo http,e é nisto que zon se baseia,para dizer que está tudo bem.

    Eu consigo aumentar os uploads através de um proxy http,mas os proxys têm velocidades muito reduzidas de download,por isso ia ficar na mesma...

    O meu fornecedor antigamente era a tvtel,e nunca tive problemas.Sou cliente zon à 1 ano e 1 mês,e só agora comecei a ter problemas,mas não há crise,vou mudar para o meo,que até fica mais barato,só estou à espera do dia 15 Abril,para anular zon e pôr meo,assim o quiseram assim o vão ter,vão perder duas mensalidades de uma só vez.

    remguite@hotmail.com

    ResponderEliminar
  31. Tambem tou com o mesmo problema, downloads a 32k/s uploas a 28k/s de torrents mas que merda é esta ? lol

    Amanha já vai alta reclamacao para a zon e se nao alterarem isto mudo de isp para a meo e mai nada

    ResponderEliminar
  32. Boas..

    A realidade é que a zon esta a irritar muitos clientes que utizam internet intensamente, (não digo que outros operadores não o façam), mas a realidade é que a zon esta a perder muitos clientes para outras operadoras, e principalmente o MEO.

    Eu sou comercial do meo a 2 anos e qualquer coisa, daí falar bem do que vendo, é a realidade sou suspeito mas gosto do que vendo principalmente meo fibra porque o meu cliente fica satisfeito, claro que não existe serviços perfeitos,mas tento dar resoluçao a qualquer problema que surja, mas eu apoio a atitude de reclamaçao ate a devida resolução,o cliente não estando satisfeito tem todo o direito de reclamar infelizmente não são resolvidos de imediato, é o que temos neste país..

    Ja agora no meo segundo o"Snr Anonimo" disse e muito bem contratamos 10mb e o cliente usufrui de 20mb não sei ate quando mas ja comprovei mas so no meo fibra atençao..

    mas ja agora aqui fica o meu contacto podendo surgir algum interesse de alguem para mudar para o serviço do MEO, e ajudam-me na devida comissão.. :)

    César Lopes
    961663797
    cesar.lopes09@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou mudar de operadora mo fim do mês de Março estou indeciso entre a meo e a nOs, precisamente por causa do traffic shaping, queria saber qual me aconselham. Aqui deixo o meu mail. Xandrito1975@gmail.com

      Eliminar
    2. Vou mudar de operadora mo fim do mês de Março estou indeciso entre a meo e a nOs, precisamente por causa do traffic shaping, queria saber qual me aconselham. Aqui deixo o meu mail. Xandrito1975@gmail.com

      Eliminar
  33. Bruno Fernandes22/3/10 02:40

    A realidade é que a zon está a chatear quem usa p2p, ponto! Assim como a pt mas quem usa rapidshare. Isto mais tarde ou mais cedo tem que haver gráficos por zonas pra saber o que eles dão ou tiram nos diferentes protocolos, tipo tendência da época..

    On an unrelated note.. A tua 'devida comissão' parece difícil que venhas ganhá-la para aqui, já que pouca gente está disposta a assinar serviços à distância para teu proveito. Fazes lembrar quem impinge cartões de crédito e diz pra depois não activar.. :/

    ResponderEliminar
  34. :) Snr. Depende do ponto de vista de cada um.
    Primeiro não estou a impingir nada a ninguem, nem a ativar ou a desativar cartões.
    Segundo pra ti pode ser insignificantemente longe, para outros talvez não..
    Acho que perdeste uma oportunidade para estar calado.

    ResponderEliminar
  35. Caro adminlopez... Desculpe que lhe diga, mas vocês comerciais são, com o devido respeito, cornos.

    Não pretendo usar a palavra de forma insultuosa, mas sim reflectir a realidade das coisas. Vocês são os últimos a saber!

    Nunca houve um comercial com quem tenha falado que estivesse a par dos problemas da rede na zona ou que pudesse explicar as situações que se passam. Para eles a rede que vendem é a melhor, e dizem-no com motivos para tal, pois a formação que levam na área mostra-lhes apenas o lado bom.
    Por vezes andam mesmo a vender o produto em zonas sem cobertura, o que mostra bem a informação real que eles possuem.

    Por isso não leve a mal se interpreto as suas palavras sobre a real qualidade do Meo com as respectivas reticências. Sei que é um bom serviço, mas não é por vir da boca de alguém que se identifica como comercial do mesmo que passo a considerar melhor o produto.

    Tal como o Carlos tenho Zon a 20 Megas, e pelos mesmos motivos que ele, ou seja, o reconhecer que o serviço da ZON foi, até ao momento, o melhor disponível no mercado. A questão é que a situação pode ser alterada, e se tal acontecer, estou disposto a mudar.

    Agora não creio que o Meo seja diferente da ZON, até porque o Meo pertence à PT, uma empresa cujo historial de falta de honestidade para com os clientes é imbatível.

    Relativamente aos Traffic Shappings, estes são uma realidade. E a ZON, bem como outro operadores que se sintam pressionados ao seu uso, deverão tomar consciência de que tal terá impacto nos seus clientes. E tal parece-me contra-producente quando se anda a enviar comerciais às dúzias a bater às portas para angariar novos clientes.

    Afinal tudo o que se pede aqui é transparência, e a indicação daquilo que realmente acontece, algo a que temos direito, e que se acredita que nem mesmo os funcionários do ISP tem verdadeiro conhecimento.

    ResponderEliminar
  36. Há uma coisa que ainda não consegui compreender.
    Porque é que continuam a insistir em ser deles clientes.
    Eu deixei de dar a ganhar o que quer que seja à PT e seus "derivados".
    A quando da separação ainda dei o beneficio da dúvida à ZON. Mas por pouco tempo. Vieram logo com a "P*TA".
    Enquanto tiverem clientes vão continuar a desrespeitá-los.
    Quando deixarem te os ter não terão quem desrespeitar.

    ResponderEliminar
  37. Bruno Fernandes22/3/10 10:58

    Não estás a impingir nada, estás a mendigar comissões.. same dif..

    E não depende de pontos de vista constatar que o estás a fazer num blog e que não tens acesso à informação de quanto tempo dura a promoção '20mb nos 10' e se é nacional, ou se o meo irá ligar o ts de forma agressiva.

    Já agora, a respeito da concorrência (clixfibra) só de lembrar que a campanha do ilimitado mediante 2 anos de fidelização acaba no fim do mês pelo que estou curioso no que vai acontecer. É que uma empresa não põe limites claros de 60/100/200GB sem demonstrar o que pretende fazer no futuro, independentemente de ser entendido como jogada de marketing pra convencer o cliente a fidelizar-se 24 meses..

    ResponderEliminar
  38. A Zon é dona da Lusomundo. É óbvio que tem de proteger os seus conteúdos... então quem se lixa é o cliente.

    Eu tenho MEO, e não me queixo!

    ResponderEliminar
  39. filmeskeuvi... Não te queixas... até quando? O Traffic Shapping já tinha sido removido, mas apareceu de repente. Será o Meo realmente diferente? E se sim, pq?

    O que é verdade hoje não é verdade amanhã! Se a Zon está a fazer isso é porque tem garantias que tal não vai prejudicar o ISP, porque sabe que o os outros tb fazem, ou vão fazer. Ou achas mesmo que eles querem perder clientes?

    Em portugal passa-se tudo à socapa. Ninguem te diz nada, e de repente... PIMBA.

    A PUA da Netcabo, por exemplo, fala, fala, fala... e não diz nada! A realidade é essa, mas ao menos sabemos que existe! No Meo nem isso sabemos, seja porque efectivamente não a tem, ou porque, sendo uma empresa de menor dimensão que a ZON não se quer prejudicar ao divulgar a mesma.

