2016/07/04

Facebook já deixa fazer publicações multilíngua


O mundo é mais diversificado do que por vezes somos levados a crer, e o Facebook passa a disponibilizar uma nova ferramenta que permite publicar conteúdos em múltiplas línguas simultaneamente.

A ideia de que se pode usar o inglês como "língua universal" é algo que é posto em causa em muitos países (e nem sequer é preciso sair da Europa para o comprovar); e bastará relembrar que há três vezes mais pessoas a falar mandarim que inglês, para se perceber que não faz muito sentido tentar incentivar que se use uma língua "minoritária" como língua universal. Interessa por isso ter em consideração as questões linguísticas, e o Facebook lança um novo compositor de mensagens multi-língua que facilitar esta tarefa.

Em vez de simplesmente deixar publicar algo numa só língua, esta nova ferramenta permite criar publicações em múltiplas línguas, de modo a que os seguidores em diferentes países verão a mensagem apropriada na sua própria língua (se disponível). O sistema utiliza as traduções automáticas para gerar mensagens nas línguas pretendidas, mas o utilizador tem liberdade para editar e corrigir cada uma delas se assim o entender (e o Facebook agradece, pois assim também vai aprendendo a fazer traduções automáticas com mais qualidade.)

Para todos os que lidam com páginas com fãs internacionais, é uma funcionalidade que vem resolver a grande dor de cabeça de chegar a todos eles nas suas próprias línguas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)