2013/12/30

Notícias do Dia

Um ladrão que recusou roubar um telemóvel "foleiro"; uma nova classe de CPUs neuronais poderá marcar o ano de 2014; passamos pelo F2FS, um file system pensado para as memórias flash; a NSA chegou a interceptar encomendas para instalar backdoors; os Chromebooks dao salto de gigante em 2013; espreitamos o mapa dos locais mais fotografados em todo o mundo; os adolescentes consideram o Facebook morto e acabado devido "aos cotas"; o regresso do ZX Spectrum como teclado bluetooth; e quando os eBooks nos lêem a nós.

Seguem-se as notícias do dia nesta recta final de 2013, e relembro novamente que também são os últimos dias para poderem aderir ao Clube AadM+ a tempo de apanharem as prendas de Janeiro de 2014 (depois não digam que não vos avisei! :)


LG leva o Knock a todos os modelos


Fartos de procurarem pelo botão de power/sleep nos vossos smartphones? Querem evitar potenciais reparações dispendiosas daqui por um ano ou dois devido ao desgaste do uso constante do "on/off" para acordarem e adormecerem o aparelho para verem as horas e as notificações? A LG não é a primeira a implementar o sistema de "knock" para acordar e adormecer o telemóvel - dando dois toques no ecrã - mas depois de o ter feito no G2 parece ter ficado convencida e pretende levar o sistema knock a todos os seus modelos importantes no futuro assim como aos actuais equipamentos da série L II através de uma actualização de firmware.

... Eu sou grande fã desta funcionalidade... e muito gostava que o Google implementasse isso nos seus Nexus (coisa que se quiserem fazer por via não oficial obriga a root.)



EUA proíbem estações terrestres para "GPS Russo"


O Glonass é o sistema de geolocalização por satélite russo equivalente ao GPS americano, e para melhorar a sua precisão a Rússia tinha interesse em instalar algumas estações terrestres em solo americano. Mas esta iniciativa que inicialmente tinha sido aceite como forma de melhorar as relações entre os dois países foi agora virtualmente chumbada através da necessidade de uma "certificação especial" (leia-se: dificultar de forma a que isso seja impossível de obter) para que fique garantido que estas estações não serão usadas para espiar os norte-americanos.

... Realmente... para quem tem a NSA a fazer tão excelente serviço a espiar os cidadão, certamente não precisará de ajuda externa para o fazer.


Target finalmente admite que foram roubados os PINs dos cartões de crédito


Depois dos malabarismos linguísticos em que apenas frisava que nenhuns "PINs não-encriptados" tinham sido roubados no ataque que rendeu 40 milhões de contas de utilizadores e respectivos cartões de créditos, a Target finalmente admite que os hackers também se apoderaram dos PINs encriptados dos cartões.

Ainda assim, a Target diz que será impossível aos hackers acederem a essa informação devido ao sistema de encriptação utilizado, e devido à chave nunca ficar registada no seu sistema (sendo apenas recebida e passada para os serviços de pagamento de forma igualmente encriptada). Verdade ou não, o que é certo é que os dados desses 40 milhões de cartões já estão a circular na internet e a ser alvos de ataques de phishing.


Samsung revela primeiro chip low-power DDR4 de 1GB


Com os actuais smartphones topo de gama a terem 3GB de RAM, e os CPUs de 64 bits a surgirem no horizonte, não é difícil prever que daqui a pouco começarão a surgir os primeiros smartphones e tablets com 4GB (ou mais) de memórias RAM. Algo que agora fica facilitado, pois a Samsung já apresentou o primeiro chip low-power DDR4 de 1GB, que permite um desempenho 50% superior face às memórias DDR3 e transferências na ordem dos 400MB/s, ao mesmo tempo que reduz os consumos em 40%.  Mais rápido e mais poupado... o que há para não se gostar?


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)