    E quanto à ZON ser dona da Lusomundo, recordo que a Sony vende gravadores de DVD e de Blu-Ray. São negócios paralelos! Seria estúpido enveredar por caminhos que só os prejudicariam quando há alternativas aos seus produtos. O mesmo se passa com a ZON, dadas as alternativas que existem.

    No entanto compreendo o que dizes, mas a realidade é que se for como referes, então há algo de muito idiota aqui!

    É que mais uma vez recordo que o que está em causa não é a existência do traffic shapping, mas sim o facto de essas práticas serem escondidas do cliente. Ora nenhum operador reconhece que o faz, mas que ele existe, existe, e os clientes ZON já o toparam.
    Quantos clientes não se apercebem e tem conhecimentos reais para distinguir e provar a existência de um traffic shapping de problemas alheios ao operador. Afinal más ligações acontecem todos os dias!

    O que se necessita é de clarificação, e de legislação que obrigue os ISP's a divulgar aos clientes tudo o que fazem nos bastidores, de forma a que estas dúvidas não existam.

    ResponderEliminar
  40. Mário Ferreira concordo contigo manda uma carta para o ICAP :)

    ResponderEliminar
  41. E quais são os operadores RECORRENTES nesse tipo de atitudes?
    São sempre os mesmos.
    O cliente é que é o culpado por continuar a ser cliente deles.

    ResponderEliminar
  42. Bruno Fernandes22/3/10 16:47

    Essa do cliente ser culpado parece argumento de advogado de violador que diz que a vítima andava de decote..

    Isso se todos os actuais e futuros clientes tivessem conhecimento prévio das práticas o que não exclui quem não tem alternativa, como é o meu caso, que ainda não tenho fibra do meo ou clix na minha zona.

    A culpa é de TODOS os operadores que têm práticas escondidas, sejam elas TS ou outras e não há volta a dar a isso.

    A única solução para a zon evitar TS será fazer a mudança de HFC para FTTH o mais rápido possível mas eles preferem amealhar que manter todos os clientes satisfeitos.

    E claro, existir uma rede fibra da pt e clix não será garantia eterna que nunca existirá TS, basta haver uma mudança de atitude como houve recentemente na net móvel e eles nem sequer precisam de explicar ou dar justificações..

    ResponderEliminar
  43. O problema destas atitudes escondidas é que aparentemente até o governo está a alinhar nessa, ao tentar aprovar para a UE uma lei, que está a ser votada em secretismo, que prevê o corte do serviço de internet aos prevaricadores. O pior dessa lei é que obriga o cliente a ficar sem internet por um ano, mas a manter o pagamento do serviço. E tudo isto dialogado, negociado e votado às escondidas!

    ResponderEliminar
  44. Bruno Fernandes22/3/10 17:20

    Essa lei é europeia (já aprovada na frança e uk, pelo menos) e mais do mesmo da War on P2P.

    A questão é que em vez dos mercados se ajustarem (e começarem a dar algum mérito aos artistas ao invés dos distribuidores de suportes físicos) e por exemplo, cá em portugal aparecer o netflix e sites legais com maior oferta que nas boxes, já que por enquanto temos ligações 'ilimitadas'.. mas não, a opção deles é a repressão escamoteada. Depois vêm os clubes de video fazer choradinho por perderem o negócio do ouro dos 80's..

    Até saiu na página do leitor do JN um comment meu a citar o dono da blockbuster que acusa os estúdios de exigirem 3/4 do aluguer digital, independentemente de atingir a quota pré-acordada.

    ResponderEliminar
  45. mesma situação aki... enfim já mandei umas quantas queixas e a sorte deles é não ter mesmo para o que mudar aqui na zona senão olareu que já tinham ido á vidinha deles... enfim se precisares de algo é só dizer porque neste momento tou tapado a 40k/s hehe... mas reparei numa cena hás-de sacar o torrent do ubuntu do site oficial e ver se não sacas a mt mais... abraço

    ResponderEliminar
  46. Boas Carlos,

    Esta resposta que te foi dada é uma carta tipo ou email tipo que as empresas utilizam para dar uma resposta aos seus clientes onde as mesmas são colocadas em sistema pelos sub-supervisores que as escrevem. Estes modelos tipo foram realizados de acordo com o fluxo das reclamações diárias que a empresa obtém onde terá a intenção de facilitar o assistente a responder de forma eficaz à reclamação do cliente. No entanto esta situação da repetição do texto aconteceu porque o assistente não se deu ao trabalho de analisar o histórico do cliente e agarrou numa carta tipo que pensou que fosse a mais adequada para este tipo de situação. A burrice foi mera do assistente que analisou o processo que só lá está para ganhar o seu dinheiro ao fim do mês.

    ResponderEliminar
  47. Carlos Martins, sinto o mesmo problema, como posso resolve-lo?

    ResponderEliminar
  48. Lá vou ter de "arrotar" 50 euros numa VPN ...

    ResponderEliminar
  49. Fiquei burro quando vi isto: http://www.youtube.com/watch?v=x-1PR9ROeTs

    ResponderEliminar
  50. Bem, tanta agressividade, o que na verdade é compreensível, pois literalmente roubam-nos à descarada.

    De qualquer maneira, ao dito comercial da meo, o que se passa é que pelo menos esforçam-se para assegurar os 10 Mb contratados, sendo que o acréscimo não é absolutamente promoção nenhuma, mas o máximo de velocidade fornecida, velocidade essa que obviamente baixa quando ligada uma MeoBox à rede a consumir tráfego por IPTV. Mesmo sabendo isso, decidi mudar do meu Zon 20 Megas para o Meo 10 Megas, sendo que a qualidade do serviço sentida por mim ao longo de uns meses na habitação da minha namorada me convenceu e de que maneira.

    No entanto, não tenho ilusões, e tenho perfeita noção que no serviço de atendimento ao cliente da Meo também nem tudo serão rosas e caso haja algum problema também muito terei que penar para ver qualquer problema resolvido. Na verdade, são todos iguais, hoje em dia já só tento escolher a melhor infraestrutura.

    ResponderEliminar
  51. Hehehe.. O tópico que tantas vezes falo com muita gente com quem me dou, ninguém acredita, mas na realidade existe. O belo do QoS implementado na rede da ZON...

    Já tive N de operadores de ADSL (Oninet, Vianetworks, Sapo, Clix) e até cheguei a ter um "flavour" da Netcabo (ainda não era ZON na altura) e as únicas duas que tive que ameaçar de levada a tribunal foram a... Netcabo e a Vianetworks..... Ambas pela prática exacerbada de traffic shaping. Ambas negaram da mesma forma que está agora a ZON a fazer, mas após uma carta redigida com conhecimento da DECO, ANACOM e claro do meu advogado a coisa resolveu-se mais depressa e sem "dores".

    Actualmente tenho Clix e tenho a dizer que é P2P, HTTP, HTTPS, FTP, VPN... "you name it" a toda a força! :)
    Continuo a recomendar Clix e MEO a todos os meus conhecidos e a NÃO recomendar a ZON de maneira nenhuma.

    Boa sorte com o problema Carlos.

    ResponderEliminar
  52. Carlos Martins, também estou farto de reclamar e estou contigo nesta luta.
    Aqui fica outro meio para nós reclamarmos, o forum da zon:

    http://foruns.zon.pt/forum/index.php?showforum=11

    Mas mesmo, assim acho que as mensagens estão a ser censuradas, pois já escrivi alguns posts e diz que tem que ser aprovado pelo moderador que tal coisa nao acontece. Mas esta também deve ser uma forma eficaz de reclamar pois é um forum publico e mancha o nome deles no mercado.

