2013/10/01

Notícias do Dia

Os novos iPhones 5C e 5S já chegaram a Portugal... a preços absurdos; o Dropbox facilita a partilha de capturas de ecrã; o Google lançou um web designer gratuito para criação de anúncios HTML5 animados; e vimos também se se deverá deixar ficar um portátil sempre ligado à corrente.

E antes de passarmos às notícias do dia não se esqueçam de votar no livro O'Reilly que vamos oferecer este mês.


NTT DoCoMo já trabalha em redes "5G"


Não se acomodem muito às velocidades das redes LTE actuais - conhecidas como "4G" - pois no Japão já se trabalha naquilo que virá a seguir. Se velocidades de 50, 100 ou 150Mbps actualmente nos parecem imensas para acessos mobile, estas futuras redes 5G prometem velocidades 100x mais rápidas e com uma capacidade de rede 1000x superior.

Para que será necessária tal velocidade? Que tal o streaming de diferentes conteúdos Ultra HD para milhares de utilizadores em simultâneo? Mas, por agora podem ficar descansados, já que não se prevê que este 5G só deva ficar pronto para implementação lá para 2020.

... Esperemos que nessa altura os nossos operadores já tenham aprendido o significado de tráfego ilimitado... verdadeiramente ilimitado


NASA prepara-se para levar impressora 3D para o espaço


Se no solo há cada vez maior número de pessoas que já sentiu pessoalmente os benefícios de uma impressora 3D capaz de criar as peças e objectos que deseja numa questão de minutos, onde melhor poderia esta tecnologia ser posta em uso do que num local onde os stocks e as peças suplentes não são fáceis de encontrar? A NASA prepara-se para levar uma impressora 3D para o espaço para ajudar a resolver todas as situações onda possa ser necessário criar uma peça para desenrascar um problema sem que estejam dependentes de ter a peça correcta a bordo.

... Esperemos que não tenham problemas com o DRM caso tentem imprimir uma peça que tenha copyrights.


BitTorrent Chat para comunicações seguras


Não haverá melhor altura para anunciar o lançamento de serviços "seguros" à prova de NSA, e o BitTorrent aproveita-a para anunciar o seu BitTorrent Chat - um sistema para troca de mensagens seguras em tempo real.

O serviço ainda está em fase pré-alfa e por isso mesmo disponível apenas por convite, mas a ideia é recorrer ao mesmo sistema descentralizado dos torrents para permitir comunicações peer-to-peer (P2P) que serão muito mais difíceis de detectar ou interceptar por qualquer sistema de "escuta" num servidor centralizado.

(Em alternativa, podem sempre considerar a "caixa mágica anti-NSA" que John Mcafee está a desenvolver.)


Google condensou o Google Drive (Docs)


Parece milagre o Google, por uma vez que seja nos últimos tempos, ter feito uma remodelação que não desperdiça espaço. Se derem um salto ao vosso Goggle Drive (Docs!) vão ver que a barra do topo está agora mais compacta e passa a ter um icon facilmente identificável que vos leva de regresso ao Google Drive.

Com esta modificação o Google diz que assim nos podemos concentrar naquilo que realmente interessa: os conteúdos. Ainda bem.


Curtas do Dia



Resumo da Madrugada

1 comentário: