2017/10/19

Notícias do dia

Estamos a celebrar o 10º aniversário do Aberto até de Madrugada, e para isso temos um mega-passatempo com 10 prendas fantásticas (ou até mais) para vos dar ao longo dos próximos 10 dias: e hoje é um smartphone Leagoo S8.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos em destaque que a Huawei promete actualizações Android mais rápidas; o "imbatível" AlphaGo da Google foi derrotado por Alpha Go treinado pela próprioa Inteligência Artificial; a Samsung apresentou a Bixby 2.0 com grandes ambições; o Dropbox Professional traz o Smart Sync às contas individuais; e ainda o Project Titan da Apple que chega carregados com uma dúzia de sensores LIDAR em cada veículo.

Windows em ARM com autonomia ultra-prolongada


Depois da experiência falhada do Windows RT a Microsoft acredita que desta vez está a fazer as coisas bem e que já está num processo avançado de testes do Windows 10 "completo" a correr em chips ARM. Um teste que até tem dado origem a resultados curiosos, como alguns relatos de que o indicador do nível da bateria estaria avariado por não se mexer... mas que na verdade estava bem e se devia ao baixo consumo do sistema.

A Microsoft diz por isso que o Windows 10 em ARM vai revolucionar o mercado, permitindo criar portáteis com autonomia para vários dias de utilização real; e se isso se vier a verificar, poderá ser um momento problemático para a Intel, que potencialmente veria o seu mercado de chips reduzir-se apenas para aqueles computadores "topo-de-gama" destinados a jogos ou a processamento intensivo. (E também poderia incentivar a Apple a acelerar uma eventual transição dos Macs para os seus próprios chips.)


Samsung adopta ARCore da Google para realidade aumentada



Boas notícias para os fãs da realidade aumentada: a Samsung e Google anunciaram uma parceria para levar o novo ARCore aos Galaxy S8 e Note 8. É uma boa notícia porque evita algo que alguns já começavam a temer, de que a Samsung optasse por investir no seu próprio sistema de realidade aumentada, fragmentando ainda mais a adopção deste tipo de tecnologia nos Android.

É um excelente passo no sentido de transformar o ARCore (que já conta com excelentes exemplos das suas capacidades) no equivalente do ARKit no iOS... mas ainda será preciso que chegue a muitos mais equipamentos até que se possa dizer que é realmente uma plataforma "universal".

... Para notícias não tão boas...


Samsung não vai vender óculos VR Odyssey na Europa



Os óculos VR da Samsung eram dos mais interessantes da nova vaga de óculos Windows Mixed Reality que está a chegar ao mercado, mas a marca já revelou que não os irá disponibilizar na Europa. Este óculos vinham equipados com dois ecrãs OLED com 1400x1600 pixeis cada, com campo de visão de 110º e headphones integrados - superando os modelos concorrentes.

Não se percebe porque é que a Samsung está a ignorar os potenciais clientes na Europa, mas poderá ser por pensar que o preço destes Odyssey ($499 já com controladores) não será competitivo face à recente redução de preço dos Oculus Rift. Ainda assim... é uma decisão que certamente cairá mal junto dos fãs....


Gmail beta para iOS já permiti adicionar outras contas de email



A Google reconhece que há utilizadores que querem/precisam usar outros serviços de email, e por isso está a testar na sua app beta do Gmail para iOS a possibilidade dos utilizadores adicionarem outros serviços de email (como Outlook / Hotmail / Live, Yahoo, etc.)

Será uma forma mais simples de usar o Gmail como ponto central de todo o email (sem necessidade de andar a redireccionar o email de outras contas para o Gmail); mas por outro lado também demonstra que a Google terá que acelerar o passo na app do Gmail caso queira fazer frente a outras como o Outlook da MS, com funcionalidades bastante mais interessantes e avançadas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)