    ResponderEliminar
  53. Lógico que as mensagens são censuradas. Naquele forum nem MEO se pode escrever.
    Mas ainda bem que no youtube não há censura. Aquele video postado mais acima diz tudo! É exactamente o que acontece. Actualmente o teste de velocidade da PT serve para medir o nível de TS da ZON.

    ResponderEliminar
  54. pois é verdade apesar daquele truque não funciona comigo :(((( tenho de mudar urgentemente para próximo mês para meo fibra.

    ResponderEliminar
  55. Comigo funciona. Tem-se que ter activa a opção "enable bandwidth management" em options/preferences/bittorrent. Mas tb sei de situações de pessoal que tem o netgear e não funciona. Mas aí a anomalia deve ser a dobrar por causa do modem.

    ResponderEliminar
  56. tambem ando a lutar com isto á quase uma semana e dao-me exactamente a mesma resposta (que é automatica).....temos de lutar contra isto para ver se melhora...quanto ao video ta muito bom..

    ResponderEliminar
  57. Acabaram de me telefonar e... mais valia falar com um robot:
    ZON: "A Zon não faz traffic shaping."
    - Desculpa lá, mas sabemos que isso é mentira e está provado pelos relatórios que já vos enviei anteriormente.

    ZON: "A Zon não faz traffic shaping..."

    E isto repetiu-se até se desligar o telefone...
    Onde está a "FCC" portuguesa que passe uma multa exemplar a uma empresa que mente tão descaradamente aos seus clientes!?!

    ResponderEliminar
  58. Sérgio Santiago23/3/10 15:03

    Eu tive um problema recente com a ZON, mas foi a nível de instalação de TV (externa). E eu também ligava para lá e também me mandavam respostas "enlatadas" como desligue e ligue a box, verifique os cabos se estão bem ligados, etc.
    Onde é que eu quero chegar com isto? É que após meio mês de chatices, numa sexta-feira à hora de almoço fui à loja do cidadão escrever no livro de reclamações, aquele livro vermelho que chamam de "livro amarelo", e por milagre, ao final da tarde dessa mesma sexta-feira já tinha TV ao mais alto nível!
    O problema é que as pessoas às vezes não se dão ao trabalho de reclamar em sítio próprio com razão de causa. Queixam-se para o ar, ao vizinho, a atendedores da ZON, etc e o caso arrasta-se.
    Relativamente à net, uso torrents esporadicamente, pelo que não sinto grande prejuízo. Eu uso mais para jogos MMORPG.

    ResponderEliminar
  59. Boa noite,
    alguém me sabe explicar o que é uma VPN?
    Obrigado!
    El_E69

    ResponderEliminar
  60. @Anónimo

    Uma VPN é uma "rede privada virtual".

    Ou seja, é um método que te permite ligar a uma rede remota de forma segura e encriptada, fazendo com que os pontos por onde passam os dados sejam indecifráveis.

    No caso dos traffic shaping, o ISP tem a vida complicada, pois um cliente que use uma VPN passa a ter apenas uma única ligação de dados de entrada/saida, sob o qual deixam de ter o controlo para saber o que anda a fazer.

    Claro que poderão continuar limitar uma ligação que ocupe muita largura de banda, mas... isso faz-nos voltar ao primeiro ponto: que sentido faz estarem a vender uma ligação de 20/100/200Mbits, se depois não pretendem deixar que os utilizadores a usem?

    Não sei como é possível ainda não terem levado um valente "puxão de orelhas" perante os tarifarios ilimitados mas com limites, e as velocidades "até X Mbits"...
    Que clarifiquem isso: que digam quantos GB se podem utilizar; que digam qual a velocidade mínima que garantem com toda a certeza.

    ... e o mais importante: que não *mintam* descaradamente aos clientes!

    ResponderEliminar
  61. Carlos, estou 100% solidário com a tua causa.

    A ZON parece mesmo que quer passar a ser encarada como "bicho-careta" nestas questões. Contudo, acho que é uma solução que eles adoptam e que mesmo que se mude de operador a situação poderá a regressar.

    Dos lados da PT já sabemos como sempre foram, apesar de com o Meo evidenciarem muitos avanços. Contudo, fico a pensar no que acontecerá quando o Meo tiver zonas carregadas de clientes como a ZON tem.
    Mesmo as outras operadoras vão se salvando por terem uma fracção menor de clientes, refiro-me à Optimus Clix, à Vodafone Casa, etc. Pode vir a acontecer exactamente o mesmo. A falha da ZON está não em o fazerem mas sim em não serem claros quando um cliente passa para essa situação. Digo isto porque nunca tive esse problema muito acentuado.

    No dia em que publicaste este artigo senti acontecer-me isso. Descarreguei durante uma só madrugada ± 15 Gigas de música (tudo legal pois é dos vários anos da SXSW) e o que verifiquei é que depois disso para descarregar um mero episódio de uma série com 350Mb levou horas. A net era rápida (tenho também Netcabo 20Mb) mas nos torrents estava estrangulada.

    Eu imaginei a situação pois tive um uso anormal para o meu hábito e pelos vistos a ZON meteu-me na lista negra de abusadores da rede.
    Há uns dias que não descarrego nada e pretendo verificar se a situação se mantém na próxima vez que precisar de descarregar pelo torrents.
    Se continuar vai haver barulho também... pode ser que esta tua carta seja aproveitada para fazer a minha reclamação também.

    ResponderEliminar
  62. Estou prestes a publicar um novo post que mostra exactamente o processo que despoleta o "traffic shaping" (a tal coisa que segundo a ZON nao existe!)... stay tuned.

    ResponderEliminar
  63. "Aqui fica outro meio para nós reclamarmos, o forum da zon:

    http://foruns.zon.pt/forum/index.php?showforum=11"

    EhEhEh. Parece um bot a responder....

    ResponderEliminar
  64. Sabem o que faz falta? Um sindicato. Se alguém criasse um sindicato com todos os clientes, uma entidade que pudesse unilateralmente desistir 100mil clientes ao mesmo tempo quando eles fizessem coisas destas, aí sim, piavam fininho.

    ResponderEliminar
  65. Se posso viver sem zon??? posso e não é a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  66. Aquele primeiro vídeo da "Anomalia" mostra o utorrent e o autor altera o net_bind_ip e consegue voltar a ter velocidades "normais". Já experimentei mas népias. Alguém faz ideia se há algum truque? Ou como fazer "aquele" truque?

    ResponderEliminar
  67. @Mori

    A técnica consiste em: obter novo IP no modem (deixa-o desligado umas horas), activar o bandwidth management no último uTorrent 2.0.1 beta, experimentar IPs no netbind, e colocar apenas um torrent em download.

    O processo já foi confirmado por várias pessoas diferentes e parece estar a funcionar (por agora.)

    ResponderEliminar
  68. Também passei para a lista negra com Traffic Shapping. Esta madrugada notei uma curiosidade: apartir das 2:00 da madrugada o estrangulamento é aliviado e volta nos torrents a serem atingidos valores dentro do que era normal. Só não sei até que horas dura este "alivio" de estrangulamento.

    Mas podes crer que estou também lixado como o caraças... descarregar só com 8 a 20 Kb quando antes atingia no normal mais de 300 (por vezes a mais de 1000 e tal)... é uma diferença louca.

    Será que não se pode explicar a eles TS colocando as mãos ao pescoço de algum deles e fosse estrangulando até eles perceberem o que estão a fazer?

