2012/11/12

A Cor da Luz do Sol

Já te interrogaste sobre o motivo da luz do sol apresenta diferentes tonalidades ao longo de um dia?

Porque será que durante o pôr-do-sol a luz é mais avermelhada e alaranjada quando durante a maior parte do dia a luz é branca?



Como já sabemos a luz branca do sol é constituída por diversas cores, cada uma delas com o seu comprimento de onda (como se pode comprovar pelo arco-íris). Ao atravessar a atmosfera alguns desses comprimentos de onda dispersam-se mais que outros - sendo isso também responsável pela cor azul do céu.

O que se passa durante o nascer e o pôr-do-sol é que a luz passa pela atmosfera obliquamente à Terra, o que faz com que essa luz tenha de atravessar um caminho maior do que ao meio-dia, por exemplo. Sendo assim, durante este caminho mais longo, mais radiação azul é retirada do feixe de luz branca o que faz com que ao olho humano só cheguem radiações com tons mais quentes (vermelhos e laranjas) com comprimentos de onda maior do que a cor azul, e que assim são capazes de atravessar com mais facilidade a atmosfera.

Se por acaso quiserem um pôr-do-sol e nascer do sol diário em horário à vossa escolha... podem recorrer a um dos despertadores Philips Wake-up Light. :)

[por Pedro Cabido]

3 comentários:

  1. Muito bem explicado.

    Bem-haja,
    Pedro

    ResponderEliminar
  2. Não quero ser picuinhas, mas já sendo... O céu não é azul por causa da atenuação, mas sim por causa da dispersão. Se não fosse pela dispersão o céu seria escuro, excepto na direção do sol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @margrad e dizes muito bem. O Pedro tinha efectivamente escrito dispersão, mas durante a edição passei a "atenuação" (vá-se lá saber porquê).

      Está rectificado, e fica o registo de que o Pedro tinha escrito correctamente originalmente, e eu é que deturpei o sentido.

      Eliminar