2012/02/13

Notícias do Dia

Neste dia mundial da rádio, ficamos a saber alguns dos sonhos que o Google tem para o futuro, assim como alguns pesadelos que infelizmente continuam a acontecer quando as coisas correm mal nas assistências técnicas. No Porto, houve quem saisse à rua para manifestar o seu desagrado quando à ACTA (e #PL118, imagino), como parte de um movimento em grande escala que se fez sentir por toda a Europa. Temos um novo jogo para iPhone - Nut Factory - desenvolvido por uma dupla nacional, e temos ainda mais uma análise do nosso Luis Costa a uma placa gráfica Asus HD6970.

E estamos também prestes a terminar o passatempo que te dá oportunidade de ganhar livros HTML5 da O'Reilly. Hoje temos o último questionário extra... caso te tenha passado despercebido. :)

Mas já de seguida, as notícias do dia:

Google Wallet debaixo de Fogo


Depois de ter sido encontrado uma forma de "crackar" o Google Wallet nos dispositivos com root, eis que o sistema de pagamentos do Google volta a ser atacado, ao ser encontrado uma nova forma de "dar a volta" ao assunto, desta vez sem necessitar de root.
No entanto, parece-me que seja mais um daqueles casos em que tentam fazer uma tempestado num copo de água... já que o processo obriga faz uma desinstalação e reinstalação da App, para que possa ser definida uma nova password; o que por si só já obriga a que o "ladrão" tenha acesso ao vosso smartphone.

Ora, se ele tem acesso ao vosso smartphone, e se vocês não o têm protegido com um pin code ou algo equivalente... então também têm tudo o mais em risco: os vossos emails, com potenciais dados "críticos" (como recuperação de passwords), e muito mais.

Está mais que visto que todo e qualquer sistema pode ser falível. A questão está em torná-lo o mais seguro possível sem que a sua utilização diária se torne num incómodo. E nos casos em que houver roubos... bem... o que acontece actualmente se vos roubarem uma carteira cheia de notas e moedas (não que me pareça que os portugueses andem com as carteiras recheadas nesta altura! ;P)


ITV Avisa Apple para Não usar iTV


i...Phone, i...Pad, i...TV? É esse o receio de um dos maiores canais ingleses - a ITV - a quem a Apple tinha assegurado que não iria competir no mercado da TV... em 2010.

Em 2012 as coisas são agora bem diferentes, e está iminente a entrada da Apple na sala de estar, com a sua "revolução televisiva". Uma revolução que a ter o nome que se espera (iTV) certamente irá baralhar a identidade da ITV.

Seja como for, nestas batalhas corporativas, por norma vencerá quem tiver mais dinheiro... e sabendo-se que a Apple é neste momento uma das empresas mais poderosas do mundo... a minha aposta é para que a ITV vá pensando num novo nome - a não ser que se queira arriscar a que simplesmente passe a ter um novo dono. (Actualização: afinal a ITV diz que é tudo mentira).

(Isto numa altura em que as "caixinhas" Apple TV estão a desaparecer dos stocks, o que faz antever que um novo modelo - ou algo que as substitua - esteja para breve.)


Sony Celebra Morte de Whitney Houston com Aumento de Preço


Adorada por muitos, nem tanto por outros, Whitney Houston desapareceu mas deixa para a História intepretações musicais inigualáveis que serão recordadas para sempre. A Sony Music não perdeu tempo de mostrar o quanto ficou sensibilizada, e imediatamente aumentou o preço das suas músicas após a sua morte.

Pois, é certo que o seu trabalho é ganhar dinheiro... e certamente haverá associações que cá estão para proteger os direitos dos artistas, não é?... Ou afinal, será que esses direitos apenas dizem respeito aos $$$?

Com direito ou sem ele... penso que seria dispensável a imagem de ganância absoluta que nem com a morte de uma "estrela" é capaz de mostrar sensibilidade e/ou bom senso.



Google Renova YouTube para Google TV


E continuando nas "TVs", também o Google actualizou a sua App de YouTube para a sua Google TV. Uma App que se tornará agora mais atractiva e prática de utilizar num ecrã de televisão, sendo mais fácil descobrir e subscrever conteúdos, assim como deixar o feedback sobre o que achamos deles.

Ou seja, mais um passo no sentido que inevitavelmente nos levará a um futuro onde possamos ver o que queremos, quando queremos. Não faz qualquer sentido - nem é sustentável - os operadores oferecerem-nos centenas de canais de TV, pelos quais pagamos mas nunca sequer vemos, quando na realidade apenas estamos interessados nuns poucos canais. Se por cá a máxima é do "utilizador pagador" (veja-se pelas ex-SCUTs), então que o mesmo se aplique também à TV. Quero ver a série X, ou Y, ou Z, e quero que aquilo que pago vá efectivamente contribuir para que *esses* criadores possam continuar a trabalhar e a fazer aquilo que eu gosto de ver/ouvir.



Curtas do Dia

Curiosidade do dia: um dos primeiros gravadores de CD a que tive acesso (de um amigo), custou 3500 euros(!  700 contos na altura), e demorava mais de 1h a fazer a gravação de um CD (cada CD virgem custava cerca de 50 euros). Eram 600MB que na altura pareciam "intermináveis"... e que hoje em dia podem ser duplicados em poucos segundos.
Era da maneira que uma qualquer gravação de CD se tornava numa aventura (que podia ficar cara), e onde nem se arriscava tocar na mesa durante o processo de gravação, para que não se chegasse ao final e descobrir que tinhamos um CD inutilizado. 

2 comentários:

  1. Isso do gravador a quanto tempo foi?

    Antigamente o material informático era caro... hoje em dia vai para o mesmo caminho, mas desta vez é devido aos ordenados!

    ResponderEliminar