    ResponderEliminar
  69. @ArmPauloFerreira

    Eles abrem as torneiras das 2:00 até às 8:00... pelo menos, na minha zona é assim que tem estado.

    ResponderEliminar
  70. @Carlos Martins @ArmPauloFerreira

    exacto das 2 até as 8 ...
    Carlos qual foi a VPN que usaste ?

    ResponderEliminar
  71. @GeracaoHD

    Foi uma VPN de um amigo meu, que me cedeu o acesso só para efeitos de "experimentação" e para demonstrar que o problema estava/está efectivamente do lado da ZON.
    Actualmente não sei quais as melhoressoluções que andam por aí no mercado - mas considerando que um serviço de VPN para suportar tráfego torrent dificilmente poderá ser fornecido de forma gratuita - prefiro optar por continuar a reclamar o meu direito de ter a ligação à net pela qual pago - e de preferência sem os 80% de packet loss nos UDP relatados pelo próprio programa de teste da ZON!

    ResponderEliminar
  72. boa man... vamos lá ver o k respondem... keru ver o k têm pa dizer mas aposto k vao enxer xouriços ctg... blah blah blah blah.. mas kt mais gente reclamar melhor eu já fiz a minha parte façam todos o mesmo!

    ResponderEliminar
  73. Hugo Simões26/3/10 19:18

    Boas...
    Carlos Martins, estou na mesma situação que tu, ja telefonei, fiz posts no forum e a resposta é sempre a mesma.

    Alguém é sócio da DECO? talvez a a DECO pode-se pedir uma explicação á ZON, para o sucedido...

    Se quisermos ir mais longe, que que tal um canal de televisão? os protocolos que eles tanto falam não servem só para Pirataria.

    Cumps!

    ResponderEliminar
  74. Jorge Ribeiro26/3/10 23:05

    Desde o spin-of que a Zon é uma miséria. Dá ideia que a PT ficou com os melhores. Não é só a net que tem problemas, é a incrível box, o telefone que fica horas sem funcionar, etc.

    Mudei-me para outro operador e tem sido um descanso.

    ResponderEliminar
  75. Carlos Oliveira28/3/10 22:45

    Ora bem ainda bem que dei com isto, já andava a desconfiar que algo nao estava bem e que nao era problema das cfgs do router. Eis a resposta que lhes dei apos ter sido contactado por um tecnico a dizer-me que o modem estava ok:

    ----------------------------------------------
    Boa tarde,

    Fui contactado por um tecnico da zon que me indicou que o meu modem reporta status OK em todos os parametros relevantes. Eu proprio posso confirmar que o meu router nao tem perda de ligacao utilizando ferramentas do router. Nas ultimas semanas tambem notei que os jogos que utilizo online estão com um atraso enorme e com perda de informação. Muitas vezes uso o servico de internet para estabelecer ligacoes com software que utiliza o protoco UDP (trabalho em desenvolvimento de software e uso a ligacao de casa para ocasionalmente me conectar a servidores da empresa que correm servicos que usam estes protocolo). Durante o dia tambem verifico que o protocolo de torrentz nao funciona a uma fracção aceitavel da velocidade contratada, sendo que curiosamente está limitada a cerca de 40 KiBs.

    Há algum tipo de limitacao na rede para comunicacoes do tipo UDP ou restricções no numero de ligacoes P2P abertas? Se sim, pelo que me recordo tal nao consta no contrato de serviço que assinei.

    Apenas necessito que me indiquem se tais limitacoes existem e estão explicitamente mencionadas no contrato.

    Cumprimentos,
    C.Oliveira

    -----------------------------------------------
    Penso que mudar de operador não é o caminho. A fazermos isso estamos a permitir que esta saga de abusos aos direitos do consumidor continue.

    Deviamos realmente contactar a Deco e a Anacom. No meu caso concreto uso UDP regularmente e uso Torrentz para fins legitimos. Nao pode passar em branco isto.

    Caso nao surta nenhum efeito podemos perfeitamente apresentar uma queixa por: incumprimento de contrato, publicidade enganosa.

    ResponderEliminar
  76. Deixa lá. Na PT, apesar de não existir PUA's ou TS's, a cobertura de DSL/fibra não é lá grande coisa.

    Passo a explicar, como prezado cliente da PT Comunicações, que paga todos os santinhos meses 55€ para ter um serviço de Internet/TV, em que a velocidade contratada é de 20Mb's chegando apenas 12Mb's, e em que o meu contrato acaba o mês próximo(Abril dia 15), enviei uma carta à PT Comunicações, dizendo que estava insastifeito com a cobertura do serviço, e com o número de vezes em que o serviço passou "off", sem DSL. Enviei esta carta há mais de um mês, no dia 11/02/2010, e até hoje nada! Nessa mesma carta disse-lhes que um outro operador garantiu que a cobertura dele era superior à da PT... Nem assim responderam.

    O que eu prentendia era que eles instalassem a PDO, porque a Fibra já está cá, se eles instalassem a porcaria da PDO eu mudava para MEO Fibra, sendo assim, vou mudar para ZON.(Nao uso torrents, por isso, nao estou preocupado com o TS:D )

    ResponderEliminar
  77. @Anthony

    A questão não é se usas os torrents ou não. Todo e qualquer programa que utilize UDP irá estar drasticamente limitado; e se estas coisas passam em claro quem nos garante que daqui por uns tempos não decidam começar a limitar o YouTube, por também estar a "ocupar demasiado tráfego"?

    Acima de tudo, é preciso clareza, e que fique exemplarmente demonstrado que não é aceitável mentir descaradamente aos clientes.

    ResponderEliminar
  78. Pois eu acho que já começaram a limitar o Youtube ... eu practicamente não vejo TV, recorro frequentemente ao Streaming ( ustream , bitgravity , justin.tv ) e ao Youtube.
    Noto no tal periodo das 20h à 01h que algo não está bem para uma ligação de 50mbps ...

    ResponderEliminar
  79. Para quem kiser testar com o youtube, post os resultados com este site:
    http://www.youtube.com/my_speed

    ResponderEliminar
  80. os tipos da zon ligaram-me agora... já perdi a conta de quantos me ligaram... e posso vos dizer que é a 1ª vez que me admitiram que andam a estrangular o tráfego nos p2p. O homem não me quis confirmar as horas a que fazem TS, mas já é um começo. Posso dizer que não me parece que a ZON vá ceder aos clientes, pois dizem que andam a fazer TS devido ao volume de trafego da zona.
    Sou da opinião que os senhores têm razão... eles tão com demasiados clientes... por isso o melhor é ajuda-los, e ir para outro ISP! Assim eles já ficam com mais largura de banda prá malta que quer ver emails e facebooks.

    ResponderEliminar
  81. Milagre mesmo! Se já começam a admitir que fazem traffic shaping, imagino a quantidade de reclamações que têm tido! Aos poucos chegamos lá! :)

    ResponderEliminar
  82. lamento, mas eles não admitiram TS. Disseram só que 'estavam a limitar o protocolo p2p nalgumas zonas de maior trafego'.

    ResponderEliminar
  83. Começaram logo com a minha no dia 9, a minha já estava congestionada desde que aderi e só agora passado mais de 1 ano é que vão a central mas para não fazer nada.

    ResponderEliminar
  84. É realmente muito triste tudo isto, se não há meios legais para confrontar esta situação então nos como clientes so temos uma coisa a fazer, procurar outro isp e acabou.

    A zon não pode ficar a rir-se durante muito mais tempo...

    ResponderEliminar
  85. Já experimentei também o que foi feito no video. No bind ip, mas assim que faço isso o sinal da porta passa a vermelho.

    Estou a fazer alguma coisa mal? Isto funciona mesmo, sem nenhum problema? Dá para ultrapassar o TS assim?

    ResponderEliminar
  86. Funciona! Isso do "sinal da porta" não é problema. Só indica que no ip que colocaste não existe nenhum porto aberto. O que acontece é que não se recebe ligações. Só ligações de dentro pra fora.

    ResponderEliminar
  87. @Carlos Martins

    Sim, eu concordo, isso do trafego ilimitado é publicidade enganosa, e devia ser proibida.

    Alem do facto que nos torrents existem muita coisa legal.

    A zon devia, e tem o dever de esclarecer os clientes e os seus futuros clientes!

    ResponderEliminar
  88. Alguém já rescindiu com a Zon em período de fidelização por causa deste problema?

    ResponderEliminar
  89. alguem me da umas dicas para efectuar testes e ver se usufruo do que contratei?zon 20mb,por onde começo para verificar a minha ligaçao?
    é que estava a sacar um filme do megaupload e nao passa dos 96/102 kbs,grato desde ja.

    ResponderEliminar
  90. Viva Carlos,

    não sendo do contra, recomendava solicitar à Zon uma cópia das condições gerais de prestação de serviços electrónicos.
    Tendo sido definida a internet em 2008, como serviço público essencial, muito pouco mudou e a Lei é tão vaga que só define que deve haver net activa, não sendo definido qualquer QoS minimo a cumprir.
    Não sou jurista, mas a exigir alguma coisa, terá de ser pelo que a Lei e as condições gerais da ZON dizem. Ao ter um serviço, aceitamos as condições gerais, se lá estiver alguma coisa sobre a velocidade, bora pra cima deles, se não estiver ou for omisso, o melhor será mudar de operador.
    Quando não estou satisfeito, mudo de vez e nunca mais regresso.

    Cumprimentos,
    Bongaman

    ResponderEliminar
  91. descobri no site:

    http://www.zon.pt/Clientes/CondicoesGerais.aspx


    cumprimentos,

    ResponderEliminar
  92. @Anónimo

    As condições gerais não expressam que qualquer tipo de tráfego seja explicitamente visado e "censurado"; e mesmo que o fizesse continuaria a não explicar as mentiras com que nos respondem a todos os emails e telefonemas - nem explicam aqueles 80% de packet loss no tráfego UDP no programa de teste que eles próprios disponibilizavam (e que entretanto parece ter sido retirado - algo mais que em nada abona a clareza e transparência que se deseja nestes serviços.)

    Como disse, a minha posição é mais "por princípio", porque estou farto destes abusos; pelo que, mesmo tendo (e contratando) uma alternativa, pretendo continuar a fazer valer os meus direitos de exigir a ligação que contratei, sem ceder a este tipo de políticas que só tentam fazer com que se desista de reclamar.

    ResponderEliminar
  93. confirmo que com o IPREDATOR.ES funciona às mil maravilhas, tou a sacar torrents do ubuntu a + que 1.5Mbits neste preciso momento (20h)
    bye bye Traffic Shaping!
    :P

    ResponderEliminar
  94. Plasmas, será que podes explicar um pouco melhor como é que isso funcionaria?

    A questão da Máquina virtual é criares tu uma máquina virtual no teu PC? Tipo VMWARE?

    ResponderEliminar
  95. wrong link... ipredator.es !
    no qos.sapo.pt, antes de abrir o utorrent, dava 1.75mbits down, 665 up (tenho zon 100mbits)

    ResponderEliminar
  96. incrivel! tou dislexico! www.ipredator.se !
    o admin deste blog, se possivel, apague este comentario e corrija o anterior.

    ResponderEliminar
  97. Plasmas, então pagando esses 15€ resolve o problema? FIcavas com 665Mb/s de upload? 1.5MB de down para uma net de 100Mb mesmo assim ainda nao é muito.

    ResponderEliminar
  98. 1.75mb down, 665kb up.
    Preferes sacar 30kb ou 1.5mb?
    agora só falta saber se consigo configurar a vpn pra se desligar Às 2h e voltar a se ligar lá prás 8h.
    se alguem souber de uma vpn com downloads ilimitadas, barata, e mais rapida que esta, que me diga pra testar!

    ResponderEliminar
  99. Claro que a 1.5 MB. Sem dúvida. Estava a pensar se haveria alguma maneira de conseguirmos fazer isso com algum pc aqui de casa, sem se ter que pagar nada. Pk alem da net ainda se ter que pagar mais alguma coisa para se ter um acesso nao da com nada.

    ResponderEliminar
  100. 5€/mes? se fores ao macdonnalds gastas mais que isso.

    ResponderEliminar
  101. E qdo a zon quiser aplica tb TS a VPNs e lá se vão os 5 Eur...

    ResponderEliminar
  102. não gosto de 'ses', mas vamos ver essa situação: ao aplicar TS a VPNs, eles vão hostilizar todas as empresas que usam os serviços da ZON. Já não tamos a falar dum protocolo usado em joguinhos ou downloads, estamos a falar duma ferramenta (por norma) empresarial. Penso que a ZON não vai chegar a esse ponto.

    Desta maneira tamos a combater a esperteza dos meninos tecnicos da ZON com algo que se calhar eles não tavam à espera. A velocidade pode não ser a ideal, mas é melhor do que tar a ver o meu utorrent a sofrer com 30kb/max. Posso vos dizer que os meus downloads nas ultimas horas têm andado entre os 800kb e 1.5Mb.

    Ok... 5€ é xato tar a dar, depois de se tar a pagar uns 55€, mas é um descanso, não tenho que me tar a xatear a ligar todos os dias prá linha da zon, sabendo que não vão abrir a torneira prós torrents de dia.

    'Ah e tal quero algo free' > já testei vpns free, são todas uma treta, seja limitação de tempo ou de largura de banda.

    se alguem descobrir outra maneira de dar a volta, força! já testei tb proxy em socks5 e treta, continua nos 30k.

    ResponderEliminar
  103. Anónimo1/4/10 13:43

    Com VPNs eles nao conseguem fazer nada.

    ResponderEliminar
  104. Por acaso podem... Da primeira vez que tive problemas com o TS da ZON, eles mandavam-me qualquer ligação VPN abaixo ao fim de alguns minutos onde houvesse taxas transferências elevadas.
    Não sei como estará actualmente... e claro, andarem a mexer com VPNs é ainda mais abusivo (ao ridículo que isto chega!) que o abuso já de si suficiente dos lost packets UDP e do shaping que temos sentido na pele.

    ResponderEliminar
  105. Plasmas, como efectuaste o pagamento no ipredator? Não consigo efectuar o pagamento, ele diz que o numero de cartao dado pelo MBnet é invalido...

    ResponderEliminar
  106. @ZeManel:
    fiz com cartão VISA normalissimo.

    @Carlos Martins:
    fiz downloads por utorrent sem a vpn ir abaixo. tá estavel! Zero queixas em VPN. E uso varias pq trato de varios servers onde me ligo remotamente por VPN.

    ResponderEliminar
  107. @Plasmas

    Sim, e espero bem que nem se atrevam a mexer novamente nas VPN, estava apenas a dizer que "é possível" se eles quiserem meter-se em mais trabalhos...

    ResponderEliminar
  108. meu caro amigo, onde encontrar o programa TPTest para testar as velocidades? ja tive imensas discussoes com os senhores da zon, e quero de uma vez por todas cala-los e ter o que realmente contratei.
    abraço e obrigado por estes esclarecimentos

    ResponderEliminar
  109. @Jack

    O TPTest foi retirado do site deles... imagino que fosse uma ferramenta "incómoda"... (Mas não sei porquê, se nada têm a esconder...)

