2014/01/08

Asus ZenFones e PadFone Mini e X


Se há marca que gosta de ter variedade de escolha é a ASUS, e de uma só vez adiciona quatro novos smartphones ao seu catálogo, com um trio de novos ZenFones de 4, 5, e 6", e também um novo PadFone Mini que propõe uma opção de tamanhos algo... curiosa.



Estes novos ZenFones têm a particularidade de ser modelos que surgem a preços altamente competitivos e que em vez dos habituais CPUs ARM recorrem a CPUs da Intel. A ASUS tem sido parceira da Intel no que diz respeito a usar Atoms nalguns dos seus equipamentos, e estes ZenFones parecem ser indicador que essa parceria é para continuar e expandir ainda mais. Estes equipamentos vêm com um Android "remexido" pela Asus (o que poderá não ser muito bom sinal se for sinónimo de "abandono prematuro" na questão dos updates).

O Zenfone 4, que terá um preço de $100, tem um Intel Atom Z2520 a 1.2GHz e um ecrã de 4" (800x480) e destina-se a combater os modelos "low-cost". Por mais $50 já poderão optar pelo Zenfone 5, que já dá uso a um ecrã HD 720p, câmaras de 8MP/2MP, e um Intel Atom Z2580 dual-core a 2GHz que já o faz mexer bastante melhor. Adicionando mais $50 ($200) temos direito ao Zenfone 6, que mantêm a resolução HD720 mas passa a ter um touchscreen capaz de funcionar com stylus e luvas, tem uma construção de melhor qualidade, e adiciona 1GB de RAM ao Atom dual core de 2GHz usado no 5.


Quanto ao novo PadFone Mini... será caso para perguntal qual será a ideia da Asus. Tradicionalmente os PadFones são modelos que permitem transformar um smartphone "normal" num tablet com área de ecrã bastante superior. Mas no caso deste PadFone Mini, a transformação limita-se a passar um smartphone de 4" para um mini-tablet de 7".

... Não seria mais fácil optar por um phablet de 6" como um Xperia Z Ultra de 6.4" e ficar com o assunto arrumado de uma só vez (e sem referir a vantagem de poder ir dar um mergulho sem problemas)?


Felizmente a Asus não se esqueceu das transformações maiores, e o PadFone X propõe um smartphone de 5" com um Snapdragon 800 e uma câmara de 13MP que pode combinar pixeis para produzir imagens de 3MP de maior qualidade em situações e baixa luminosidade; que se pode encaixar num tablet de 9"... que já poderemos considerar um tablet.

Claro que faltará saber até que ponto a Asus conseguirá convencer os potenciais interessados a investir neste modelo sabendo-se que no caso do PadFone 2 se descartou de lançar actualizações oficiais passado cerca de um ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)