2017/09/01

Notícias do dia

O intrigante caso do travessão nos teclados dos Huawei; a Lenovo já apresentou as suas novidades na IFA e a Motorola revelou os seus Moto Z2 Force e Moto X4; em breve poderemos lutar como Jedis usando realidade aumentada; nas promoções temos o OnePlus 5 a €381 e o Xiaomi Gateway a €18; a Google avança com o ARCore em resposta ao ARKit da Apple; e ainda o alerta para que os operadores de internet podem espiar as casas inteligentes para criar perfis dos seus clientes.

Antes de passarmos às notícias, relembro que o início do mês é sempre uma boa altura para aderirem ao Clube AadM+; e que esta semana não estamos a oferecer uma prenda, mas sim sete mini leitores USB de cartões microSD. Não há desculpa para não conseguirem ganhar um! :)

Óculos Windows Mixed Reality chegam ao mercado em Outubro


O Windows quer assumir-se como uma das principais plataformas para realidade virtual e realidade aumentada, e isso começará a fazer-se sentir já a partir de Outubro com a chegada da primeira vaga de óculos Mixed Reality de vários fabricantes.

A partir de 17 de Outubro (que é também a data de chegada do Windows 10 Fall Creators Update para o Windows 10) ficarão disponíveis os óculos da Acer (por $299), da HP ($329) e da Dell e Lenovo (a $349). Os óculos da Asus só chegam em 2018... e será curioso ver porque motivo irão custar bastante mais ($535).


Bots no Twitter usados para intimidação e suspensão de contas legítimas



Para um utilizador comum no Twitter, ganhar seguidores e retweets é um motivo de orgulho, mas por vezes isso acaba por ser usado de forma completamente oposta, quando do outro lado está um exército de bots empenhado em descredibilizar o seu alvo.

O problema de bots e contas falsas no Twitter é conhecido há muito (e não o Twitter não parece muito empenhado em combater o assunto), e isso tem sido explorado de várias formas. Neste caso, temos a situação de que ter milhares de contas falsas a seguirem um utilizador pode fazer com que seja o utilizador (legítimo) a ficar com a conta suspensa, por o Twitter considerar que se trata de um utilizador que está a comprar seguidores falsos.

... Um problema que não existiria caso o Twitter se preocupasse em eliminar as ditas contas falsas...


Site da FCC dos EUA deixava qualquer pessoa enviar qualquer conteúdo

Ver um documento alojado num domínio governamental poderá ser suficiente para se acreditar na sua veracidade, mas tal não é o caso se se tratar do site FCC.gov que permitia a qualquer pessoa para lá enviar todo o tipo de conteúdo, quer fossem documentos falsos, músicas pirateadas, ou até malware.

Encontrar vulnerabilidades em servidores de serviços governamentais não é propriamente novidade, mas este caso torna-se particularmente preocupante por permitir fazê-lo de forma bastante simples. Um atacante poderia usá-lo para disponibilizar malware, sendo que grande parte das pessoas se sentiria tentada a acreditar que seria uma coisa legítima, pois estaria a ser descarregada de um site governamental.

... Como se não nos chegasse o problema das "fake news"...



Tokens ICO Qtum e OMG já passaram os mil milhões de dólares



Enquanto os Bitcoin continuam (aparentemente imparáveis) a caminho dos $5000, também os tokens Ethereum nas ICO têm sido terreno fértil para investimentos, e no caso do Qtum e OMG, já passam os mil milhões de dólares.

Estas ICO são a nova forma que muitas startups utilizam para arranjar financiamento (um pouco ao estilo de crowdfunding - mas tirando partido da capacidade do Ethereum em criar "contratos"), e nestes casos estamos a falar de "moedas" que inicialmente foram disponibilizadas por cêntimos, e que agora já valem 50 vezes mais: o OMG começou nos $0.27 e já vai nos $11, o QTUM começou nos $0.30 e já vale $17.

Para por as coisas em perspectiva... quem tivesse comprado $100 de Qtum em Março, actualmente teria mais de $5600.


Apple oficializa convites para evento de 12 de Setembro

Depois da "quase garantia" de que o evento de apresentação da Apple seria a 12 de Setembro, chega a confirmação oficial com o envio dos convites - permitindo marcar na agenda a data em que ficaremos a conhecer o muito aguardado iPhone 8 (para além de actualizações ao Apple Watch, Apple TV, e o lançamento oficial do iOS 11 e macOS High Sierra).

O evento será sem dúvida especial, pois também marca a estreia do auditório Steve Jobs no seu novo campus. Será desta que teremos um regresso aos "one more thing" que surpreenda o público com algo inesperado? :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)