    ResponderEliminar
  110. @ carlos
    ja tetei a cena. perdas de pacotes na ordem dos 90%!!!!

    ResponderEliminar
  111. Anónimo4/4/10 23:00

    Vou ter de mudar seriamente para meo fibra ficou estupefacto vi isto num forúm chamado zwame

    " E cheira-me que também é devido ao TS que não consigo ser servidor (decente) no cod MW2... fica tudo lagado, apesar de ficarem todos com os 4 pauzinhos verdes...
    Enfim, prometer 1 serviço teórico parece ser o forte da ZON... na prática estrangulam tudo e todos... excepto os testes do speedtest...(e os do site deles)
    Posso te dizer que ao tentar fazer download/upload de um torrent em qualquer programa bit torrent e de seguida se eu tentar conectar-me à minha conta steam não consigo...tenho que esperar uns 10/15 minutos até me "aliviarem" a net e ai já consigo."

    Acontece-me o mesmo!!! incrível as coisas que a zon está nos a fazer...

    ResponderEliminar
  112. solulção para quem não quer ou nao pode mudar?
    abc

    ResponderEliminar
  113. @Jack

    Continuar a reclamar diariamente... Pode não dar em nada, mas será um "nada" diferente de ficar quieto e deixá-los pensar que podem faltar ao respeito aos clientes e ficarem a rir-se por cima.

    ResponderEliminar
  114. Liguei para o apoio técnico da ZON. Confirmaram-me que em dias/horas de maior tráfego optam por não dar prioridade ao p2p. Enfim.. E o cliente que se lixe. Tenho ZON fibra 50MB com velocidades de 35Kb de download no Utorrent em ficheiros com milhares de utilizadores!

    ResponderEliminar
  115. Benharpas13/4/10 11:18

    Uma coisa, alguém sabe de alguma VPN a pagar na qual permitam tráfego p2p? Já subscrevi a duas, mas infelizmente não permitiam tráfego p2p :( quanto a esta situação já enviei um mail para a DECO

    ResponderEliminar
  116. Benharpas13/4/10 11:25

    Outra coisa, o TS não existe em gamas de IP's nacionais. Por incrivel que possa parecer, o melhor Tracker para utilizadores Netcabo é, sem dúvida, o BTNext. As velocidades são muito superiores a qualquer Tracker internacional. Eu fiz alguns testes em sites especializados em testes de largura de banda, internacionais, e o máximo que me deu nestes foi 10 MBits, ao contrário dos 50 mbits atingidos em servidores nacionais. Ou seja, no protocolo HTTP também pode estar a haver TS, mas para confirmar isso gostava de saber os resultados que vos aparecem quando fazem estes testes. Tenho o serviço de 50 megas Netcabo.

    ResponderEliminar
  117. @benharpas
    www.ipredator.se

    ResponderEliminar
  118. mudem todos para meo fibra eu vou mudar hoje tou com velocidades em http de 15mb em zon de 100mb em vez de melhorar http só piora falem todos que estão dispostos mudar de ISP

    ResponderEliminar
  119. http://www.cisco.com/en/US/prod/collateral/ps7045/ps6129/ps6133/ps6151/product_data_sheet0900aecd801d8574.html

    ResponderEliminar
  120. só tenho pena de não ter lido estes posts antes de fazer o contracto com a ZON

    ResponderEliminar
  121. Deixem-me adivinhar, tal como eu usam o torrentLeech? no forum do TL está um post a indicar que todos os ISP Portugueses bloqueiam o TL

    " * All (PT) providers - sometimes cause problem with TL tracker and/or reCaptcha
    * (PT) CABOVISAO
    * (PT) MEO
    * (PT) NETCABO/ZON
    * (PT) PTPRIME
    * (PT) SAPO
    * (PT) TELEPAC
    * (PT) TMN
    "

    O problema não está no UDP ou no que quer que seja, o problema está no facto de ser P2P, ao fazermos downloads de P2P estamos visiveis para todo o mundo o que fazemos, assim os ISP podem bloquear esse tráfego. A unica maneira de passar esta restrição será, como já foi aqui indicado, aderir a um sistema anónimo através de VPN, uma pesquisa no Google descobrem logo.

    ResponderEliminar
  122. @Anonimo: A PT não faz traffic Shaping, eu ja fiz montes de downloads por P2P e nunca tive a velocidade limitada a 20Kbps ou algo do genero.

    Abraco

    ResponderEliminar
  123. @Anthony
    Acho que a quantidade de pessoas que se tem queixado é mais que prova suficiente de que - de facto - *fazem*.
    Poderás é estar numa zona em que não o façam de forma tão agressiva (ou utilizar num horário "aberto" como as 2h-9h da manhã.)

    ResponderEliminar
  124. Carlos,

    tenho amigos e colegas meus com este problema. Podemos usar o modelo da tua carta, alterando apenas o teu nome para o nosso?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  125. Claro, por isso mesmo é que a disponibilizei aqui.
    Estão livres de a reutilizar, editar, alterar, etc.

    ResponderEliminar
  126. @Carlos

    A Portugal Telecomunicacoes não faz TS, nem tem limites de downloads.

    Falo por experiencia propria, e pela dos meus colegas que sacam por vezes 400Gb por mês.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  127. @Antohony
    Sem qualquer desrespeito, essa poderá ser a *tua* situação e a dos teu colegas, nas vossas respectivas áreas.

    No entanto, em muitas outras zonas - como a *minha*, a de muitos colegas e amigos, e gente como a que tem comentado aqui - está mais que *provado* que a Zon faz efectivamente shaping.

    E não sei que mais provas precisas... Se quiseres podes cá dar um salto às 8h55 da manhã, para veres um download de 2MB/s passar "misteriosamente" para 50 KB/s... com a precisão de um relógio digital, dia após dia.

    E depois às 02/03h, volta misteriosamente a passar para os 2MB/s.

    Portanto... por experiência própria... garanto-te que a Zon faz traffic shaping. :)

    ResponderEliminar
  128. @Anthony
    Só pra clarificar, não estou a dizer que a PT faça o shaping (SAPO, MEO, etc.)!

    Falo apenas da ZON - que é o assunto em questão.
    As promiscuidades dos grupos nacionais tornam as coisas complicadas, era da PT, sai da PT, compra a concorrência, etc. etc.

    Espero bem que o SAPO e MEO não tenham que usar estas tácticas abusivas - e se o fizerem que não mintam ou o tentem esconder dos seus clientes, como tem sucedido com a ZON.

    É compreensível que tenha que haver gestão de dados, e nada tenho contra a desaceleração de quem abuse da rede.
    Mas se andam a vender 100, 200Mbits e até 1Gbits, poderá ser considerado abusivo alguém que queira usar 50% da sua velocidade sempre que lhe apetecer?

    ResponderEliminar
  129. @Carlos Martins

    Calma lá, eu não disse que eles não faziam, porque eu vejo montes de reclamacoes na Zwame e no forum da Zon. O que eu disse foi que eles ainda não tiveram problemas... isto até ver :D

    Acredito que reduzam dramaticamente a velocidade para fins de "gestao"...

    A PT não faz mesmo traffic Shaping, exprimentei "sacar" umas coisas pelos torrents, etc, e nada, a velocidade sempre a mesma...

    Bem, em principio irei mudar para a Zon "Semi" Fibra de 50 "Semi" Mb's, por ser mais vantajoso, depois se estiver interessado até digo como corre mais ou menos aqui no Norte. . . Só espero que não limitem a velocidade nos "sacancos" de Http!

