2016/10/07

Notícias do dia

Os Oculus Rift já funcionam em PCs de 500 euros; a DisplayMate diz que televisores OLED da LG são "perfeitos"; os QR Codes podem conter até2953 bytes de dados; os Oculus Santa Cruz prometem VR "sem fios" nem PC; e o FBI tentou obter dados da app Signal mas ficou desiludido com o que encontrou

Antes de passarmos às notícias do dia, não se esqueçam que o nosso jantar AadM em Lisboa é já hoje, e que esta semana estamos a oferecer exemplares de um livro da FCA que leva a programação aos mais pequenos "Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico".

Sharp mostra smartphone com ecrã com cantos arredondados



Há muito que aguardamos pela chegada de um smartphone cuja frente seja um ecrã completo e agora a Sharp mostra-nos mais um passo dado nesse sentido. Usando a sua tecnologia que permite criar ecrãs com formas irregulares, o Corner R é um smartphone que para além das margens reduzidas utiliza os cantos arredondados na parte superior.

Por agora é apenas um protótipo, mas considerando o seu aspecto não me parece difícil imaginar que não faltem interessados em dar uso a estes ecrãs... e depois só resta fazer o mesmo na parte inferior e ficamos com o tão desejado smartphone com ecrã a ocupar 100% da área frontal.


Duolingo adiciona chat bots para ensinar línguas



Os bots e assistentes virtuais estão na moda e também a app Duolingo embarca nessa onda para ajudar os seus utilizadores a aprenderem novas línguas. A melhor forma de aprender uma língua é praticando, e é isso que os utilizadores do Duolingo poderão fazer recorrendo a diversos personagens virtuais com inteligência artificial e com os quais se poderá manter uma conversação - ou pelo menos, é essa a ideia.

Por agora a conversação acontece via chat mas a ideia é que no futuro poder ser feita usando a voz (o que também me relembra da necessidade dos sistemas de reconhecimento de voz aprenderem a lidar com línguas diferentes numa mesma frase... senão temos sempre o mesmo desastre ao tentar fazer uma pergunta em português sobre alguém com nome inglês ou francês ou vice-versa.)


Nova Iorque vai usar reconhecimento facial nas estradas para detectar terroristas



A utilização de reconhecimento facial em aeroportos e outros locais não é nada de novo para detectar terroristas e pessoas de interesse mas em Nova Iorque o sistema prepara-se para ser expandido de forma a englobar também câmaras nos cruzamentos, estradas e outros locais estratégicos.

Quem vir a série Person of Interest já saberá o tipo de coisas que estes sistemas permitirão fazer... sendo que o problema, como sempre, é tentar evitar o potencial para abuso (alguém a usar isto para saber por onde anda a sua mulher / namorada / marido / vizinho / etc.)


Samsung consegue manter-se nos lucros apesar do Note 7



Os incidentes com os Galaxy Note 7 têm sido um desastre para a Samsung (e que parece estar longe de estar terminado, com novo incidente a afectar um dos Galaxy Note 7 já substituídos) mas a empresa sul-coreana parece não estar ainda a ressentir-se disso. A Samsung conseguiu manter lucros no último trimestre, mas para isso contribuem as boas prestações das vendas de outras divisões da empresa (como chips e ecrãs OLED).

... Mas por agora a pergunta mais importante: quando é que a Samsung conseguirá colocar um ponto final da situação dos Galaxy Note 7?


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)