2015/03/11

Notícias do Dia

App do Google Calendar chega finalmente ao iOS; o secretismo da Apple obriga developers a taparem câmaras para trabalharem num Apple Watch já revelado publicamente; damos as boas vindas ao mais recente parceiro Clickplus do nosso Clube Aadm+ que nos oferecer descontos exclusivos; o novo MacBook de 12" pode marcar o fim da maçã luminosa nos MacBooks; o Samsung Galaxy S6 tem o melhor ecrã de sempre; e um comissário europeu que quer abolir as fronteiras geográficas na Internet.

Seguem-se as notícias do dia, também com uma nova pergunta que te pode valer o gadget que estamos a oferecer esta semana: um cartão microSD de 64GB.


Tribunal holandês suspende lei de retenção de dados dos telefonemas


Nesta época de preocupação crescente com a privacidade e o abuso do que é feito com os nossos dados, chega mais uma decisão que coloca a privacidade dos cidadãos à frente das preocupações e "medos" que se tentam criar. A questão dos metadados dos telefonemas tem dado muito que falar, e até já há operadores a quererem lucrar com isso, mas na Holanda a opção é de cortar o mal pela raiz: proibindo o registo de dados pelos operadores para que possam ser cedidos às autoridades, por isso ir contra o seu direito à privacidade.

Vamos ver se esta decisão se alastra aos restantes países europeus...


Google Nearline disponibiliza armazenamento a baixo custo


O mundo de hoje gera petabytes e petabytes de informação a cada dia; informação que nem sempre precisa de estar disponível imediatamente. Vários serviços disponibilizam armazenamento de dados para arquivo, a custo reduzido, mas onde o acesso aos mesmos poderá demorar horas... e agora o Google diz que consegue fazer o mesmo com o Google Cloud Storage Nearline, ao mesmo preço, mas com atrasos de apenas alguns segundos.

Este sistema baixa o custo do armazenamento para apenas 1 cêntimo por gigabyte (metade do preço habitual) mas garantindo o acesso aos dados em cerca de 3 segundos. O que quer dizer que guardarem 40 ou 50 GB de backups com acesso praticamente instantâneo poderá agora custar cerca de 50 cêntimos usando esta modalidade...


App Store e outros serviços da Apple inacessíveis

Se têm estado a tentar continuamente a descarregar uma app da App Store e a deparem-se com erros, não desesperem: o problema não é vosso mas sim da própria App Store de vários outros serviços da Apple que têm estado inacessíveis durante o dia de hoje. O problema já se está a arrastar há várias horas e não há muito a fazer a não ser... aguardar.

Podem ir acompanhando o estado dos serviços da Apple usando a sua página de estado.


LaCie já tem disco externo com USB Type-C


A ficha única USB Type-C do novo MacBook tem dado muito que falar, mas quem não se preocupa muito com isso é a LaCie, que já adicionou ao seu catálogo um disco externo com ficha USB Type-C, e com design a condizer com o espírito minimalista e ultra-compacto do MacBook. Este disco estará disponível com capacidades de 500 GB, 1TB, e 2 TB  - e ao contrário do que acontece com o MacBook, inclui um adaptador para que possa ser usado com portas USB "normais".


Diz o adeus definitivo ao IE8


A segurança na internet começa pela utilização de um browser moderno e com o menor número de vulnerabilidades conhecidas. O sexto aniversário do IE8 é por isso uma excelente data para se despedirem dele e passarem a utilizar um browser mais recente, qualquer que seja, e que serviu de inspiração a este divertido site em que poderão despedir de forma definitiva do IE8.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

2 comentários:

  1. "inclui um adaptador para que possa ser usado com portas USB "normais"." <--- Não entendo essa, já que o USB-C é retrocompatível e podem ser usados equipamentos USB "normais" nele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adaptador físico: não consegues enfiar uma porta USB "normal" (Type A) numa Type-C que tem tamanho idêntico à de uma micro-USB.

      Eliminar