2013/05/29

Notícias do Dia

Colocamos à prova os teus dotes de localização com o GeoGuessr (que tal foi a tua pontuação no nosso desafio?); ecrãs LCD de 80" "quase" a ficarem a preços aceitáveis; o encerramento do miau.pt que tão popular foi no nosso país; e vimos também um projecto que transforma os livros em periféricos sincronizados com um iPad - e que é feito em Portugal.

Mas para além disto, as notícias do dia que nunca param de chegar:


Samsung supera Nokia no seu próprio país


Mais uma notícia que não irá agradar aos accionistas da Nokia que tanto têm criticado a liderança da empresa: a Samsung acaba de ultrapassar a Nokia no seu próprio país (Finalândia), com 36.1% das vendas no primeiro trimestre do ano, contra 33.6% da Nokia.

Para se ter uma melhor noção da evolução que a Nokia tem tido, em 2010 era responsável por 65% das vendas.

Vamos ver a aposta nos novos Asha e o potencial aumento de vendas dos Windows Phone (que se não for agora... quando será?) consegue inverter esta tendência, pois não me parece que esta situação actual se  possa sustentar por muito mais tempo.



Vulnerabilidade no Ruby on Rails continua a ser explorada


Mais uma vez se demonstra que o facto de uma vulnerabilidade crítica ser conhecida (e estar corrigida) nem sempre se reflecte na segurança real de muitos servidores (e utilizadores). Uma falha do Ruby on Rails continua a ser explorada activamente e a colocar servidores sob o controlo dos atacantes.

Sendo a segurança dos dados dos utilizadores algo cada vez mais importante - e que é testada diariamente por ataques - não só nos temos que preocupar com a segurança implícita dos sites; mas também com a capacidade dos seus administradores, em manter as suas máquinas actualizadas e seguras.

Mesmo se por vezes se possa ficar com vontade de seguir a velha máxima do "se está a funcionar bem não se mexe"; no caso da segurança online - particularmente quando poderão estar em risco dados de milhares/milhões de utilizadores - não se pode funcionar dessa forma.


Galaxy S4 Mini com Snapdragon 400

Já sabíamos que a Samsung ia "cortar" no seu Galaxy S4 mini, mas afinal parece que os cortes não são assim tão maus como o esperado. Embora não tenha o Exyno Octa-Core, o S4 mini vai utilizar um Snapdragon 400 dual-core que também se comporta bastante bem e será suficiente para o tornar atractivo. Para além disso, terá 1.5GB de RAM, uma câmara principal de 8MP e uma câmara frontal Full HD.

Pior será a escolha do ecrã, que se fica pelos 540x960... quando se esperaria no mínimo um ecrã HD 720p (1280x720 ou 1280x800).


HTC One com CM10.1

É esperada para breve o anúncio oficial de que também a HTC terá um One equipado com um Android "de origem". No entanto, para os aventureiros que não quiserem esperar por isso, parece não ser muito complicado instalarem uma ROM Android (CM10.1) num HTC One Developer Edition.





Curtas do Dia



Resumo da Madrugada

1 comentário:

  1. As percentagens referem-se a telemóveis (foram vendidos 587.000 no primeiro trimestre, dos quais 73% eram smartphones).

    Então a coisa ficou assim no 1º trimestre de 2013:
    - Samsung 36% (telemóveis e smartphones)
    - Nokia 33% (idem)
    - Apple 14% (só smartphones)
    - Outros 16%

    O trambolhão maior da Nokia de 2010 até agora, na Finlândia, não foi nos smartphones, embora a Samsung aí já a tenha passado em Setembro. Foi nos "não smartphones": vendeu 237.500 no 1º trimestre de 2010 e apenas 98.000 no 1º trimestre de 2013.

    Em rigor, a Nokia só é finlandesa de nome. No fabrico é tão chinesa como os outros.

    ResponderEliminar