    Bem, diminuir uns 12, 15%, tudo bem, agora dimunir 90% da velocidade já é exagero e incompreensivel.

    ResponderEliminar
  130. Fico à espera dos teus testes com a Zon "semi-fibra"... Mas aviso já que as perspectivas não são nada animadoras. E imagino o quanto eles já estejam a tramar para limitar as transferências via http, agora que já arrumaram com os torrents...

    ResponderEliminar
  131. Bom, cá venho eu cabisbaixo juntar-me ao "clube"... :(
    Migração da (já saudosa) TVTEL para a ZON dia 2: após 1 dia inteiro sem ligação de Internet, logo sem poder efectuar testes, eis-me perante o problema aqui descrito - qualquer tentativa de transferência via torrents ou outro programa de partilha (só costumo utilizar o DC++ para um tipo muito específico de ficheiros) esbarra completamente com velocidades na ordem dos 40-50Kb/s, quando a contratada é de 20Mbs. Se efectuar um teste através, por exemplo, do speedtest.net, parece tudo uma maravilha: 19.80Mb/s down, 0.98 up. Basta usar um cliente de torrents, mesmo de trackers privados... puff! Antes do almoço, deixei propositadamente a descarregar via torrents alguns ficheiros que totalizavam uns meros 1.6Gb. Isto, com a anterior ligação da TVTEL (12Mbs), demoraria talvez 1 hora a descarregar, se tanto. Com o serviço da Zon demorou quase 8! Esta gente goza a valer com a nossa cara! Como se não bastasse, a qualidade de imagem do suposto pacote Funtastic HD, entretanto habilmente transformado em Funtastic Life digital, é inaceitavelmente baixa! Não há um único canal com imagem nítida, sem pixelização ou outro tipo de degradação de imagem. O técnico que por cá passou ontem às 21h30, após confirmar a boa instalação do equipamento (que me vi forçado a fazer pessoalmente) não me deu grandes esperanças que venha a haver melhorias. Em resumo: um falhanço em toda a linha...
    Por mim, se quiserem "empurrar-me" para um plano de fibra óptica, não me importo nada. Aliás, há meses que venho a solicitar a disponibilidade desse serviço. Infelizmente, continua a não haver estimativa para essa disponibilidade nesta zona. Não estamos a falar de arrabaldes, eu vivo próximo do centro de Gaia. Infelizmente também, nada me garante que com um serviço de fibra não haja limitações específicas de velocidade. Para completar o trio de infelicidade... que opções melhores existem, meus caros? Digam lá de vossa justiça.

    ResponderEliminar
  132. @Paulo
    Bem vindo ao clube - afinal, seremos um dos maiores de Portugal, já que a Zon está sempre a publicitar ser o "maior": pena que apenas se preocupem com a quantidade e não com a *qualidade*.

    A táctica deles agora, depois de muito os chatear, é tentarem agendar "intervenções" técnicas para verificação da linha e do equipamento, pedindo-me para indicar uma hora em que esteja junto ao mesmo. o_O

    É mesmo de loucos... Até dá vontade de agendar uma destas "palhaçadas" para as 3h da manhã, para provar que está tudo realmente bem - e depois repetir às 10h de manhã para nos explicarem porque motivo as coisas deixam de o estar...
    Mas será da linha ou do equipamento concerteza.

    Só vos digo uma coisa - não "fraquejem", e continuem a divulgar a situação e a enviarem emails a reclamar.

    Pode ser uma guerra de desgaste que demorará o seu tempo... mas se não desistirmos será inevitável que eles tenham que assumir o que fazem!

    ResponderEliminar
  133. @Carlos Martins

    Primeiros Testes à Zon Fibra Optica

    Speedtest Server Nacional:
    Download: 48.93 Mb's
    Upload: 2.93 Mb's
    PING: 14ms

    Speedtest Server Gijon Espanha:
    Download:8.09 Mb's
    Upload:2.66Mb's
    PING: 117ms ~

    Steam Apps:
    Velocidade máxima chegada: 3.2Mb's Download

    Como podem ver, aqui no Norte também não corre muito bem, infelizmente...
    Servidores nacionais corre fantásticamente bem, agora nos Internacionais...

    ResponderEliminar
  134. Sim, mas isso já seria de esperar... Não podem andar a vender 100, 200Mbit e 1Gbit a todos e depois cumprirem para o estrangeiro.

    Agora testa em torrents... ;)

    ResponderEliminar
  135. @ Carlos Martins

    Sim, falta testar os torrents, primeiro tenho de abrir as portas :)

    Na steam a transferencia de um jogo chegou aos 4.1 Mb's, velocidade maxima registada, ja nao é mau :D

    ResponderEliminar
  136. @Carlos Martins

    Teste Torrent:

    Download: 41Kbps maximo
    Upload: 1Kbps

    Numero de Seeds: 284
    Numero de leechs: 24

    2º teste:

    Hora: 00:52

    Mesmo Download, mesmo seeds/leechers

    Download: 120kbps


    Download

    Pings:

    CSS:

    Servidor Samortech(Portugal): entre 31-36 ms
    Servidor Espanhol: entreo 84-89 ms
    Servidor Americano(East Cost) 133-139ms

    Definitivamente fazem traffic Shaping... Vou testar logo as 2 horas da manha, a sacar o mesmo ficheiro...

    Os pings não são do melhor... mnão me lembro da meo, mas sei que no servidor da Samortech tinha 25ms às vezes até mesmo só 20ms.

    ResponderEliminar
  137. Ah, stream do youtube.

    Por volta das 22h o stream dava no máximo 837 kbps, agora dá 15000 Kbps... estranho...

    Detesto o painel da zonbox... horrivel, parece do seculo 19...

    Nao tem meteo, etc, a meo tinha

    A hora da box nao da... fica parada quando se desliga.

    ResponderEliminar
  138. @Anthony

    Pois, muito te vais "arrepender"... É uma autêntica vergonha a Zon ter a BOX como tem, cheia de bugs, lenta, e a perguntar para actualizar canais a cada meia-dúzia de dias...

    A única explicação que encontro para os clientes aturarem aquilo é... não terem termo de comparação para verem o quão mau aquilo é.

    Essa da hora encravada é uma "nova funcionalidade", já que da última vez que a tinha experimentado, não tinha esse problema (o ano passado.)

    Mas agora tem... Ou seja, em vez de corrigirem bugs, estão a acrescentar mais! Muito bom mesmo.

    Ontem, tive que esperar mais de 2 minutos até que a box resolvesse voltar a aceitar comandos (tinha ido ver uma gravação, fiz stop, e ficou com um ecrã do menu "encravado" com a imagem do canal a preto.) Só não fui puxar a ficha da tomada porque agora aquilo não está facilmente acessível, mas... só me dá razão em ter tido aquilo desligado da tomada mais de 3 meses!

    ResponderEliminar
  139. @Carlos

    Vou trocar a minha Box da Thompson c/DVR para uma da Pace sem DVR.

    São estéticamente mais bonitas, e já ouvi falar muito bem da marca...

    Agora, de software, a zon parece que estagnou no Windows 98 ou assim, isto em comparação com a MEO... Parece Windows vs MAC looking lol

    MEO=Tudo super bonito, cheio de coisinhas interessantes, tempo, bancada de jornais, grelha de canais que funciona mesmo, e por ai fora

    Zon=Tudo feio, arcaico, rustico, sem widgets que funcionem... O myzon, parece o impossiblezon, quase impossivel de aceder, ou dá erro x, ou diz que o serviço estará brevemente disponivel...

