2015/08/04

Notícias do Dia

A Samsung já começou a cortar 100 euros ao preço dos Galaxy S6; vimos um carregador USB com 60 portas que não deverá deixar nenhum gadget por carregar; como instalar o Windows 10 hoje mesmo sem ter que esperar pela Microsoft; e descobrimos também que os carros que aparecem na app do Uber, não são reais.

Esta semana temos nova secção de livros FCA para vos oferecer, cabendo-vos a vocês escolher o mais desejado de entre eles; e já de seguida, as notícias do dia.

Xiaomi regressa ao topo das vendas na China - Apple cai para terceiro



Barato e bom é algo que normalmente é difícil de encontrar nos produtos tecnológicos, mas tem sido essa a aposta da Xiaomi e os resultados estão à vista: a Xiaomi regressou ao primeiro lugar das marcas mais vendidas no segundo trimestre deste ano, enquanto que a Apple cai para terceiro, atrás da Huawei na segunda posição.


Claro que esta variabilidade sazonal já é conhecida (e esperada), sendo que nesta fase a maioria dos fãs da Apple já estarão a aguardar pela apresentação e lançamento da próxima geração de iPhones; o que faz com que provavelmente as coisas voltem a mudar no próximo trimestre.


Nokia HERE vai para a Audi, BMW e Mercedes



Com a Uber a ter ficado fora da corrida, era quase certo o destino da divisão de mapas da Nokia (HERE), que agora fica confirmado: os mapas HERE passam para um consórcio que integra a Audi, BMW e Mercedes por 2.98 mil milhões de euros.

Resta agora saber quanto tempo é que se terá que esperar para ver esta aquisição começar a dar frutos visíveis (nos carros) - ou se o objectivo deste negócio poderá ter mais a ver com projectos mais futuristas, como os de carros autónomos.


Concorrente do Chromecast com Firefox OS desiste devido ao DRM



O Matchstick queria ser uma alternativa ao Chromecast usando o Firefox OS como base, mas afinal irá ser apenas mais um projecto de crowdfunding que não chega ao fim - pelo menos desta vez dizem que o dinheiro irá ser devolvido na íntegra aos apoiantes.

Na origem deste cancelamento do projecto estão as muitas questões com o DRM que parecem tornar a sua implementação quase "impossível", e que bem poderiam servir de exemplo de como os sistemas de DRM não só deveriam ser abolidos, como considerados ilegais!

E enquanto isso...


EUA vão decidir sobre importação digital de produtos "ilegais"



Poderá ser um pouco estranho ver próteses dentárias no centro da questão sobre pirataria digital aplicada a bens físicos, mas é mesmo o que se está a passar. Os EUA vão decidir se a ITC deverá ter o poder para impedir a transmissão de dados digitais para dentro do país, se estes se referirem a produtos ilegais - normalmente, a ITC só tem direito a intervir sobre produtos físicos. Algumas empresas têm recorrido a esses dados digitais para contornar as leis que impediam que fossem importadas directamente próteses dentárias (por violarem patentes de outras empresas nos EUA), que assim são enviadas em formato digital e recriadas no destino.


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)