2012/10/16

Notícias do Dia

A guerra Apple vs Samsung parece começar a afectar as suas relações enquanto fornecedor-cliente, com consequências que por enquanto ainda serão difíceis de prever. Mas as notícias não se ficam por aqui, e já de seguida temos a habitual compilação de notícias do dia, começando por uma descoberta nada agradável quanto aos novos iPod Touch da Apple:


Novo iPod Touch não tem Sensor de Luminosidade


A Apple poderá apresentar o novo iPod Touch como uma maravilha da técnica, com uma espessura super reduzida que "só vista" ao vivo é que se consegue ter noção, e com o novo ecrã de 4" esticado idêntico ao do iPhone 5... No entanto, parece que na ânsia de poupar uns cêntimos, ou de criar uma diferenciação artificial (absurda, na minha opinião)... deixou de fora o sensor de luminosidade que serviria para regular automaticamente a intensidade da iluminação do ecrã!

Sem o sensor de luminosidade - que agora estamos habituados a ver até nos equipamentos da gama mais "barata" que possa haver, um utilizador que se desloque do interior de uma casa para o exterior ou vice versa, vai ter que andar constantemente a regular a intensidade do brilho do ecrã. Pelo menos, até fartar-se de o fazer e deixar aquilo sempre no máximo, e usar óculos escuros dentro de casa...

É uma medida verdadeiramente absurda, e que vai contra qualquer lógica ou tentativa de expliação que possam querer inventar. (Espero bem que tudo não passe de um mal entendido, e seja algo que esteja presente, mas desactivado via firmware.)

Actualização: a Apple já veio dizer porque motivo não tem.

Consumidores Aderem em Força aos Dados na "Cloud"


Não é uma medida que me surpreenda... mas não posso dizer que não me cause alguns calafrios. Os consumidores têm aderido em força aos serviços de dados na "cloud", e essa tendência deverá manter-se e até aumentar nos próximo anos.

Se por um lado é fácil perceber os atractivos que a cloud oferece. Eu próprio a uso para muita coisa, com os documentos no Google Docs - ou drive, como agora lhe chamam - o email no Gmail; o Dropbox; etc. Coisas que nos dão um descanso adicional caso algum dos nossos computadores ou discos decida avariar-se sem aviso...

Mas, preocupa-me também o facto de eventualmente, um qualquer belo dia, o mundo acordar para uma falha catastrófica que leve "nuvem" consigo e deixe todos estes milhões de utilizadores pendurados.

Por muito que seja atractivo pensar que os sistemas de redundância implementados tornam isso impossível, penso que será apenas uma questão de "quando" e não de "se". Como diria o outro... vamos esperar o melhor... mas preparar-nos para o pior! :)


Asus tem 2 Portáteis Windows 8... com Ubuntu

Não deverá ser sinal de falta de confiança no Windows 8, mas o que é certo é que a Asus adicionou dois novos portáteis ao seu catálogo, e ambos com variantes que dispensam o Windows 8 em troca do Ubuntu.

O modelo mais interessante para os nossos tempos de crise será o ASUS F201E, com um Intel Celeron 847 Dual core a 1.1Ghz, LCD de 11.6" (1366 × 768), 4GB de RAM, disco de 500GB, HDMI in/out, 3xUSB (1x USB 3.0), Ethernet e Wifi, tudo isto por 299€. Na versão Windows 8 terão que pagar mais 60€.

A Asus a preparar-se para a eventualidade da recepção ao Windows 8 não ser a que se espera? Tal como à bocado diziamos, mais vale prevenir que remediar.


"Piratas" Compram 30% mais Música


Estudos haverá sempre para "todos" os gostos, mas aqui está mais um, que terá sido feito por uma entidade independente que demonstra (uma vez mais) que os ditos utilizadores "piratas" que descarregam e partilham músicas compram também 30% mais músicas que os que não usam as redes P2P.

Bem sei que este tipo de estudos será sempre de utilidade relativa, pois se se tratar de uma actividade ilegal, poderá sempre argumentar-se que seria o mesmo que saber que um "ladrão de automóveis" gasta mais dinheiro em pneus, por exemplo.

No entanto, lá há-de chegar o dia em que as empresas (a sociedade em si, essa acho que já lá está a chegar) de que há mesmo que reformular todo o conceito de ilegalidade da partilha neste mundo digitial em que vivemos - e onde não faz qualquer sentido continuar a imaginar que uma partilha sem intuitos lucrativos de um bem digital equivale automaticamente e obrigatoriamente a um "prejuízo" para o seu autor.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

1 comentário:

  1. Tropecei na explicação da Apple para o iPod Touch não ter sensor de luz ambiente. É muito curiosa:

    http://appadvice.com/appnn/2012/10/apples-phil-schiller-explains-the-lack-of-an-ambient-light-sensor-in-the-ipod-touch

    ResponderEliminar