2016/07/20

Notícias do dia

Brasil volta a bloquear WhatsApp (e já desbloqueou novamente); uma action cam 4K com WiFi por €36; o TomTom City já tem trânsito em tempo real de Lisboa; a app Prisma aplica efeitos artísticos a fotos com a ajuda da Inteligência Artificial; e umas lâmpadas inteligentes que perdem a inteligência e nos relembram para os riscos da Internet of Things.

Estamos na recta final do passatempo que te pode valer um smartphone UMi London; e esta semana temos também um pen USB 2-em-1 de 64GB para te oferecer, que poderá usar num PC ou num smartphone. E agora, as notícias do dia:

Android N ganha arranque em modo de segurança e boots mais seguros


Desde o Android KitKat que os utilizadores podem contar com um processo de verificação do boot do sistema para garantir que o mesmo não foi infectado ou corrompido por malware, mas o novo Android Nougat leva o conceito ainda mais a sério, impedindo o arranque do sistema ou - com a autorização do utilizador - arrancando num modo especial de segurança com restrições acrescidas.

Também foi dada atenção especial ao sistema de correcção de erros, de modo a permitir que o sistema continue a funcionar mesmo na eventualidade de alguns dados serem perdidos devido a problemas de hardware.


Lançamento do Pokémon Go no Japão adiado depois de leak de email da McDonalds



Já tendo demonstrado ser um sucesso mundial, será com estranheza que se constata que o Pokémon Go ainda não está oficialmente disponível no Japão, o território natal desta série, e onde se concentra o maior número de fãs. O lançamento deveria acontecer hoje, mas a revelação de um email da McDonalds - que se tornará no primeiro grande patrocinador do jogo, transformando todas as suas lojas no Japão em ginásios Pokémon para atrair clientela - levou ao adiamento do processo, por se temer uma sobrecarga que impedisse o funcionamento do jogo a nível mundial.

... Não percebo... quer seja hoje, ou amanhã, ou depois... essa mesma sobrecarga irá sempre acontecer, pois facilmente se imagina que dezenas de milhões de japoneses se apressem a instalar a app (não contando com todos aqueles que já estarão a jogar usando instalações alternativas, quer via contas de outros países na App Store, ou instalando manualmente o APK nos Android.)


Apps iOS continuam a render mais que no Android



O tempo das guerras iOS vs Android já lá vão, mas para os developers parece continuar a haver uma grande discrepância em termos de receitas de um lado e do outro. Embora o Google Play leve vantagem no número de downloads, com o dobro das apps descarregadas face à App Store; no campo das receitas a App Store permanece à frente.

Resta saber que impacto a longo prazo terá a aposta da Apple no Swift como forma de facilitar a programação para o seu sistema (e não só, uma vez que disponibilizou a linguagem como open-source, e até se fala de poder ser usada também para Android) - enquanto do lado do Android se continua a aguardar pela resolução definitiva do caso do Java e da Oracle. (Uma linguagem de programação comum às duas plataformas seria "um luxo" para os developers... :)


Facebook desenvolve sistema de internet via lasers sem necessitar de fibra óptica



Os lasers já são usados para as comunicações mas o Facebook espera no futuro vir a dispensar a fibra óptica e simplificar imensamente o processo de criação de uma infraestrutura de comunicações com custos mais reduzidos. Utilizar lasers "no ar" implica que os mesmos tenham que ter uma precisão elevada para acertar num receptor a quilómetros de distância, mas o FB contornou o problema usando um sistema que utiliza materiais fluorescentes e que permite criar um alvo de maiores dimensões, sem que tenha um impacto demasiado adverso no desempenho e permitindo atingir velocidades superiores a 2Gbps.

... Só falta considerar a possibilidade de algum engraçadinho se lembrar de colocar um drone à frente do laser... :P


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)