2017/07/20

Notícias do dia

Portugal quer registo e seguro obrigatório para os drones; o Google Play Protect contra apps maliciosas começa finalmente a chegar aos Android; o Data Widget revela consumo de dados mobile nos iPhone; temos o Umidigi C Note 2 a €134; e o Tribunal de Justiça da UE vai decidir se "direito a ser esquecido" se aplica fora da UE.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos para oferecer um Vkworld Z3310 um livro FCA sobre a criação de sites com Bootstrap, e ainda um smartphone Leagoo T5 com 4GB de RAM e câmara dupla.

Avast compra Piriform - criadores do CCleaner




A Avast continua numa ronda de aquisições, e depois de ter comprado a rival AVG virou as suas atenções para a Piriform, criadores de inúmeros utilitários mas obviamente conhecida pelo seu mais popular CCleaner.

Embora não me surpreende saber que existem 130 milhões de pessoas a utilizar o CCleaner, fico no entanto surpreendido por saber que 15 milhões delas estão a usar o CCleaner em Android. Nem fazia ideia de que havia uma versão para Android... mas agora que sei isso, bem que fico a desejar que também houvesse uma versão para iOS, que limpasse os muitos logs de diagnóstico que o iOS vai acumulando... e que não nos deixa eliminar manualmente! :P


Amazon expande programa "Treasure Truck" de camiões itinerantes



A Amazon está a apostar num formato que será certamente familiar para todos os que se lembram do tempo (ou ainda desfrutam) em que se tinham comerciantes a passar regularmente na sua rua, com as pessoas a juntarem-se em torno das suas carrinhas para comprarem todo o tipo de produtos (como fruta, vegetais, etc.)

O Trasure Truck faz o mesmo, disponibilizando aos clientes da Amazon a possibilidade de comprarem produtos a preço reduzido que poderão levantar quase imediatamente, assim que o camião passar perto de si. Claro que o número de produtos disponíveis será reduzido (em relação a todo o catálogo da Amazon)... mas haverá seguramente quem fique tentado pela perspectiva de poder comprar algo que pode ir levantar pessoalmente pouco depois.


Microsoft encerra fábrica do Surface Hub nos EUA - muda-a para a China



A ideia de promover a economia local é excelente, mas depois chega a altura de fazer as contas... e mudar de ideias. A Microsoft muito se empenhou em dizer que os seus Surface Hub eram "made in USA", mas agora vem anunciar que vai encerrar a fábrica e mudar a produção para a China - onde já são feitos os restantes Surface.

Não será simples justificar aos investidores os custos acrescidos de produção no ocidente, quando tudo pode ser feito de forma muito mais barata no outro lado do mundo. Mas... como bem sabemos, essa será uma poupança que inevitavelmente se irá fazer pagar, mais cedo ou mais tarde.


Foxconn, Compal, Pegatron e Wistron juntam-se à Apple contra a Qualcomm



A batalha entre Apple e Qualcomm vai ser sangrenta (e seguramente custar muitos milhares de milhões de dólares a quem perder) e por isso não será de surpreender que de ambos os lados se recorram a todas as armas que têm ao seu dispor. Isso inclui acumular a lista de queixosos contra a Qualcomm, com a Apple a contar com a "ajuda" de vários dos seus fornecedores e parceiro.

A Foxconn, Wistron, Compal Electronics e Pegatron também avançaram com contra-processos contra a Qualcomm. Estas empresas argumentam que a Qualcomm as está a tentar processar apenas por trabalharem com a Apple (algo que responsáveis da Qualcomm terão admitido publicamente).

... Independentemente do desfecho de tudo isto, é de esperar que a batalha ainda se venha a tornar mais feroz ao longo dos próximos meses.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. Se o CCleaner para Android idêntico ao para macOS...... (que faz mais "mal" que bem.....) ainda bem que não o há para iOS. :p

    ResponderEliminar