2017/07/20

Google Transfer Appliance acelera a transferência de dados para a cloud


Transferir petabytes de informação é algo que pode demorar anos se for feito através de ligações de rede normais. A Google quer acelerar o processo consideravelmente, com os seus novos Transfer Appliance.

Hoje em dia geramos e lidamos com qual quantidade de informação, que nem sempre nos lembramos do que isso pode implicar em termos de tempo de transferência de um local ou serviço para outro. Um petabyte (1000 terabytes) é algo que já não nos parece tão imenso como era noutros tempos, mas a verdade é que tal volume de dados se torna um pouco mais aparente quando se considera que, usando uma ligação de 100Mbps, seriam necessários 3 anos(!) para transferir tal volume de dados. Algo que a Google consegue reduzir para apenas 43 dias usando os novos Transfer Appliances.


A Google já permitia que os seus clientes enviassem fisciamente discos, e demais sistemas de storage, para acelerar o seu upload para a cloud; mas achou que se justificava a criação de um módulo específico para esta função, e que resulta nestas transfer appliances com capacidades que variam entre os 100TB e 480TB (ou até mais, se forem dados com grande taxa de compressão).

[tempo para transferir 1PB - 100Mbps vs Transfer Appliance]

O processo é o seguinte: a Google envia o módulo, que o cliente instala no seu data center, transfere os dados para lá, e devolve o módulo à Google. Os preços começam nos $300 para o módulo de 100TB e vão até aos $1800 para o módulo de 480TB (mais custos de transporte), havendo também prazos máximos para a transferência de dados (10 dias para o mais pequeno, 25 dias para o maior).

Acaba por ser uma forma de facilitar o processo de transferência de dados... mas ainda assim não chega ao ponto da Amazon, que em 2015 já tinha as suas "malas" Snowball de 50TB, como depois evoluiu o sistema para o camião Snowmobile com capacidade de 100PB e podendo fazer a transferência dessa informação em apenas 10 dias.

Conhecendo-se a Google, é provável que estejam à espera de ter um camião autónomo sem condutor para nos apresentarem o seu camião de transferência de dados. ;)


P.S. Como curiosidade, mesmo a 1Gbps, transferir 100PB de dados seria coisa para demorar 34 anos... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)