    O relogio da box já dá, pesquisei e enfim... mais um bug da zon.
    De net nem me queixo muito, por agora... LOL!

    ResponderEliminar
  140. já temos censura na pagina? cá em cima a dizer pagina bloqueada!

    ResponderEliminar
  141. Anónimo6/5/10 21:22

    Sabe para onde devo mandar a carta de rescisao de contrato da ZON?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  142. @Anthony
    Foi rápido... :)
    Imagino que para o serviço de apoio ao cliente (ou melhor dizendo: ex-cliente!)

    ResponderEliminar
  143. Anónimo7/5/10 13:31

    http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/eua_querem_impedir_isps_de_discriminar_trafeg_1063264.html Pelo menos já estão a fazer alguma coisa nos EUA vamos lá ver se o momento de sanidade passa por aqui também...

    ResponderEliminar
  144. Anónimo7/5/10 16:22

    @Carlos Martins

    Após ponderar, e, e, a PT fazer cara de parvo de mim, passo já a explicar isso, decidi voltar à base.

    A Meo apesar dos defeitos a TV é claramente superior e eu em downloads, por ex, a partir do Megaupload, consigo na MEO a mesma velocidade que conseguia na zon... lastimável,

    MEO 10Mb's vs Zon Fibra 50Mb's... winner MEO!

    Agora, parece que os senhores da MEO andam a gozar comigo, foi por eu ter aderido ao serviço raspas de fibra da zon, que passado 7 dias vêm instalar a PDO da MEO... até comi m****
    Depois de ter mandado umas 15 cartas, 25 telefonemas e por ai fora, decidiram vir quando aderi a outro... por isso de volta à base, dentro de 2 meses ponho MEO FIbra lol

    ResponderEliminar
  145. Anónimo7/5/10 20:40

    E pronto, ja nao sou zon :D

    Fico muito feliz por continuar a ser MEO lol

    ResponderEliminar
  146. tou a fazer downloads já sem traffic shaping. mais alguem confirma?

    ResponderEliminar
  147. @Plasmas

    Ui... CONFIRMO SIM!
    Será que é para durar? Ou terá sido um "problema" do lado deles que temporariamente desactivou o traffic shaping?

    ResponderEliminar
  148. aqui continua tudo igual...

    ResponderEliminar
  149. uma cena marada... ando a sacar que nem uma maluco (1/2/3 e às vezes mais Mb/s no utorrent), mas tenho imensa dificuldade a fazer RDP ou VPN pró work qd tenho o utorrent a sacar. mal o desligo, passado uns segundos já fica tudo ok. Mais alguem nota?

    ResponderEliminar
  150. @Plasmas

    Eu noto isso quando estava sob o efeito do shaping - estar com os torrents "limitados" afectava-me o VNC para casa.
    Nos últimos dias parecem ter desligado o shaping (pelo menos para um torrent de cada vez, não tenho sido limitado) e nao noto problemas no VNC - claro que se o torrent estiver a gastar "muita banda", o VNC sofre com isso...

    ResponderEliminar
  151. Moura DUH... q tavas à espera?!
    se tens torrents a mamar te a rede td, como keres q sessoes persistentes (como VNC/RDP) funcionem direiro?

    ResponderEliminar
  152. mas malta... mal ligo a VPN pró ipredator no pc do sacanso, onde tá o utorrent, fica tudo normal, e já consigo fazer VPNs e RDPs pró work sem qq stress.
    tb já fiz o teste de tar a sacar só 1 ficheiro, download no utorrent duns estaveis 150kb/s, e mesmo assim os VPNs/RDPs pró work estavam instaveis, por isso não é de esmagamento do meu upload/download! (tenho ZON100mbits)
    Bem... vou fazer mais testes e ver se chego a alguma conclusão mais logo!

    ResponderEliminar
  153. isso de a zon fazer traffic shaping é verdade e um funcionário admitiu que a empresa o fazia, isto durante um serviço de apoio ao cliente. isto requer é mudar de operador, para já é a melhor solução.

    ResponderEliminar
  154. bom, parece que os meninos voltaram ao mesmo. sinto que as velocidades de up so atingem as ontratadas apartir das 24h até as 9h. resto do dia tenho um corte de 50%.

    ResponderEliminar
  155. se em vez de falarem fizerem alguma coisa, como cancelar o contrato como eu fiz por a ZON nao cumprir o contrato... falem falem, reclamem mas nao tomem medidas...

    ResponderEliminar
  156. Desde que me instalaram Iris 120mbits só tenho tido dores de cabeça, noites sem dormir, etc. Os tipos fazem traffic shapping à força toda! Tou farta de gastar dinheiro em telefonemas para o apoio técnico, a 30cts. ao minuto, quando os desavergonhados sabem muito bem que nada resolve, nem a placa de rede nova, nem coisa nenhuma que esteja nas minhas mãos, porque o que podia ser feito por mim, já fiz. ;)
    No penúltimo telefonema, o funcionário pediu-me acesso remoto. Dei-lho, achando que ele iria ajudar (se eu tivesse posto a cabecinha a funcionar, veria que só precisava de fazer um reset ao router para ele reconhecer a placa!). Então não é que a criatura queria desinstalar o uTorrent??? Aí, levantei a voz e disse-lhe que no meu computador ninguém desinstalava nada sem meu consentimento! O palerma fechou-me as portas todas!
    Abri-as de novo, mas no dia seguinte houve uma falha de energia e regressou tudo ao estado de fechado. Ainda não me dei ao trabalho de as abrir outra vez...
    O telefonema seguinte foi para fazer queixa do dito cujo. Disseram que iria ter uma resposta em 3 dias. Passaram 4 e nada. Acho que vou ligar, fazer um escarcéu e dizer que venham repor a TV e telefone que tinha, e regressar à net do clix, que não rescindi, just in case...
    Hell has no fury like a woman scorned!

    ResponderEliminar
  157. Anónimo7/3/11 20:28

    Sou cliente da Zon Tv Cabo, tenho fibra - 60 Mb de download e 4 Mb de upload. Sofro tambem do mesmo problema, o Traffic Shaping é impossivel de ignorar. Não consigo fazer downloads Torrent (P2P). O upload não passa dos 50 KB/s e o download dos 100 KB/s.

    SÓ POSSO AGRADECER ESTE GRANDE SERVIÇO QUE ESTÁ AQUI A SER FEITO. É graças a tentativas como estas que problemas desta dimensão possam ter possibilidade de solução.

    OBRIGADO PELO EXCELENTE TRABALHO QUE AQUI ESTÁ A SER DESENVOLVIDO.

    Este problema tem que ter solução!

    ResponderEliminar
  158. Anónimo9/3/11 16:55

    Apresentar queixas/reclamações à DECO ou a outra associação para a Defesa do Consumidor é uma possibilidade.

    Se eles receberem várias reclamações, podem começar a pressionar a ZON TV CABO para parar com o Traffic Shaping!

    ResponderEliminar
  159. Concordo plenamente, eu já não sou cliente da zon ha mt tempo

    ResponderEliminar
  160. Boas
    Apresentar queixas á anacom é inutil.
    Já fiz isso e a resposta que obtive foi que a zon é a operadora com melhores velocidades(treta).
    A mim confirmaram-me que faziam TS para manter a estabilidade da rede. A unica solução é mudar de operadora. Mudei para a C* e apesar da tv da zon ser um pouquito melhor, a internet da C* tem as velocidades contratadas.

    ResponderEliminar
  161. Fiz esta chamada para a zon, mas como podem ver nada resolvido.
    http://www.youtube.com/watch?v=HVJaiu1ekYo

    ResponderEliminar